No Chile, no dia 03/08, três senadores apresentaram um projeto ao Congresso que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Com a iniciativa, os senadores da oposição Fulvio Rossi, Guido Girardi e Alejandro Navarro tentam repetir o que aconteceu na Argentina depois da recente legalização dos casamentos entre homossexuais.
"Estamos animados em começar um caminho, o mesmo caminho iniciado quando terminamos com a diferença entre filhos naturais e filhos legítimos, de modo que hoje o que estamos fazendo é aprofundar a democracia", disse Rossi a jornalistas.
O projeto aponta para uma modificação no artigo 102 do Código Civil que estabelece que o casamento é entre um homem e uma mulher.
No governo do presidente Sebastián Piñera só houve a intenção de regulamentar as uniões estáveis, mas não os casamentos de pessoas do mesmo sexo, aos quais o governo de direita se opõe.
PARAGUAI
Na Cidade do México, onde a lei do casamento por pessoas do mesmo sexo já está em vigor desde março e que faz da capital a única cidade do país a legalizar a união gay, ontem, dia 05/08, passou pelo crivo do Poder Judiciário.
A Suprema Corte declarou válida a modificação no Código Civil que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Cidade do México.
O Uruguai, ao longo de sua História, foi um país de vanguarda em leis sociais. As uruguaias foram as primeiras mulheres na História da América Latina que puderam exercer o direito ao voto em 1932.
Enquanto isto, o BRASIL...
Envia carta para ONU para pedir que não seja realizada censura aos países com ditaduras que matam, esfolam e não respeitam Direitos Humanos.
Incrivelmente, o Brasil se sobressai no mundo por defender e se aliar aos países tiranos que, unanimemente, são reconhecidos como aqueles que ferem Direitos Humanos./
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi cobrado por não ter dado apoio aos presos políticos de Cuba e só ter defendido a iraniana condenada à morte por apedrejamento depois de críticas da comunidade internacional.
Talvez isto ajude a entender porque em relação aos homossexuais brasileiros, NÃO HÁ UMA LEI SEQUER aprovada pelo Poder Legislativo que reconheça seus direitos e, por sua vez, a proposta do novo, ou seja, os candidatos a Presidência da República, afirmam na cara dura que casamento é sacramento religioso, descabido aos homossexuais.
Enfim, estamos mais próximos do Irã e Venezuela. O atual amigo do presidente, 'extremamente humanista', Mahmoud Ahmadinejad, Presidente do Irã, afirmou que em seu país não existem homossexuais. Não deve existir mesmo, sob risco de serem penalizados com a morte. Já o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, disse, em entrevista, que não tem espaço para o casamento gay naquele país. "Pelo menos na Venezuela não é bem visto" segundo Chavez, o que é Presidente.
Fontes:http://somosgay.org/noticias/ http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/projeto-de-casamento-homossexual-provoca-crise-politica-no-chile-1.html http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/08/05/suprema-corte-valida-casamento-gay-na-cidade-do-mexico-917325945.asp http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/posicao-do-brasil-sobre-direitos-humanos-provoca-polemica.html
4 comentários:
Belo panarama da américa latina. Brasil sempre foi o Imperialista da américa do sul... n´so é que vingiamos que não.
Leco,
As vezes perdemos a noção de quem somos, por esta razão é bom uma visão mais distante e comparativa. Nos revela e traduz.
Abs,
Carlos Alexandre
Blá, blá, blá...
E DEPOIS AINDA EXISTEM PESSOAS QUE QUEREM VOTAR EM DILMA PARA DAR CONTINUAÇÃO A DITADURA DE LULA... É BRINCADEIRA
Postar um comentário