O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A reprodução da discriminação pela sociedade na televisão



Não gostaria de falar do BBB11, até porque o BBB10 deixou danos e marcas que até hoje não se cicatrizaram. Com o advento do BBB10 a homofobia ganhou muita força na sociedade, culminando numa crença da aceitação à discriminação que culminou numa falsa mensagem que a violência contra os gays era admissível para parte da coletividade.

Mas nesta edição colocaram lá uma transexual, dois gays e uma bissexual, assumidos.

E lógico, o primeiro paredão do programa reproduz o preconceito daqui de fora. Dos 17 (dezessete) integrantes, os 03 (três) possíveis que estão no paredão são negros, e a identidade e orientação sexual destes negros são: uma transexual, um gay e uma mulher heterossexual.

Pesquisas populares nos sites UOL e Terra apontam que a maior rejeição do público entre os três negros que estão no paredão é, respectivamente, para a transexual e para o gay.

É tão indisfarçado o preconceito. Três negros: uma travesti, um gay e uma mulher. Rejeitados lá dentro e aqui fora.

Entre os negros “rejeitados”, a mulher heterossexual é a única que não lidera nenhuma das duas pesquisas para sair. A transexual e o gay negros dividem nas duas pesquisas a liderança para deixarem o jogo.

Coincidência? Existe esta possibilidade e, se buscar motivos, também será fácil justificar. Mas a realidade é que isto não alterará o que existe por trás das cortinas, e revelará a causa genuína: a discriminação, uma parte dissimulada e outra não.

A projeção do preconceito entre os integrantes é nítida. Segundo informes da produção do programa, antes mesmo de se conhecerem, foram apresentadas fotos dos olhos dos participantes para que eles mesmos escolhessem a que grupo pertencer. Os brancos mais bonitos se escolheram (grupo vermelho) e, pelo diálogo dos demais sobre tal escolha, estes também haviam optado igualmente por aqueles que aparentavam ser mais bonitos e que estavam dentro de uma expectativa de padrão estabelecida: branco, heterossexual e belo.

O povo aqui fora aparentemente faz o mesmo. Entre os três possíveis candidatos à rejeição, todos negros, nas enquetes dos sites já indicados, indicam que a opção popular segue os mesmos padrões, rejeitando com maior ênfase a transexual e o gay.

A cor da pele, a sexualidade, a beleza, são causas para discriminação escondida ou aberta.

No UOL, até o momento, a transexual possui 123.790 dos 263.496 votos. Ela fez algo no programa durante a primeira semana que despertasse tal rejeição? Segundo quem assiste, não. Apenas é transexual e todo o público supostamente sabe disto ou exclusivamente repete como se soubesse. Para o grande público, ignorante acerca das distinções da identidade de gênero e orientação sexual, há ainda os que a designem como travesti, mulher macho ou simplesmente viado.

O preconceito aos negros e LGBTs está aí, totalmente exposto, assim como a confusão criada acerca da sexualidade da aludida participante.

Se além do entretenimento, a intenção do programa fosse séria e construtiva, o momento seria de parar tudo e questionar aos demais participantes sobre a coincidência nada eventual de colocarem no paredão só negros e, a maioria, LGBT, despertando para os telespectadores a mesma reflexão.

Ainda que este programa de televisão esteja revelando que os negros, na prática, ainda sofrem exclusões, existe toda uma estrutura governamental, inclusive, garantida por severas leis, para tentar coibir essa asquerosa discriminação. O mesmo não ocorre com os homossexuais, bissexuais e transgêneros, embora sejam as vítimas mais visadas.


6 comentários:

ronaldo disse...

Ate o comercial do BBB11 é homofobico, aquele em que os amigos falam de cameras no banheiro feminino e quando Dicesar aparece eles desligam o computador, mais tudo isso nos mostra o quanto ainda temos de lutar pelo nosso espaço que eles querem nos tirar, e brigar poe direitos entre eles o principal direito a vida e a dignidade, pois enquanto o mundo se acaba em tragedias os deputados evangelicos se debatem tentando impedir a reprodução assitida e a divulgação do material anti homofobia nas escolas,e conto com pessoas com vc pra isso

Papai Gay disse...

Nem vou me irritar esse ano. Pelo menos eu já esperava por isso. No BBB10 foi surpresa, mas agora... FODA-SE

Anônimo disse...

Você acertou direitinho:

O público expulsou da casa a transexual Ariadna, em segundo mais votado foi o gay Lucival e, por última, a heterossexual Janaina.

Puro preconceito.

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Ronaldo, temos que denunciar e denunciar e denunciar todo tempo essas coisas que enxergamos. Muitos sequer percebem. O preço é, mesmo nem sempre gostando, estarmos ali para assistirmos.
Abs,
CA

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Papai Gay,

Entendo e compartilho de alguns dos seus sentimentos. O BBB 11 também não conseguirá me surpreender.

Só espero que repense quanto ao "foda-se". Afinal, você também possui um canal de comunicação que pode contribuir para que as pessoas não se habituem com o nefasto e que ainda mantenham sua indignação.

Abraço
CA

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Anonimo,

Não gostaria de ter acertado, mas o que chama mais atenção é que apesar de tudo estar na cara, as pessoas sequer enxergam todo o processo discriminatório.

Abs,
CA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin