O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 22 de maio de 2012

O Pesadelo Americano de Tyler Clementi


Li hoje a notícia no site do Globo.com que o tribunal de Nova Jersey sentenciou nesta segunda-feira (21) o jovem estudante Dharun Ravi, de origem indiana, com uma pena de 30 dias de prisão e três anos de liberdade assistida por ter gravado seu companheiro de quarto mantendo relações sexuais com outro homem, o que veio a resultar no suicídio do mesmo após sua divulgação na internet.

O acusado poderia pegar dez anos de prisão e até ser deportado de volta ao seu país por causa do suicídio de Tyler Clementi, no entanto, o juiz Glenn Berman limitou sua sentença a 30 dias de prisão e também não ordenou sua deportação.

Estamos falando do caso do rapaz nos EUA que tirou sua própria vida por não suportar sofrer bullying motivado por homofobia causado com consciência e vontade pelo o acusado em questão.

As armas utilizadas para este crime, cometido por Dharun Ravi, foi triplamente perversa, (1) a gravação por vídeo e (2) a divulgação na internet de um momento absolutamente íntimo de Tyler, no qual ficava revelada a sua orientação sexual e o (3) máximo estímulo da humilhação de um coletivo preconceituoso e discriminatório. Resultado: morte.

Ao meu ver se trata de um caso de homicídio, onde o marginal pouco se importou se o resultado de seus atos criminosos poderia ter um desfecho com morte física ou não.  O aniquilamento moral e psicológico da vítima era notoriamente sabido e foi, principalmente, desejado. 

A morte, no caso, foi apenas uma consequencia, que ainda que não explicitamente desejada, era possível de se cogitar. Ele, Dharun Ravi, aceitou isto e deveria ter respondido pela morte de Tyler Clementi.

Mas todo sofrimento passado por Tyler Clementi que culminou na perda do maior de todos os direitos existentes, a vida, foi resolvido numa penalização de 30 dias de prisão.

Pela legislação criminal do estado americano em questão o acusado poderia poderia pegar dez anos de prisão e também ser deportado de volta ao seu país de origem. Dez anos de prisão representam aproximadamente 3600 dias de cadeia, o acusado pegou 30 dias e, óbvio, sem deportação. 

A mensagem passada pela justiça americana foi que a perda de uma vida causada por bullying motivado por homofobia merece castigo mínimo e que não se tratou de algo grave.

Tyler Clementi veio a este mundo para ser mártir e sofrer de forma intensa do mal da discriminação. Não bastou sofrer uma odiosa tortura em vida, teve agora também sua memória vilipendiada em morte. 

Para os homossexuais dos EUA, com o resultado deste julgamento, o dito 'sonho americano' parece estar mais próximo da definição de um 'pesadelo'.  

3 comentários:

AG disse...

Concordo com grande parte do que você diz em seu blog, no entanto acho que você nao sabe de todos os fatos. O New Yorker cobriu a materia (segue o link da reportagem http://www.newyorker.com/reporting/2012/02/06/120206fa_fact_parker?currentPage=all) e aponta varias conversas de email, chat, facebook, e etc entre Clementi e Ravi (e seus amigos) meses antes do crime. O caso é bem mais complicado do que um simples crime homofóbico, e com todo respeito não confiaria em uma reportagem como a do Globo.com que muitas vezes distorce a verdade das notícias justamente por ter controle da media em massa. Tyler Clementi provavelmente se matou pelas gravações de webcam? Sim. De qualquer forma, seu bilhete de suicídio nāo foi divulgado e seu motivo nāo está claro. Existe uma razão por Ravi só conseguir 30 dias de cadeia.

Obs. - Considerei seu último comentário sobre o "pesadelo" Americano um tanto offensivo.

Thanks,
AG

Anônimo disse...

Víados tem que morrer com cancer no anus!

Anônimo disse...

E tambem com cancer de pênis
Eles disseminaram o HIV e agora hpv

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin