O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sérgio Cabral, Dilma Rousseff, os LGBTs e os Evangélicos


Dilma Rousseff não quis saber dos LGBTS e foi para o segundo turno.

No entanto, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, único governador a dar a cara pelos LGBTs, propondo ação (ADPF) em nome do estado junto ao STF para que seja declarada a união estável homossexual além de ser o Governador que sempre fez questão de estar presente a Parada Gay do RJ (o que sempre foi inédito neste país), num estado que tem como reduto de evangélicos pessoas como Manoel Ferreira da Assembléia de Deus, Marcelo Crivella do Reino de Deus, o homofóbico Sillas Malafaia, além da Frente de Juristas Católicos do RJ que fez a campanha jurídica contra o PLC 122 em Brasília e outros, foi reeleito em primeiro turno, com larga vantagem e facilidade. E tinha alguém como Gabeira (PV) como principal adversário, além de dois outros candidatos ao governo ligados diretamente aos evangélicos.

Sérgio Cabral NÃO ASSINOU COMPROMISSO com evangélicos. Não saiu na foto com nenhum deles, e está lá hoje, tranquilamente.

Dilma Rousseff veio para o RJ se juntar ao Pastor Manoel Ferreira, Garotinho, Crivella e em nome dos evangélicos virou as costas para os LGBTs.

O que dizer disto? Primeiro, feliz pelo Sérgio Cabral e em seguida, na ponta da língua, a vontade de dizer bem feito para a candidata Dilma Rousseff.

Uma coisa é certa. Não são os evangélicos que garantem a eleição de candidatos ao Poder Executivo. A prova dos nove está aí, o grande reduto da direção evangélica não conseguiu no RJ tirar a vitória EM PRIMEIRO TURNO e com larga vantagem para Sérgio Cabral, manifestamente pró LGBT. E Dilma, que se vendeu em acordos espúrios com toda a espécie de evangélicos, foi para segundo turno.

Em situação diversa, já que candidata ao Poder Legislativo, mas que possui sua imagem AGARRADA ao movimento homossexual brasileiro, a importantíssima candidata do PT está eleita para o Senado Federal: Marta Suplicy.

Assim como Sérgio Cabral, Marta Suplicy é uma política do PT com carimbo LGBT na testa. APROVADA e eleita Senadora em seu estado que é o maior colégio eleitoral, apesar da supremacia do partido oposto por lá.

Dilma super valorizou os evangélicos e desqualificou os LGBTs. Grande erro, especialmente porque esta postura revelou uma contradição perigosa de uma candidata do PT com os ideiais partidários, passando desconfiança tanto para os evangélicos como o resto do eleitorado.

Espero que nem se atrevam a aventar que faltaram votos dos evangélicos por conta de "boatos", já que a candidata que foi para o segundo turno fez questão absoluta de se reunir com 27 lideranças cristãs, antes das eleições, e reafirmar seu compromisso com todos eles, inclusive chamando toda a mídia possível para cobertura a respeito, para o nosso desgosto.

Ainda há tempo Dilma Rousseff. Desejo que os LGBT do PT sejam mais eficazes, pois agora a candidata Dilma tem duas opções: revê sua postura equivocada ou abaixa as calças direto para os evangélicos. Vamos ver o que ocorre.

16 comentários:

Sil disse...

Excelente texto, dr. Carlos. Eu estava com essa sensação de "bem feito Dilma", mas não tinha organizado os pensamentos de forma tão clara.
Só já estão culpando os boatos - sobre a opinião de Dilma em relação ao aborto e não sei quais outros - pela derrota (ou não vitória no primeiro turno) da candidata petista. Ouvi comentarista na Band FM hoje de manhã dizendo isso.

Anônimo disse...

Amigo, não sei por que tanto ÓDIO e PERCONCEITO contra os evangélicos. Sinceramente não sei por que os ATIVISTAS homossexuais, apenas os ativistas (pois os demais homossexuais não nos odeiam)elegeram os evangélicos como seus inimigos!
...
Nós evangélicos JAMAIS estimulamos ódio a quem quer que seja. Vcs sabem muito bem disto.
...
Com essa guerra boba vcs só tem a perder e se isolar cada vez mais. Até por que segundo dados do IBGE, daqui a 10 anos, portanto em 2020, os evangélicos serão mais de 50% das população brasileira, pois o crescimento é 'alarmante', segundo os analistas.
...
As igrejas estão de portas abertas. Se vc for a uma delas, jamais será escurraçado, menosprezado, zombado, ridicularizado.
...
Amamos vcs.
...
Pense nisto!

James Figueiredo disse...

Caro Anônimo (TINHA que ser anônimo, né?),

Ninguém "elegeu" os evangélicos como nossos inimigos. VOCÊS se apresentaram como nossos inimigos, ao fazer todo o possível dentro de seus (consideráveis) poderes políticos para garantir que os homossexuais brasileiros virtualmente não esxistam aos olhos da Lei.

Os deputados e senadores eleitos POR VOCÊS são os que mantém travados no Congresso quaisquer projetos de Lei que venham a garantir algum direito, por menor que seja, aos homossexuais dese país.

São VOCÊS que elegem políticos comprometidos em ignorar a separação entre igreja e Estado, determinados a forçar o país inteiro a seguir seus dogmas religiosos.

Avalie com mais auto-crítica a situação dos homossexuais no Brasil, e a SUA participação nela, antes de vir aqui posar de coitadinho.

Obrigado.

Anônimo disse...

Anônimo,

Acho que você não conhece Silas Malafaia, Crivella e Malta.

Já leu alguma coisa do Julio Severo?

Você deveria escrever para eles e não neste blog. Pergunte a eles porque tanto ódio.

Ana Carla/SC

Flávio Julio disse...

É incrível como ainda há aqueles que dizem "não haver ódio aos LGBT". Provavelmente é alguém sem conhecimento político, pois se assim o tivesse, não o teria dito. Eu gostaria de inserir o tema "Direitos Civis Homossexuais" em um debate próximo, para ver como os dois presidenciáveis se comportariam.

Anônimo disse...

Querido,
desse jeito eu vou acabar me apaixonando pelo Sérgio Cabral... rs
Beijão
Cristina BR

Anônimo disse...

Se o Serra ganhar vai ser MELHOR PARA OS GLBT????? ALGUEM PODE ME RESPONDER ????

FABIANO

Paulo disse...

Amigo, meu nome é Paulo. Fui quem escreveu o comenário "Amigo, não sei por que tanto ÓDIO e PERCONCEITO ...".

Gostaria de informar que homossexuais do sexo masculino ou do feminino, são cidadãos brasileiros, assim como os demais. Por conta disto, estão protegidos pela Constituição Federal como também pelas leis infraconstitucionais.

Achar que um grupo da sociedade eve ter leis específicas para eles, em detrimento de outros, é uma incoerência enorme.

Vocês falam tanto que sofrem preconceito. Por conta disto precisam de leis para protegê-los, como a PL 122/2006, por exemplo.

E os evangélicos que somos zombados, ridicularizados, preteridos, tidos como 'zé povinho' e adjtivos simirales?

Nem por isto brigamos por leis que venham nos trazer privilégios, em detrimento dos demais cidadãos brasileiros.

Em um diálogo democrático e sensato, opor-se ao pensamento de outro é saudável, no entanto os homossexuais, ou melhor, os ativistas homossexuais, repudiam a opinião contrária. São extremamente fundamentalistas enão suportam o contraditório.

Os ativistas precisam ser mais centrados e observarem que ninguém pode ser colcoado em patamar aos de destque em relação aos demais, visto que todos são iguais perante a lei.

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Paulo,

Seja bem-vindo.

Você acha que realmente um "grupo da sociedade" não deveria ter lei específica para ele?

Ok. Então faça campanha para que as leis ESPECIFICAS em favor dos evangélicos sejam revogadas. São muitas.

Aliás, a lei que você chama de específica para os LGBTs - o projeto de lei PLC 122/2006 - pretende que seja inserido num determinado artigo do codigo penal a discriminação aos LGBTs. E é exatamente no mesmo artigo que define crime o preconceito a religião. Você é contra a lei que protege a discriminação as religiões? ok. Você acha isto um privilégio? Eu particularmente não acho. As religiões devem ser protegidas contra a discriminação tanto quanto os LGBTs, na minha opinião.

Sabe o que ocorre? FALTA DE INFORMAÇÃO e INFORMAÇÕES DISTORCIDAS pelos fundamentalistas religiosos que têm horror aos LGBTs. Só isso.

Os LGBTs são absolutamente favoráveis ao diálogo democrático DE DIREITO, e, principalmente, ao DIREITO A IGUALDADE. Somos todos iguais, em tese, e merecemos tratamento igualitário (que é o que parece que você também defende).

Carlos Alexandre

James Figueiredo disse...

Fabiano - Cara, aonde, em que momento, você leu por aqui que o Serra seria melhor pros LGBTs?? Não posso falar pelo Carlos, mas minha impressão é de que, Dilma, pela própria história e história de seu partido, é uma tremenda traidora dos eleitores LGBT. Logo o PT, partido de esquerda com origens operárias, e tradicionalmente liberal nas questões sociais, se vendendo pros católicos e evangélicos? Isso é INACEITÁVEL.

Não vejo indignação com o Serra em relação a esse assunto por que, francamente, duvido que alguém esperasse algo do Serra, especialmente nas questões LGBT.

Paulo - Você tocou no ponto certo. Disse que "todos são iguais perante a lei". De fato, a Constituição nos garante igualdade de direitos (ela, inclusive, garante a VOCÊ liberdade de culto). MAS, veja só, eu não posso me casar com meu companheiro e, portanto, não tenho acesso a cerca de 70 direitos civis garantidos pelo matrimônio. PORQUE as bancadas evangélica e católica no Congresso consistentemente bloqueiam a votação de Leis que garantiriam meu acesso a todos os direito que DEVERIAM estar disponíveis a mim. Não é, de jeito nenhum, uma questão de ter direitos especiais, mas de garantir que eu tenha acesso aos mesmos direitos que você. Afinal, veja só que curioso, eu pago os mesmos impostos. O Estado não me discrimina ao cobrá-los, mas me discrimina ao me colocar numa categoria inferior de cidadão.

Outra coisa: Você afirma que " os evangélicos que somos zombados, ridicularizados, preteridos, tidos como 'zé povinho' e adjetivos simirales?
"
Sabe o que eu digo em relação a isso? GRANDE COISA. Homossexuais são mortos no país a uma taxa alarmante, com requintes de crueldade, todo dia. Por gente incentivada pelo preconceito religioso que VOCÊS fomentam. Se vocês querem ser tratados como pessoas inteligentes e racionais, PASSEM A AGIR como pessoas inteligentes e racionais. O Brasil é o país ocidental onde mais se matam homossexuais em crimes de ódio. Suspeito que nem de longe os evangélicos precisem se preocupar com esse tipo de coisa. Nenhum evangélico precisa se preocupar em apanhar na rua, ou ser demitido do trabalho, ou ser expulso de casa, pr ser evangélico. Essas são preocupações rotineiras na vida da imensa maioria dos homossexuais brasileiros.

Informe-se melhor sobre as coisa que você afirma, e aí podemos conversar sobre igualdade e "direitos especiais.

Um adendo, visto que acabei de ler o reply do Carlos - Você já LEU o texto do projeto de lei PCL 122/2006? Sabia que existem proteções religiosas embutidas nele? Ou apenas se deixou levar pelo discurso do medo e do preconceito? Achou que sua igreja vai ser forçada a casar gays e lésbicas?

Flávio Julio disse...

Nunca vi um evangélico ser demitido do emprego por ser evangélico. Nunca vi um evangélico ser expulso de casa, no Brasil, por ser evangélico. Nunca vi um evangélico ser morto por ser evangélico.
Leis como o PL 122/06 não são SIMPLESMENTE para beneficiar um grupo em detrimento de outro, mas sim para reparar uma injustiça ocorrida no nossa sociedade, da mesma forma que existem leis que proíbem discriminação religiosa, por idosos ou raciais.
Os direitos negados aos homossexuais são inúmeros. Segundo levantamentos, são mais de 70, que os mesmo heteros possuem.
Homossexualidade não é doença, pois há muito foi excluída pela OMS do CID-9.
Qualquer grupo religioso pode e tem o direito de discordar de homossexuais, considerando-os pecadores, no entanto a religiosidade não pode ser determinante para subcategorizar uma classe, em detrimento de seus dogmas religiosos.
Somos um país Laico sob o Regime democrático de Direito, onde na Carta Magna reza que todos somos iguais perante a Lei. Utilizar dogmas cristão para legislar é um desrespeito não somente aos homossexuais, mas membros de outros grupos religiosos como Humbandistas, Espíritas, Budistas, etc.

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Sil,

Pois é. É incrível como resolveram adular os evangélicos, apesar da lógica mostrar o oposto.

Acabo de ler a Carta Capital onde, muitos outros argumentos, demonstram por a + b + c que NÃO FORAM A AUSÊNCIA DOS VOTOS DOS EVANGÉLICOS que levaram Dilma ao segundo turno.

Abs,
Carlos Alexandre

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

James Figueiredo,

Numa palestra de direito que fiz preferi falar sobre FALTA DE INFORMAÇÃO.

Acho que este é o grande problema de todos. Nós LGBTs e Evangélicos.

É incrível como pessoas de má-fé, tomadas pelo preconceito, induzem a outras pessoas a informação incorreta. Se houvesse mais informação e debates, talvez a maioria dos evangélicos não fossem tão preconceituosos - em relação as leis pretendidas -.

São mais de 112 direitos negados aos casais homossexuais e o PLC 122/2006 pretende, entre outras coisas, inserir os homossexuais no mesmo artigo do Código Penal que prevê o crime de preconceito contra as religiões, raças, idosos e etc

Abs,
Carlos Alexandre

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Minha querida amiga Cristina Brasil,

Sei que você tem reservas em relação ao Sérgio Cabral, mas no quesito direitos LGBTs ele é ímpar e este reconhecimento ele merece.

Mas também não precisa se apaixonar, tá? rs

Beijos
Carlos Alexandre

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Querido Flávio Júlio,

Estamos afinadíssimos!!! rs

bjs
Carlos Alexandre

Anônimo disse...

Amigos, não subestimem o voto evangélico.

Se vcs puderam acompanhar, a Glob foi na Central do Brasil e entrevistou várias pessoas, perguntando aos eleitores de Marina Silva o porquê de eles terem votado nela.

1) Uns dizim que por ser evangélico, preferiu votar numa evangélica.

2) Uns diziam que não eram evangélicos, mas foram influenciados por familiares ou amigos evangélicos.

Eles tem muita força.

A vantagem deles é que eles estão na ponta da linha e o trabalho é como o de 'forminguinha'.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin