O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 24 de agosto de 2010

"E do Serra com seus inúmeros apoios conservadores? Desse você não tem medo?" questiona setorial LGBT do PT

30/04/2010. São Paulo-SP. Abertura do Encontro Extraordinário dos Setoriais Nacional do PT na Câmara Municipal de São Paulo.
Na anterior postagem, me pronunciei especificamente sobre um dos candidatos a presidência da república, Dilma Rousseff.

E nela afirmo: “Eu tenho medo de Dilma Rousseff”. E tenho.

Julian Rodrigues, militante gay petista que hoje é coordenador nacional setorial LGBT do PT, gentilmente, apresentou suas considerações aqui no Blog.

Julian, para quem ainda não tenha ouvido falar, é um militante ferrenho do Partido dos Trabalhadores. Quando se trata de PT não se cala e é capaz de passar como trator por cima daquele que se opõe aos ideais de seu partido. Também é igualmente um grande nome da articulação e militância dos direitos LGBT, especialmente em São Paulo. Alguém que, mesmo que você não concorde com suas posições, reconhece em seus textos a boa leitura por sua cultura e manifesta inteligência. É um osso duro de roer. Dito isto, posso afirmar, ele foi gentil nas suas considerações neste blog.

Como já estou exausto de afirmar, não sou a favor do partido 'A' e nem contra o partido 'B'. Aqui, particularmente, meu partido é aquele que veste a camisa pela luta aos direitos LGBT. Portanto, a informação é algo valiosa e imprescindível para que possamos distinguir que partidos 'A' e 'B' são estes. E, informação, é algo muito difícil de se obter, mesmo dentro do movimento social.

Em respeito a este direito a informação faço questão de tornar pública, da mesma forma que minha anterior postagem, as considerações do coordenador nacional LGBT do PT, assim, cada leitor tem chances de chegar a sua própria conclusão. Esta é a finalidade:


“Prezado,

E do Serra com seus inúmeros apoios conservadores? Desse você não tem medo?

Felizmente, vc está muito equivocado.

Primeiro: Dilma se reuniu com os participantes do setorial LGBT do PT e tem fotos conosco, publicada em flick, onde, inclusive aparece a bandeira do arco-íris à frente (http://www.flickr.com/photos/dilma-rousseff/4570608591/in/set-72157624066183673)

Eu, e inúmeros outros militantes já tiramos fotos com Dilma e a bandeira do arco-íris em eventos públicos.

O programa de governo Dilma trará um capítulo sobre direitos humanos e trará o texto LGBT, com a reafirmação das políticas do governo Lula e seu aprofundamento.

É preciso ser menos parcial.

Por outro lado, é preciso não esquecer a correlação de forças. Quem faz lei é o Congresso. Com uma Câmara e Senados tão conservadores, nada se aprova.

Pq jogar tudo no colo do PT e Dilma? Pq não reconhecer que temos muito o que fazer contra os fundamentalistas?

abs

Julian Rodrigues
coordenador nacional setorial LGBT do PT”


Se prestar atenção constatará que a resposta do Julian tenta conduzir a questão para a disputa existente entre Dilma e Serra, como se no texto “Eu tenho medo da Dilma Rousseff” estivesse fazendo apologia ao principal adversário da Dilma e do PT. Não sou tucano, petista, comunista ou do partido cristão. Aqui sou um cidadão GAY, e só.

Falaria do José Serra e não da Dilma, caso fosse ele (e não ela) o candidato que hoje está com reais chances de ser eleito já no primeiro turno. Seria dele o foco da minha atenção. Julian ou qualquer outra pessoa não leu naquele texto qualquer enaltecimento ao Serra. No meu entender, o único que poderia obter isto, sob enfoque de nossos direitos, seria o Plínio Soares (PSOL), merecidamente, mas preferiria fazer isto pela Dilma, pelas razões óbvias, ela provavelmente ganhará.

Não estou contra a Dilma, mas a favor dos direitos lgbts. Está é a crucial diferença.

A questão é: porque Dilma firmou acordo com os evangélicos e jornalistas, mas não fez o mesmo com a proposta da ABGLT?

E porque sobre isto o coordenador nacional setorial LGBT do PT, Julian Rodrigues, não fez qualquer comentário?

Se Dilma assinar o documento proposto pela ABGLT farei pessoalmente campanha entusiasmadíssimo para vitória da candidata.

Quanto as fotos, apesar da aparente tolice, não é. Diz muito. Julian indicou um link da foto da Dilma que ocorreu em abril deste ano (foto reproduzida acima, no início da postagem), portanto, antes de ser candidata oficial pelo PT ao cargo de Presidente da República e na qual estão ‘todos os setoriais’ do PT reunidos, inclusive o LGBT. Pior, na foto é até possível brincar de “onde está Wally!”. Sinceramente, me parece que Dilma não quer ser vista com os LGBTs após ter saído oficialmente candidata e ter firmado acordo com os evangélicos. Fotos com TODOS os segmentos de evangélicos, não faltam, nos principais jornais e sites de internet. Não vi ainda Dilma sendo fotografada em qualquer Parada Gay, nem mesmo da maior do mundo.

Quanto ao papel do Legislativo, todos sabemos qual é. Mas LULA é do Poder Executivo e nos garantiu junto à administração pública, entre outros, direitos previdenciários, plano de saúde, diplomáticos, especialmente o teor do contido no decreto do PNDH-3, o que significa dizer, nos deixou de herança a promessa da luta pelo reconhecimento de nossos direitos. Luta e direitos estes que a Dilma garantiu ao Pastor Manoel Ferreira que não se intrometeria e deixaria apenas a cargo do legislativo.

De tudo que Julian escreveu o que realmente me interessou, particularmente, foi que “o programa de governo Dilma trará um capítulo sobre direitos humanos e trará o texto LGBT, com a reafirmação das políticas do governo Lula e seu aprofundamento”. Este programa com o capítulo sobre os direitos LGBT é que nos interessa. Se reafirmar as políticas propostas pelo Lula, inclusive com aprofundamento no apoio e luta pelo reconhecimento destes direitos, então parabéns a Dilma e vitória de todos nós. Mas como se trata de programa de governo, cabe a candidata apresentá-lo publicamente, para que possamos cobrar o cumprimento desta promessa.
/
Foto: Roberto Stuckert Filho

5 comentários:

James Figueiredo disse...

Carlos, PERFEITO.

Ainda acrescentaria que o Serra e a Marina se saem melhor que a Dilma nessa questão, por que deles não se esperaria nada a nosso favor mesmo.

Já em relação à Dilma, como candidata do PT, é um INSULTO a todos os LGBTs, ESPECIALMENTE aos que sempre votaram no PT (como eu, por exemplo), vê-la rifando nossos direitos para conseguir votos do talibã evangélico brasileiro.

DELA eu esperava, no mínimo, uma posição clara e inequívoca a respeito dos nossos direitos.

É provável que ela ganhe logo no primeiro turno, mas mesmo assim só lhe darei meu voto num eventual segundo turno contra Serra ou Marina (quase impossível, eu sei). No primeiro turno, Plínio ou Zé Maria têm meu voto.

Um abraço,
J.

Sil disse...

Carlos, é exatamente isso que você respondeu ao companheiro do PT:
Ninguém aqui está falando a favor de A ou B. Queremos nossos direitos. Gostaria muito que a Dilma desse uma confirmação inequívoca de apoio à igualdade de direitos para os cidadãos gays. Serra também não deu essa declaração de apoio e fez o mesmo acordo que Dilma com os evangélicos. Gostaria muito que os dois aparecessem em público dizendo que esse acordo com os homofóbicos é uma grande mentira.
Sobre a questão do Congresso, qualquer um que conheça o funcionamento do parlamento sabe a diferença que faz uma proposta vir do Executivo e a bancada do governo receber orientação para aprovar determinado projeto. Tanto sabe que é exatamente o que os evangélicos querem evitar.
Quanto a foto, desculpa aí gente, mas ri muito. Levei horas para achar a candidata no meio de tanta gente. Tristeza, viu. Como você disse, foto de Dilma com evangélicos a gente acha em qualquer search.
Ótimos textos. Muito legal você abrir esse espaço para discussào.
Também tratei do tema das eleições no meu blog, aqui segue o link.
http://valentinanaweb.blogspot.com/2010/08/cansei-de-migalhas.html

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

James,

Também voto no Plínio justamente para tentar mostrar a esses candidatos desrespeitosos (aos LGBTs) que existe um número de cidadãos que não se conforma com o tratamento dispensado.

O incrível é que está decisão de votar no Plínio tem se mostrado um pensamento bastante comum para muitos militantes lgbtS.

Abraço
Carlos Alexandre

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Sil,
Ri com você quando fez o comentário da foto! Você sabe que até havia pensado em colocar uma seta, mas achei que pareceria provocação.
Fui lá visitar seu blog, MUITO BOM!
Leve e agradável de ler.
Deixei mensagem, especialmente porque você se refere no voto para presidente!

James Figueiredo disse...

Carlos,
Você chegou a ver ISSO aqui?

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-divulga-manifesto-para-acalmar-povo-de-deus,599017,0.htm#noticia

Não tenho nem palavras pra expressar a indignação.

Um abraço,
J.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin