O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 23 de outubro de 2010

Como exigir respeito, se não nos damos ao respeito?


TONI REIS, PRESIDENTE DA ABGLT, DECLAROU VOTO EM DILMA ROUSSEFF.

É um direito inquestionável de qualquer cidadão brasileiro votar no candidato que entenda melhor representá-lo. Sobre isto não há discussão. O voto dele a ele pertence e o respeito pela opção alheia é o mínimo que se deve esperar para quem defenda a diversidade.

Recentemente, Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lesbicas, Gays, Bissexuais e Transgeneros fez muito mais que exercer seu direito de cidadania e votar no candidato que considere melhor. Fez tornar pública sua posição, em manifesta campanha a Dilma Rousseff do PT, assinando seu nome, mas qualificando-se como presidente da ABGLT, entre outras declinações.

No estatuto da ABGLT consta a necessidade da associação ser suprapartidária. E, o presidente parece não respeitar seu próprio estatuto. O mínimo que se esperava era sua ressalva que a declaração de voto se tratava de uma posição particular, mas ao se qualificar, entre outras coisas, como presidente da ABGLT induz a quem leia o documento que se trata de uma posição da instituição.

A verdade é que a maioria dos componentes da direção da ABGLT é composta por militantes petistas e, certamente, a suposta violação ao estatuto não terá qualquer conseqüência.

Como já havia mencionado, para a ABGLT o céu está de brigadeiro, ambos candidatos se disseram favorável a “união civil, seja o que isto lá represente para eles. O inconformismo dos LGBTs nacionais não é compartilhado pela ABGLT e suas associadas, embora a instituição, por ser a maior no Brasil, acabe sendo lida e entendida como se representasse a todos nós.

Como se vê, não representa.

ABGLT representa os interesses da ABGLT
, o que, eventualmente, pode ser o mesmo de todos os LGBTs ou não.

Não me atrevo a dizer quem é o “pior” candidato, porque o melhor, em sã consciência, não dá falar.

Mas Dilma foi a primeira fechar acordo com os evangélicos, Pastor Manoel Ferreira, Marcelo Crivella, Magno Malta e outros. Até o Garotinho procurou. Dilma já prometeu que não sanciona, ou seja, veta, o que constar no projeto de lei que criminaliza a homofobia que criar algum impacto para os religiosos. Dilma afirmou também ser contra o casamento homossexual. Toni Reis, na qualidade de presidente da ABGLT, apoiar explicitamente Dilma Rousseff representa, aos meus olhos, assinar embaixo tudo que a candidata fez e faz contra os LGBTs.

O excelente compromisso que a ABGLT criou para os candidatos e encaminhou para a candidata não foi assinado. Dilma Rousseff demonstrou mais que descaso com os homossexuais. Ela se pôs explicitamente contra todos eles para garantir os votos evangélicos. O movimento LGBT foi desmoralizado pelo PT e, incrivelmente, a resposta a isto foi o apoio da presidência da ABGLT.

Não há justificativas plausíveis que consiga me fazer entender esta postura da ABGLT.

Se o PT ou a candidata Dilma Rousseff houvessem firmado um compromisso – até mesmo de isenção entre o confronto imposto pelos evangélicos – poderia tentar entender a posição adotada.

E quero ressaltar com todas as letras que este meu protesto, que não é solitário, seria o mesmo, ainda que por motivos diversos, se o presidente da ABGLT tivesse se pronunciado favorável ao candidato José Serra (PSDB). Todos sabem que, da mesma forma, José Serra se colocou contra o casamento homossexual, aliou-se ao Pastor Silas Malafaia e seu vice afirmou que também era contra o projeto de lei que criminaliza a homofobia.

Como exigir respeito, se não nos damos ao respeito?

O intrigante na posição exposta de Toni Reis é que Dilma Rousseff deixou claro que pouco se importa com o apoio ou falta do mesmo dos LGBTs, caso contrário, não teria sido tão explícita e nem feito questão de tornar público o acordo realizado com os evangélicos garantindo que impediria o casamento homossexual e parte do projeto de lei que criminaliza a homofobia.

Respeito, meus caros, se conquista!

Dilma pode, ou não, ser menos pior que Serra, mas não muda essa manifestação de baixa estima, desrespeito e desvalorização que todos nós levamos a pecha, por via transversas, com a atitude do presidente da ABGLT.

Estamos chegando ao limite máximo do fundo do poço. O bom é que não é possível ir abaixo disto e a única possibilidade que restará contra o tratamento recebido pelos dois partidos, seus candidatos e ABGLT será a reação.

9 comentários:

Flávio Julio disse...

Caro Carlos Alexandre, particularmente, a comunidade LGBT está muito mal representada. Não consigo ver de outra forma. Alguém que, simplesmente, se conforma com a união civil, com toda a certeza não tem a mínima noção de Direito constitucional e Civil, pois existe uma infinidade de diferenças entre ambas, algo que é negado, não pela CF, mas sim por esse código preconceituoso. Após ouvir o posicionamento do Presidente da ABGLT numa sessão na Câmara, percebi que ele é ignorante no assunto, e não possui a carga Legal para representar uma comunidade e exigir os direitos negados. Quanto a esse posicionamento de Toni Reis, você sintetizou o que penso.

Papai Gay disse...

PERFEITO ESSE POST!!!!
Foi a mesma palhaçada que eu vi na manifestação em frente à Câmara dos Vereadores. PODRE, HUMILHANTE, BURRA E SEM NOÇÃO QUEM DECLARADAMENTE APOIAR UM DOS CANDIDATOS E FOR GAY. PONTO FINAL!

Ricardo Aguieiras disse...

Bom, ainda bem que a ABGLT nunca me representou. Ela está como a Associação da Parada, aparelhada e distante dos próprios LGBT que afirma agregar. Uma tragédia! E odeiam quem as conteste. Sempre fizeram isso, publicamente, de pedir votos e apoiarem este ou aquele, já tinha brigado com eles na primeira eleição do Lula... o descaramento é tamanho, não estão nem aí para o "suprapartidarismo", palavra que, entre eles, virou confortável falácia. Sinceridade? sinto nojo! Não posso deixar de sentir nojo, envergonhariam qualquer nação, envergonham qualquer luta dita séria, corrompem tudo em nome do partidarismo. Tem até um "militante" famoso, acho que é secretário da ABGLT, que teve a cara de pu de chamar o Trevisan de "filho-da-puta' e "mentiroso', publicamente... foi esse mesmo militante quem orientou um dos seus "filhos" e ex-namorado a me fazer ameaças de morte por aí, me chamar de "gorda", de "aidética", de "louca", de "velha, de "podre" e etc.; Ok, eu sou tudo isso mesmo... risos... mas o respeito diz que essas coisas não podem ser usadas como contra argumentação, né? rsrs
Então, como é possível exigir respeito dessa gente? vivem no vele-tudo da desqualificação do oponente. E ainda fazem o papel de vítima com muito afinco! A ABGLT; a Associação da Parada e várias outras instituições e seus integrantes partidaristas não estão interessados no fim da homofobia. Pois vivem dela: cargos, motivação de viver, benefícios vários, viagens, precisam da homofobia, se matariam no dia seguinte se ela acabasse...risos... enfim, compõem o quadro trágico da militância nacional, com as raríssimas e honrosas exceções de sempre.
Beijo,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br
http://dividindoatubaina.wordpress.com/

drmukti disse...

Este é o grande problema dos partidos ditos de esquerda no país: eles invertem as representacoes da sociedade para transformá-las em órgaos de acao e defesa de seus interesses partidários, isto é visível em cada sindicato Brasil afora.
É vital para o país que as associacoes civis estejam libertadas dos partidos políticos, para que os interesses nao sejam o tempo todo negociados.

Anônimo disse...

O título foi perfeito.

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Pois é Flávio Júlio, mas saiba que existiram criticas dentro do movimento pelas minhas considerações! Existem pessoas que pensam como nós! Ainda bem...

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Queridíssimo Papai Gay,

Essa sua indignação encontra em mim TODO APOIO e idêntico repúdio!

Carlos Alexandre

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Ricardo Aguieiras,

ABSURDO O DESRESPEITO QUE VOCÊ SOFREU! MAS MUITO ABSURDO MESMO! Se você não estivesse escrevendo aqui, juro que, apesar dos pesares, não acreditaria!

Respeito é o mínimo que se pode esperar por quem luta por ele!

Você deveria ter processado criminalmente tal pessoa por crime de injúria.

É também muita audácia, seja quem for este cidadão, chamar o Trevisan de "filho-da-puta' e "mentiroso', publicamente!!! Ele soube disto? Que horror!

beijos,
Carlos Alexandre

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Prezado Drmukti,

O que dizer senão concordo em número, grau e gênero?

Não fazemos parte do sindicalismo ou da militancia partidária. Apenas queremos nossos direitos reconhecidos.Essa partidarização estraga nossa luta e isto é claro para mim quando hoje vejo os militantes de partidos fazendo defesa de seus candidatos que são explicitamente contra nossos direitos.

Abraço
Carlos Alexandre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin