O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 12 de junho de 2012

Uruguai continua sendo maior que o Brasil




A Justiça uruguaia reconheceu, pela primeira vez, um casamento entre duas pessoas do mesmo sexo celebrado no exterior. Segundo a imprensa local, um uruguaio e um espanhol se casaram na Espanha e decidiram legitimar a união no Uruguai.

Em primeira instância, a decisão havia sido desfavorável. O juiz disse que a solicitação violentava "a ordem pública internacional".

O casal apelou da decisão, e um Tribunal de Apelações de Família estabeleceu que os casamentos realizados em outros países entre pessoas do mesmo sexo não necessariamente contradiziam a ordem pública internacional do Estado uruguaio.

A juíza que reconheceu o casamento, María Cristina Crespo, baseou sua decisão nos preceitos do Código Civil, da Lei de União Concubiana e da Lei de Identidade de Gênero. A decisão concede aos casais binacionais, Espanha e Uruguai, os mesmos direitos e responsabilidades que os casais heterossexuais no Uruguai.

Este caso abre um precedente para as leis de casamento no país, uma vez que apesar do casamento gay ser legal na Espanha desde 2005, ainda não é no Uruguai.

A advogada do casal, Michelle Suárez, disse ao jornal uruguaio "La República" que a decisão "marca um antes e um depois" e representa uma "mudança histórica" na jurisprudência e na doutrina uruguaias. Segundo Suárez, "sempre se negaram esses casamentos" no país e chama atenção para um paradoxo: "Um casal do mesmo sexo não pode se casar no Uruguai, mas quando viaja para Argentina, por exemplo, ele pode se casar lá e depois voltar, e sua união será reconhecido aqui. »”

Bom para eles, gays uruguaios. A diferença de tratamento dado pelo Brasil aos homossexuais nacionais é histórica.

O Uruguai foi um dos primeiro país da América Latina a reconhecer a igualdade de direitos para a população LGBT.

O país criou leis anti-discriminação em 2003 e em 2007 ele se tornou o primeiro país latino-americano a legalizar as uniões civis de casais homossexuais, com direitos dos benefícios de saúde, herança, parentais e de pensão depois de viverem juntos por cinco anos. Em 2009, o Uruguai se tornou o primeiro país latino-americano a permitir aos casais gays e lésbicas o direito de adotar crianças. No mesmo ano, o Uruguai aprovou outra lei permitindo gays militares e o direito do cidadão de mudar legalmente de sexo.

Ler sobre a Argentina e o Uruguai, dá vergonha do Brasil




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin