O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


domingo, 24 de outubro de 2010

Alguns motivos para o LGBT votar na Dilma, no Serra ou no voto Nulo


Hoje baixarei a “Poliana” da obra de Eleanor H. Porter que existe em mim. Quero sensibilizar a todos pelo otimismo, amor, bondade e pureza de sentimentos que a personagem irradia. Mas nem tanto, você entenderá quando chegar aos argumentos para a terceira opção.

Gostaria colocar aqui três vídeos. Um com LGBTs se manifestando favoravelmente a Dilma, outro explicando porque aderir ao Serra e finalmente um terceiro que justificasse politicamente o voto nulo.

Seria uma demonstração democrática para aqueles que acompanham este blog, independente da minha opinião pessoal.

Descobri alguns vídeos com manifestações favoráveis a candidata Dilma (PT), mas infelizmente, não encontrei qualquer vídeo LGBT pró Serra (PSDB).

Se apresentasse somente o vídeo favorável a Dilma estaria sendo, indiretamente, parcial.

Então, me valendo dos óculos com lentes cor-de-rosa, digo eu, confesso que com esforços, o que vejo de favorável em relação aos dois candidatos:

Dilma Rousseff está num partido (PT) que em seu estatuto prevê a defesa dos direitos LGBTs. Pertence ao atual governo e nele, foram obtidos alguns direitos através do Poder Executivo, como o parecer favorável ao direito previdenciário, reconhecidos direitos aos diplomatas homossexuais, novas regras para planos de saúde de casais gays, cirurgia no SUS para transexuais, entre outros.

O Presidente Lula, do mesmo partido, também já declarou expressamente ser favorável ao casamento homossexual. Dilma, apesar de contrária ao casamento, se diz favorável a "união civil homossexual" e declarou que não vetará todo o projeto que pretende criminalizar a homofobia.

Ainda a seu favor, parece que recuou um pouco de sua posição fundamentalista cristã, após o acordo celebrado com os mesmos, sendo reticente nas novas exigências realizadas pelos mesmos.

José Serra do PSDB também possui histórico partidário favorável aos gays no governo estadual de São Paulo e quando foi Ministro da Saúde do governo de Fernando Henrique foi o principal responsável para o fornecimento gratuito de remédios e tratamento para a AIDS, onde se sabe que infelizmente atingia principalmente homossexuais. Além de salvar muitas vidas também foi responsável pela qualidade das mesmas.

José Serra se declarou expressamente favorável a adoção por homossexuais e a “união civil” de casais LGBTs e não fez qualquer declaração pessoal contra o projeto lei que pretende criminalizar a homofobia. Além disto, apesar do forte discurso religioso, não foi o primeiro a incluir religião na disputa das eleições e nem possui acordo explícito e público com evangélicos, os quais também aparecem em sua campanha, mas de forma menos acentuada.

E para o voto nulo passarei a palavra ao nosso colega Papai Gay. Adorei sua iniciativa e a inclusão do vídeo em seu blog , o qual sugiro a visita:


4 comentários:

Ricardo Aguieiras disse...

Papai Gay, teu vídeo é lindo, você é lindo e está de Parabéns! Vamos nessa! Já to indo visitar teu blog...
Tudo isso, caro Carlos Alexandre, é dolorido demais. Não consigo desvincular o Estado do cotidiano das pessoas e do dia a dia. Antevejo, ainda, dentro da militância e nas listas LGBT um aumento da arrogância e do ódio, muito pior do que já ocorre. Lideres que não forem pró Dilma ou PT serão literalmente escorraçados: você, o Mott, a Miriam, o Carlos Tufvesson,etc. preparem-se. A militância terá que sair das listas, da net, e ir para as ruas, no meu modo de ver. Não se pode esperar mais nada do/da presidente, a militância terá que recuperar seu cunho original, abandonando a política tradicional e resgatando Stonewall. Isso se quiser ver alguma conquista LGBT. Sei que pode ser radicalismo meu, mas o Poder não terá um olhar para nós que não seja o de comiseração, migalhas. então, não adianta esse esforço enorme atrás de políticos e da política. Como disse Churchill " "A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas."... mas a democracia governa para a maioria, vem do voto. Não somos maioria, no consenso mais otimista, mundial, 10%. Claro que poderemos lutar contra essa visão excludente de "maioria"; "minoria"; jogar na cara deles o Relatório Kinsey, mas o Poder não está interessado nisso, nem o Legislativo, Judiciário, por eles, só migalhas boazinhas. Ruas, protestos, quanto mais a gente se distanciar do que está aí, mais ganhos teremos.
Mas... é utopia minha.... eu sei... por que a própria militância está totalmente aparelhada e contaminada. Usam o argumento (furado pra mim) que "como na ditadura não podiam ter partidos nem participação em partidos, agora o jovem tem que participar"...).
Sobra a Arte...a Cultura...os filmes e a música, que nos salva... os livros... poso voltar para casa e ir ver um filme, com grande prazer, mesmo que, lá fora, eu tenha sido rejeitado. E eles? coitados que abandonaram até isso, em nome do partidarismo.
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br
http://dividindoatubaina.wordpress.com/

Anônimo disse...

Excelente post!

Papai Gay disse...

IMagina, é de ótimo tom roubar o meu video e postar aqui, uma honra até...

Anônimo disse...

Jornal Folha de São Paulo
26/10/2010 - 20h 50

Em convenção da Assembleia de Deus, Serra promete vetar Lei da homofobia

JOSÉ MASCHIO
ENVIADO ESPECIAL A FOZ DO IGUAÇU (PR)

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu hoje em Foz do Iguaçu (PR) vetar a Lei da Homofobia, caso ela seja aprovada pelo Congresso.

Segundo Serra, o projeto, como foi aprovado na Câmara, pode tornar um crime "semelhante ao racismo" a pregação de pastores evangélicos contra a prática homossexual.

Ele prometeu o veto depois de ser inquirido sobre o assunto por um pastor presente à 50ª Convenção Anual das Igrejas Assembleias de Deus do Paraná. A proposta, aprovada na Câmara, ainda não foi votada no Senado.

"Uma coisa é grupos de extermínio, praticando violência contra homossexuais, como já ocorreu em São Paulo. Outra coisa é o projeto como está, que passa a perseguir as igrejas que combatem a prática homossexual", afirmou.

Ele disse que, eleito, não terá dificuldades de fazer a maioria no Congresso, "sem barganhas" para evitar a aprovação da lei.

Convidado de honra dos evangélicos reunidos em Foz do Iguaçu (a 656 KM a oeste de Curitiba), Serra se comprometeu também a lutar contra pontos do Plano Nacional dos Direitos Humanos criticados pela Igreja.

Entre os temas estão a descriminalização do aborto, a união homossexual, a invasão de propriedades e questões relativas à liberdade religiosa.

Segundo o tucano, o Plano Nacional dos Direitos Humanos, "encaminhado por Dilma à sanção do presidente Lula", criminaliza "quem é contra o aborto".

Serra disse, a uma plateia estimada pelos organizadores em mais de mil pessoas, que o plano incentiva a invasão à propriedade, "não só ao imóvel rural, mas também a um apartamento".

Questionado sobre a união homossexual, Serra, que havia defendido a união civil, recentemente, em São Paulo, preferiu lembrar que a tentativa de controle social da mídia pode levar a situações de interferência na liberdade religiosa dos brasileiros.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/820774-em-convencao-da-assembleia-de-deus-serra-promete-vetar-lei-da-homofobia.shtml

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin