O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Proteste, reaja! Acredite, você é cidadão!


No Rio de Janeiro foi anunciado que o Fórum LGBT fará uma manifestação na próxima quarta-feira, dia 20, às 16h, em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia. Estranho ser no meio da tarde, em pleno dia de semana. Será que os organizadores pretendem a presença apenas do público que não trabalhe ou estude?

A iniciativa merece todo apoio, apesar de fora do “time e bastante limitada em seu intento. Mas já é alguma coisa. Não há dúvida que algumas ONGs atuantes do estado, como o Grupo Atitude de São Gonçalo e o Grupo 28 de Junho de Nova Iguaçu já demonstravam inconformismo com a omissão da militância e, no coro, conseguiram espaço para agir. Espero que outras ONGs pelo Brasil sigam o bom exemplo.

A intenção do evento é praticamente uma só: reclamar pela intervenção religiosa junto ao projeto de lei que pretende criminalizar a homofobia. Sem dúvida trata-se de um projeto que merece a luta de todos nós.

Dilma Rousseffdeclarou que há excessos no projeto e se o mesmo passar pelo Congresso vetará nele tudo que entender que seja contrário aos religiosos.

Não vi nenhuma declaração do José Serra que se mantém omisso, mas seu vice Índio da Costa declarou o mesmo que Dilma Rousseff.

Esse projeto é alvo de acusações levianas da base evangélica que absurdamente tenta induzir seus fieis a erro sob afirmativas que, se for aprovado, eventuais interpretações viabilizariam padres e pastores fossem presos ao pregarem em seus púlpitos contra a homossexualidade, que os LGBTs querem alterar a bíblia e outras aberrações do gênero. Nada mais sujo e desonesto. Na qualidade de advogado rasgaria meu diploma se o projeto de lei pudesse ser assim entendido pela Justiça.

Mas este projeto já está mais para lá que para cá. Foi o único projeto de lei, favorável ao LGBTs, que, com imenso esforço político, conseguiu passar era Câmara de Deputados, mas quando chegou ao Senado Federal ficou estacionado, por culpa e orquestração de Marcelo Crivella e Magno Malta, que tanto fizeram que, pasmem, conseguiram que o movimento social LGBT em conjunto com a frente aliada, modificassem o projeto de lei e, mesmo assim não conseguiu fazer que fosse votada. Só pioraram muito mais a situação. Agora, temos um projeto de lei alterado que, SE for aprovado e passar no Senado, absurdamente terá que voltar para Câmara de Deputados e de novo ser votado pelos deputados federais, em razão da dita alteração realizada.

E, se depois deste tormento todo, for aprovado em ambas as casas legislativas (o que nunca ocorreu com um projeto pró LGBT), ainda assim, se Dilma Rousseff for eleita, já prometeu que vai VETAR qualquer dispositivo que seja contrário ou crie impacto para os evangélicos. Não me espanta se Serra fizer o mesmo.

Pois é. Será por este projeto que pretende a criminalização homofobia que o Fórum LGBT fluminense fará a manifestação pública. É uma justa mobilização, mas já deveria ter ocorrido desde o primeiro turno, quando foram assinalados acordos com evangélicos e não deveria ser o único tema a ser levantado.

A campanha das igrejas católicas e evangélicas contra o casamento homossexual ficará sem resposta.

Os dois candidatos, protagonistas máximo do marketing fraudulento, enfiando reiteradamente na cabeça de toda população que casamento é assunto religioso, aniquilando o estado laico e o casamento civil previsto na constituição federal e no código civil também ficarão sem resposta.

A tal militância organizada está satisfeita com a manifestação dos presidenciáveis favoráveis a união civil. Ela enche a boca para falar que o candidato dela (seja qual for) é a favor da “união civil”. Acho que nem sabem o que é união civil.

Não me assustará se ouvir algum deles dizer que casamento é coisa de velho burguês que pertence a elite branca.

Os pseudos intelectos politizados colegas LGBTs deveriam saber que pelo menos 112 direitos são negados aos casais homossexuais com a ausência de uma simples palavra: “cônjuge”. Estes 112 direitos dos “casados” são restritos aos mesmos, porque assim previstos expressamente em algumas leis. Se você não é o “cônjuge”, ou seja, se civilmente casado não for, não terá pacto de união civil ou mesmo união estável que lhe confira todos aqueles mesmos direitos. Mas isto não interessa a eles, basta a “união civil” – que, diga-se de passagem, tecnicamente, é diferente de união estável. Mas aí já seria exigir demais...

O dia que for reconhecida a união estável, sem dúvida, por reflexo legal, muitos direitos serão conquistados, mas ressalto, que ainda será MUITO DISTANTE DOS 112 NEGADOS.

Mesmo assim, cruzam os braços deixando que os dois presidenciáveis fraudem o casamento civil e convençam a todos nesta nação que isto diz respeito a religião. Está omissão de uma militância que diz lutar pelos direitos LGBTs é tão ou mais grave que a conduta dos religiosos e presidenciáveis, afinal é dela que se esperava mais.

O grau de inteligência de alguns é tão grande que já li quem tivesse a audácia de dizer que a união civil é a mesma coisa que casamento. Realmente, ao ler coisas assim, entendo o adágio que cada um tem o presidente que merece. Aliás, abro aqui um parenteses. Agora, querem propositalmente se CEGAREM e para defender seus candidatos a presidente afirmam que aborto. crime de homofobia e casamento homossexual é da competência do Legislativo e o Presidente não tem nada com isso. Ledo engano queridos! Além do presidente encaminhar leis, também VETA as leis que não quer. Se ele se diz contra, não envia projeto de lei, não pede apoio a sua bancada e ainda por cima VETA o que for aprovado, portanto, tem sim tudo a ver o que ele diz e pensa!

Mas eles decidirampor todos nós’ que casamento não interessa, assim como também decidiram alterar a lei que criminaliza a homofobia e que agora, se aprovado o projeto no Senado, terá que voltar a ser votado na Câmara de Deputados.

É por ver como é essa militância que nos diz representar que resolvi criar este blog, onde escrevo o que penso e, espalho para outros o que vejo. A nossa legitimidade é pessoal ninguém fala por nós se não passamos procuração. Devemos nós mesmos nos pronunciar e nos fazer escutar a quem interessa, inclusive, eles que se acham donos de nossa legitimidade.

Proteste, reaja! Acredite, você é cidadão! As coisas são como estamos vendo, porque somos responsáveis também. Conscientize-se!

4 comentários:

Sil disse...

Dr. Carlos, sim, temos que reagir. tudo que está acontecendo é aterrador.
Seu papel em esclarecer e trazer informações é muito importante e, diria até, único na internet brasileira.
Mas acho que a aproximação com a militância precisa ser mais generosa.
Participei de ONGs gays por um tempo e o que pude perceber é que a classe média não se envolve. ficamos em nossos consultórios, escritórios, gabinetes - a imensa maioria levando uma vida enrustida - fingindo que nada temos a ver com o que está acontecendo.
Quem milita mesmo, mostra a cara, enfrenta parlamentares homofóbicos, corre atrás de formas de pagar o aluguel da ONG, são gays pobres que muitas vezes só tiveram acesso ao ensino público até o nível médio ou nem isso. Pessoas sem nenhum acesso à informações mais sofisiticadas.
O nível da militância que temos é reflexo da ausência dos gays ricos, mestres, doutores e profissionais liberais que adoram ficar na internet, no conforto do ar condicionado, criticando a ignorância e os erros dessa militância despreparada, que espelha tão bem nosso país.
Nos Estados Unidos, onde a militância é invejável, os gays milionários fazem doações e deixam heranças para o movimento, financiam prêmios, montam abrigos para gays pobres e sem estudo, dão bolsas de estudo.
Nossa militância é péssima, pobre, ignorante, covarde, dependente de doações do governo. Mas isso, infelizmente, é tão culpa nossa quanto deles.

Ricardo Aguieiras disse...

Bom, não moro no Rio - infelizmente - moro em Sampa, senão iria nessa manifestação, claro! Se bem que iria já preparado para encontrar muito mais bandeiras vermelhas, principalmente uma que tem uma estrela, do que bandeiras do arco-íris...nunca me esqueço da magnífica Miriam Martinho com sua também magnífica atuação numa manifestação aqui em Sampa, na Vieira de Carvalho, após a bomba no dia da Parada 2009, quando ela me puxou com minhas bandeiras e puxou vários outr@s também para a frende das enormes, vermelhas, que estavam ali roubando nosso discurso e autonomia, mais uma vez, como sempre... depois me conta como foi ou se foi apenas uma manifestação pró Dilma ou pró socialismo, onde, dizem, não existe nenhuma forma de preconceito nem machismo.
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br
http://dividindoatubaina.wordpress.com/

Filhão disse...

Carlos, graças a esse seu incrível post, meu pai e eu conseguimos entender melhor como funciona a tramitação dessa lei. E com certeza estaremos presentes quarta-feira. Entrei nesse "mundo" de blog a pouco tempo e se tiver interesse de uma passada lá.
Abraços!
http://invertendovalores.blogspot.com/

Anônimo disse...

Carlos dá para casar na Argentina e reconhecer o nosso casamento no consulado de Buenos Aires??

Ricardo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin