O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sexta-feira, 4 de março de 2011

Em menos de 01 mês da criação a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro mostra a que veio!


Carlos Tufvesson - Coordenador (acima), Flávia Brazil, Carlos Alexandre N. Lima, Sérgio Camargo e João Felipe Toledo - Assessores (abaixo) no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro
Por motivo pessoal não quis promover a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS – RIO) ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito Eduardo Paes da Cidade do Rio de Janeiro.

O motivo é óbvio. Fui convidado pelo seu Coordenador, Carlos Tufvesson, para participar da seleta equipe por ele formada. Estou assessor jurídico da CEDS-RIO.

Mas tudo tem limite, o órgão é público e de interesse a ser compartilhado, portanto, não dá para permanecer em silêncio.

E tenho dever de fazer isto, até porque devo explicações aos seguidores deste blog acerca da repentina diminuída de postagens.

E a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual se faz notícia.

Carlos Tufvesson me assusta. Pensamos parecidos, mas somos extremamente diferentes. Ele é superativo, faz dez mil coisas ao mesmo tempo. É um homem de muita ação. Acompanhar seus passos dá canseira, mas o ideal de uma vida com menos preconceitos move e é partilhado por todos os integrantes da Coordenadoria.

Sua criação, em 03 de fevereiro, pelo Prefeito Eduardo Paes já foi por si só notícia espalhada aos quatro ventos pelo Brasil. Normal, considerando que a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida no ano anterior como o principal ponto turístico gay do mundo.

Imediatamente depois ocorre o fato da suposta discriminação sofrida por um casal de homossexuais no Cinema Roxy, em Copacabana, aparentemente praticada por um segurança. O tema foi notícias em todos os jornais levando para a recente criada Coordenadoria todos os canhões de luzes. A resposta foi imediata, com a denúncia formal, o primeiro processo administrativo na Prefeitura do RJ contra um estabelecimento comercial sob justificativa homofóbica foi instaurado para exame na recém criada Coordenadoria.

Mesmo montando um órgão novo, o que é muito complexo em termos tecnicos e práticos, a Coordenadoria Especial mobilizou toda a Prefeitura, com total apoio do Prefeito Eduardo Paes, para atuar neste Carnaval.

Através de uma grande mobilização provocada pelo Carlos Tufvesson, com a colaboração e co-participação das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Turismo e Guarda Municipal foi criado e lançado o projeto: "Rio: Carnaval sem preconceito".

Ninguém pode imaginar a loucura que foi a concretização, em tempo recorde, das inúmeras ações.

O projeto servirá para orientar a todos os cidadãos que existe uma Lei Municipal 2475/96 e um Decreto 33033/2008 que garante direitos aos cariocas e turistas LGBTs contra o preconceito e a discriminação. Mas a Coordenadoria foi além, colocou na praça a luta de todos os mais diversos tipos de preconceito (religioso, racial, de gênero, por orientação sexual, idoso, deficiente físico, entre outros), as formas de denunciá-lo e os direitos do cidadão.

Folhetos explicativos bilíngues, em português e inglês, sobre saúde (formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, explicando com clareza, sobre cada uma delas), e o outro sobre os direitos garantidos às lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, dizendo com todas as letras que a demonstração de afeto público, o carinho, o abraço e o beijo do casal gay é um direito garantido na cidade do Rio de Janeiro. Estes folhetos serão distribuídos por toda a cidade durante os dias de folia, em blocos, praias e pontos turísticos.

Um parêntese, porque sem dúvida é necessário. Não é demais lembrar, casal gay pode beijar na boca ou fazer qualquer outra demonstração de afeto público. É um direito, tal como para um casal heterossexual. Mas não se pode confundir isto com excessos. Sexo, mesmo aquela fase inicial de carícias mais audaciosas, se pratica entre quatro paredes. Atos Lidibinosos expostos em público é CRIME e é punido pela lei.

Entre o sábado de Carnaval e a quarta-feira de cinzas, um contêiner da CEDS ficará instalado na praça General Osório, em Ipanema (zona Sul), local onde se concentra uma multidão de LGBT para blocos, com intuito de auxiliar os foliões em qualquer constrangimento gerado pelo preconceito. Assistentes sociais e pedagogos tirarão dúvidas dos cidadãos e os encaminharão para efetivarem as possíveis denúncias de agressão aos órgãos competentes. É um projeto piloto que a Coordenadoria pretende se estender junto as comunidades carentes.

A CEDS neste pequeno lapso temporal realizou encontros e capacitações com a Guarda Municipal, Assistentes Sociais e Pedagogos, para explicar a Lei Municipal que garante os direitos dos cariocas e turistas LGBTs, mas não deixando de lembrar, em momento algum, dos demais alvos da discriminação.

A campanha tomou proporção grandiosa. Incluirá ainda um vídeo em que “anônimos” e celebridades como o ator Edson Celulari, a cantora Elza Soares, a coreografa Débora Colker e a campeã olímpica Jackie Silva, entre outros, pedem o fim do preconceito. Além de passar na web também foi acolhida por uma rede de televisão que graciosamente a transmitirá.


Justiça seja feita, os depoimentos e as reproduções dos vídeos institucionais realizados por celebridades nacionais e internacionais foram gratuitos, por amor a civilidade e respeito humano, com imensa repercussão da mídia escrita e na web, nacional e em breve na internacional, para formar opinião contra o preconceito.

A panfletagem em favor da conscientização de direitos destinados aos LGBTs tem por premissa a conscientização de um direito conferido pela cidade do Rio de Janeiro desconhecida pelo cidadão carioca e turistas, e o panfleto com conteúdo de prevenção da saúde pública, informa aos interessados e também evita eventuais despesas públicas de hospitais, fruto de uma inconseqüência ou desinformação.

Isso tudo em menos de 1 mês de existência, pouca estrutura e muita vontade.

Por estes motivos estou orgulhoso desta Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual.

8 comentários:

Flávio Julio disse...

Meus parabéns pela Assessoria! Senti falta das postagens, com comentários sempre pertinentes. Votos de sucesso para a CEDS e que ela possa atuar com grandeza não somente no carnaval, mas em todo o ano, tornando-se exemplo para todas as cidades do RJ (principalmente aqui em Duque de Caxias e "aquele" prefeito homofóbico disfarçado).

Papai Gay disse...

Adorei o video, olha o Chiquinho e o Mauricio Branco, faltou o PAPAIGAY!!! Queria tanto estar nele, please, me chamem para o próximo. Nossa, que orgulho ler este post quando por outro lado eu estou sofrendo no meu blog com o preconceito do google, eles autoritariamente classificaram meu blog como conteúdo adulto. E ainda entra gente lá dizendo que mandou carta pro Senado e que meu "bloguinho" está nos autos do MPF e MPE. O que eu faço? Mandei uma carta aberta no forum de ajuda google que recrio aqui:

Endereço do blog afetado: http://www.papaigay.blogspot.com
Descrição do Problema: Meu blog já sofreu vários ataques de homofóbicos e religiosos fanáticos. Acho que estu sendo vítima de homofobia. Não quero que meu blog seja restrito a adultos. Já dei entrevistas para vários jornais, até programas de televisão já me chamaram, pois meu blog é atualmente considerado uma utilidade pública. Faço várias campanhas nele contra os maus tratos de crianças LGBT e não acho justo que elas percam o acesso ao blog. A leitura deste, modéstia parte, pode salvar VIDAS! Enfim, qualquer pessoa de bom senso verá que meu blog não tem nada a ver com pornografia ao pedofilia. Não tem nenhuma cena de sexo explícito, NADA. Os temas são fortes porque a situação em que vivemos é de guerra contra nossas crianças gays. Alguém pode me ajudar a reverter isso?

Anônimo disse...

Parabéns pela inciativa, o projeto de carvanal ficou lindo! Vamos agora torcer pra tudo dar certo daqui pra frente!

Papai Gay disse...

Ahhh, e tem como participar de alguma forma dessa Coordenadoria?

Judson disse...

Parabéns Carlos Ale, Tufvesson e toda equipe CDES Prefeitura do Rio de Janeiro. MARAVILHOSA CAMPANHA!

BRAVO!

Papai Gay disse...

Olha só, fui no sábado à Banda de Ipanema, até me senti mais confiante e fui de "policial gay", uma fantasia que em outros carnavais tentaram me bater, me xingando de viado. Enfim, acreditei que estaria mais protegido por causa da Coordenadoria e seu container na Pça Gal. Osório. O problema foi quando a banda fez seu trajeto de volta, onde alguns foliões se concentraram na esquina da Visconde de Pirajá e a Farme: Policiais militares, para destrancar o transito, lançaram spray de pimenta na multidão de GAYS, na maior falta de respeito, como se fosse para abrir um clarão em manifestações e ordenavam os ônibus a avançarem em cima de nós. Eu parei um policial e falei na cara dele: Vocês não foram instruídos pela Coordenadoria? Faz isso só porque são gays, vou denunciar! E tirei algumas fotos. Para ver se os intimidava. Enfim, lamentável o que ocorreu, espero que pro desfile de terça que vem isso seja resolvido e a Coordenadoria instrua não só os Guardas Municipais, mas os PM's também. E por favo, sinalizem de alguma forma o container, pois não achei mesmo. Queria muito reclamar e fiquei com aquele gostinho amargo de outros carnavais, Mas aplaudo de pé a iniciativa de vocês. bjos

Carla Luz disse...

Fiquei muito feliz de saber que existe esse Comitê que fala sobre a Diversidade Sexual. Creio que há muito necessidade de se falar sobre o preconceito.
Mas vamos ao que interessa...
Eu sou estudante de Pedagogia e estou fazendo minha monografia falando sobre a Diferença de Gênero na escola e gostaria muito de obter mais informações (legislação, folhetos, informativos, palestras, fóruns, etc) sobre a temática da diversidade sexual.
Se você puder me ajudar... eu ficarei grata.
Eu já fui até o site da prefeitura, mas lá há a notícia da criação do comitê, mas nenhum link, nenhum telefone... e acabei achando este blog, o que me deixou muito feliz.

Se puder me ajudar, eu agradeço. E se não puder, entenderei.

Desde já agradeço pela atenção e desejo muito sorte e sucesso na Coordenadora Especial da Diversidade Sexual.

Obrigada

Carla Pompeu
(carla19luz@gmail.com)

Anônimo disse...

Não acredito que os cariocas precisem de mais uma Secretaria,Coordenadoria, etc. O direito do segmento LGBTT deveria estar assegurado, como o de todos os cidadãos, aliás, pela própria Constituição, sendo a aplicabilidade da mesma garantida pela força policial. Como todos nós, heterossexuais ou não somos desrespeitados pelo Poder Público, são necessários estes paliativos apêndices em nosso Município.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin