O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Primeiro beijo homossexual no cinema e na televisão mundial



Até onde se sabe, o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo na história do cinema (ou pelo menos um dos primeiros que se conhece) foi há 85 anos atrás, no ano de 1927, no filme Wings (Asas), primeiro filme mudo a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Buddy Rogers e Richard Arlen são os astros, interpretando dois pilotos de combate que disputam a afeição de uma mesma mulher (Clara Bow). Esse é o enredo. Mas nenhum dos dois, como o escritor Kevin Sessums diz, "mostra tanto amor por ela... como demonstra um pelo outro."

O beijo é bastante tímido, mas se tratando de 1927 no qual aparece um beijo entre dois homens fardados se acariciando, realmente imagino o impacto.



Depois foi a vez das mulheres no cinema. O primeiro beijo homossexual da história do cinema, entre duas mulheres, foi em Mädchen in Uniform, (Meninas de Uniforme) em 1931. 


Na televisão o beijo gay demorou mais tempo para aparecer. Foi em 1960, há mais de cinquenta anos atrás.  

A informação surgiu na imprensa britânica e canadense. Historiadores da televisão localizaram uma imagem do que consideram (ao menos até o momento) o primeiro beijo entre dois homens na TV.

Trata-se do teleteatro “Colombe”, adaptação da peça “Mademoiselle Colombe” de Jean Anouilh, exibido em 1960 pela BBC.

Na história, o personagem de Sean Connery (então com 29 anos) acredita que sua esposa está mantendo uma relação com o irmão dele, interpretado por Richard Pasco. Tentando entender os motivos pelos quais ela o escolheu como amante, o personagem de Connery beija o irmão na boca.

Uma cópia em vídeo do teleteatro foi descoberta por historiadores do British Film Institute em setembro de 2010. Ela estava nos arquivos da Biblioteca do Congresso Americano, juntamente com dezenas de outras produções britânicas. Segundo Dick Fiddy, do BFI, apesar dos personagens serem irmãos, a cena é considerada um beijo gay em função de seu contexto.

Vale a pena lembrar que até 1967 existia uma lei na Inglaterra que proibia manifestações homossexuais em público. Mostrar um beijo entre dois homens na TV em 1960 foi um ato de ousadia da BBC e dos dois atores envolvidos, que poderiam ter suas carreiras prejudicadas.



Aqui, 52 anos depois, na Rede Globo de Televisão, isto ainda é tabu nas novelas brasileiras. Portanto, aquela assinatura dela, "A gente se liga em você" deveria acrescentar risos no final. É deboche para os gays.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei se é considerável, mas no filme Intolerance de 1916 há um beijo quase no final, entre o rei da Babilônia e seu general.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin