O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 11 de agosto de 2012

Primeiro casamento Budista, formado por um casal de lésbicas, celebrado Taiwan


Duas mulheres se tornaram o primeiro casal a ter um casamento budista, entre pessoas do mesmo sexo, em Taiwan, hoje.

Fish Huang e You Ya-ting, que estão juntas há sete anos, trocaram votos e oração contas, ao invés de anéis, em um mosteiro em Taoyuan, Taiwan norte, acompanhada por cânticos de cerca de 300 budistas.

O casamento foi celebrado ao som dos cânticos de 300 budistas em um mosteiro no norte de Taiwan

Shih Chao-Hwei, uma mestre budista e professora universitária, se ofereceu para realizar a cerimônia depois que o casal se aproximou dela para perguntar se a sua fé condenava a homossexualidade.

Agora a esperança de grupos de direitos humanos é que com isto a ilha se torne a primeira nação asiática a legalizar o casamento gay.

Fish Huang, direita, e You Ya-ting casadas hoje, são as primeiras em Taiwan a realizar um casamento budista entre pessoas do mesmo

Fish Huang disse ao The Times Taipei no mês passado: "Não estamos só fazendo isso por nós mesmos, mas também para outros gays e lésbicas."

A família do casal não compareceu à cerimônia, supostamente para evitar a atenção da mídia, mesmo após  concordaram inicialmente em estar lá.

O primeiro casamento gay que se tornou público em Taiwan ocorreu em 1996, mas este é o primeiro casamento budista que se tem notícia.

Grupos de direitos dos homossexuais estão pressionando para que a presidente Ma Ying-jeou legisle, antes que seu mandato termine em 2016, permita o casamento homossexual e também que casais gays possam adotar.

Até aqui apenas tentei reproduzir uma relevante notícia que compartilho (fonte abaixo), mas não posso deixar de fazer uma ou duas considerações.

Confesso que, particularmente, não gosto que se misture casamento civil com religioso, pois os fundamentalistas religiosos (infiltrados na política) se valem desta união para criarem uma confusão de conceitos, confundindo direitos e religião para uma população muitas vezes leiga em informação e cultura. 

Revelo mais, que sempre me causa certa repulsa ver um casal de lésbicas vestidas de noiva, ou pior, uma de noiva e a outra com roupa de gala masculina, reproduzindo o papel de esterótipos que acabam fomentando o preconceito já existente e, principalmente, a confusão na distinção entre o casamente realizado com base na religião e na lei, conforme antes mencionado.

Mas neste caso, em particular, a situação é outra, bem diferente. O casamento é, de fato e de direito, RELIGIOSO. Portanto, não induz à erro e reproduz apenas o reconhecimento da religião budista ao casamento 'religioso' realizado para um casal formado entre pessoas do mesmo sexo.


É um fato tão importante quanto aquele recentemente ocorrido na Dinamarca, quando foi aprovado pelo seu Parlamento o casamento oficial entre pessoas do mesmo sexo a ser celebrado na Igreja Evangélica Luterana (oficial do estado dinamarquês), cabendo obrigatoriamente a igreja buscar um sacerdote que aceite realizar o casamento.

Significa dizer que no mundo começamos a enxergar alguns sinais (ainda que poucos) de tolerância religiosa se transformarem numa realidade para casais homossexuais. 

Sem dúvida, é uma boa nova. Esperança que religiões também podem evoluir, em nome do amor!  

fonte: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2186983/Lesbian-couple-celebrate-Taiwans-Buddhist-sex-wedding.html?ito=feeds-newsxml   

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido amigo,respeito suas considerações, porém é um grande erro afirmar que o Budismo é uma religião. Sou budista e bissexual, e de acordo com os parâmetros Budistas, não há nenhuma objeção a relacionamentos homoafetivos. Quanto às outras religiões, qual o problema em concretizar sua relação,seja ela heterossexual ou homossexual,de acordo com suas crenças?
Eu celebro alegremente esta união homossexual,pois sei que agora,compartilho desse mesmo direito de ser feliz ao lado de quem amo!
Peço atenciosamente que não julgue, ou condene algo ou alguém sem diligência. Mesmo porque, amor é amor independentemente da forma.
Felicidades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin