O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Serra mostra a cara e promete vetar projeto que criminaliza homofobia

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, no dia 26/10/2010, prometeu a evangélicos reunidos em Foz do Iguaçu (PR) que, se eleito, não aprovará o projeto de lei 122/2006, que considera crime a discriminação contra homossexuais.

O site do O Globo noticiou:

O compromisso foi feito a uma plateia de aproximadamente 800 lideranças religiosas que participam da 50ª Convenção de Pastores da Assembleia de Deus do Paraná. Bastante aplaudido, Serra garantiu aos pastores que não aprovará o projeto.
...
- Eu vetarei essa lei. Essa lei não andará - disse Serra
Observem bem que Serra conseguiu ser pior que Dilma Rousseff. Ele não diz que vetará aquilo que no projeto que criminaliza a homofobia seja entendido contrário aos evangélicos. Não, ele afirma que vetará, sem fazer qualquer ressalva, o projeto, ou seja, TODO o projeto. E acrescenta que o projeto não andará!!!

Isto é imundo!

O pacto do José Serra conseguiu ser pior que aquele realizado pela candidata Dilma Rousseff do PT.

Hoje constatamos que a fala de Índio da Costa, vice do Serra, reproduzida no Jornal O Dia, tratando os LGBTs como se fossem cachorros no cio não era factóide e nem sem anuência do José Serra e que sua aliança com Silas Malafaia faz sentido.

Nem mesmo o desespero pelos resultados das pesquisas eleitorais justifica essa postura discriminatória de José Serra perto do final do segundo tempo desta partida suja.

Também não há quem me convença que aqueles componentes técnicos e jurídicos de ambas as campanhas não saibam que inexista qualquer desrespeito aos religiosos no projeto de lei que tanto eles espancam publicamente.

Estamos próximo ao final do segundo turno eleitoral e, o que vejo, é que ambos os candidatos desrespeitam, sem pudor, os LGBTs.

Mas reconheço que, Dilma começou de forma mais grave e frontal, mas depois do último acordo com evangélicos tentou melhorar o tratamento dispensado ao segmento LGBT, reagindo de alguma forma as exigências destemperadas dos evangélicos, enquanto Serra, que iniciou se omitindo, agora “chuta o balde” e consegue a façanha de ser pior que Dilma.

Para desmerecer a proposta da sua adversária, Serra foi além e criticou o PNDH 3 afirmando ser contra a proibição de símbolos religiosos, que segundo ele, interfere na liberdade de crenças. A laicidade foi para o espaço.

Não adianta a conversa fiada que se trata de jogo político, marketing eleitoral de final da campanha e o “escambau”. Na qualidade de cidadão me sinto revoltado com este desrespeito público. E o desrespeito é maior que se imagine quando se conclui que os candidatos têm acesso e informação que não há no projeto de lei contra homofobia (PLC 122) qualquer desrespeito aos religiosos e ainda assim compram o discurso destes e, a qualquer preço, difamam o projeto para o grande público, no intuito de obterem votos.

O que se pode esperar de possíveis presidentes como estes?

6 comentários:

Papai Gay disse...

A merda não para! NULO NELES! Não tem outra opção!

Jadilson Rodrigues disse...

Carlos,

O pior disso tudo é ainda ver a defesa que a comunidade Diversidade Tucana de São Paulo fez do José Serra mesmo depois que ele disse com todas as letras que vetará o PLC 122. No afã de defender o candidato deles ainda confundem ou fingem confundir a união civil que o Serra disse há pouco tempo ser a favor com casamento civil. Além disso, usam a lei paulista 10.948/2001 como um feito do Serra em prol dos LGBT sem mencionar que essa lei é de autoria do deputado Renato Simões do PT e que Geraldo Alckmin apenas sancionou. Mesmo após as falas do vice Índio da Costa que se referiu aos LGBT como “cachorros no cio” como você mesmo disse, de José Serra ter se aliado com Silas Malafaia e o colocado em evidência para todo país em seu horário eleitoral pedindo votos para ele e também prometer vetar na totalidade o PLC 122 que é de autoria de Iara Bernadi que também é petista, o pessoal da Diversidade Tucana ainda termina a nota com uma frase de efeito: “ temos a mais absoluta certeza de que o voto contra a homofobia nessas eleições de 2010 é o voto em José Serra”. Afff é preciso ser muito poliana tucana pra acreditar nisso! Como uma comunidade com o nome Diversidade Tucana que defende José Serra e o PSDB pode reclamar para que o Movimento LGBT seja apartidário? É pueril acreditar nesse purismo que existam em qualquer parte do mundo movimentos sociais apartidários. Nos Estados Unidos, o movimento de extrema direita Tea Party que surgiu com Sara Palin, vice de John MacCain, e que se posiciona contra os direitos dos homossexuais, aborto e estudos das células tronco é republicano. O radialista evangélico conservador James Dobson que também condena veementemente o aborto é contra a legalização do casamento gay e também contra as leis anti-homofobia é republicano como George W. Bush. Em oposição a Dobson, o reverendo Al Sharpton, também radialista e conhecido defensor dos direitos civis é democrata. Nos Estados Unidos os defensores dos direitos gays teem orientação política democrata. Portanto, nos tempos de hoje, acreditar no apartidarismo dos movimentos sociais quando se está em jogo questões de ordem política soa praticamente como utopia. Sou contra o emparelhamento do Movimento LGBT, mas não sou inocente para acreditar em apartidarismos e nem finjo não enxergar que alguns partidos que se dizem a favor das proposições LGBT quando estão no poder nada fazem em prol desse movimento.

LINK DA DIVERSIDADE TUCANA DEFENDENDO JOSÉ SERRA MESMO APÓS A PROMESSA DELE DE VETAR A LEI CONTRA A HOMOFOBIA

http://diversidadetucana.blogspot.com/2010/10/nota-do-diversidade-tucana-jose-serra.html

Trecho da reportagem da Folha de São Paulo onde Serra promete vetar o PLC 122

"Questionado sobre a união homossexual, Serra, que havia defendido a união civil, recentemente, em São Paulo, preferiu lembrar que a tentativa de controle social da mídia pode levar a situações de interferência na liberdade religiosa dos brasileiros."

Jadilson Rodrigues disse...

Continuando...

Gosto das pessoas que se posicionam e teem partido ou seguem uma corrente política, penso que essa atitude é bem melhor do que fingir-se de apartidário ou anarquista, mas fazer propaganda clara ou subliminar para um determinado partido ou corrente política. Prefiro quem se posiciona e diz claramente que tem partido do que aqueles que fingem estar “encima do muro” quando a cabeça e o dedo indicador deles apontam para um dos lados desse muro.

Alguns questionamentos: Se o Serra deixou de apoiar até mesmo o próprio colega de partido Geraldo Alckmin preferindo apoiar Kassab nas eleições para a prefeitura em 2008, será que podemos confiar quando ele diz que se eleito irá governar sem olhar o partido?

Será que por o PLC 122 ser de autoria da petista paulista Iara Bernadi também não pesou para o veto de Serra?

Caso eleito, será que Serra não irá VETAR também outros PLs e PECs pró LGBT (abaixo) que tramitam no Congresso Nacional, só porque eles são de autoria de petistas ou porque seu vice Índio da Costa, ou os pastores evangélicos Silas Malafaia ou Wellingnton Bezerra e cia também são contra?

1)PEC-392/2005 Deputado Paulo Pimenta - PT/RS

Proíbe o preconceito em relação ao estado civil, orientação sexual, crença religiosa e deficiência; proíbe, também, a diferença salarial e a utilização desses critérios para admissão no emprego.

http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=283593 -

2) PEC-66/2003 Deputada Maria do Rosário - PT/RS

Proíbe a diferença de salários e de exercício de função e de critério de admissão por motivo de discriminação por orientação e expressão sexual, etnia, crença religiosa, convicção política, condição física, psíquica ou mental.

http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=117100 -

3) PEC-139/1995 Dep. Marta Suplicy - PT/SP

Defende a liberdade de orientação sexual dentre os objetivos de promover o bem de todos sem preconceitos, nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil

http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=169460

4) PL. 4.242/2004, do Deputado Edson Duarte, o PL. 3.770/2004, do Deputado Eduardo Valverde e os PL. 5/2003 e 5.003/2001, da Deputada Iara Bernardi, o PL. 1.151/95 da Marta Suplicy.

5) O PL. 2285/2007, do Deputado Federal Sergio Barradas Carneiro (PT-BA), visa o reconhecimento em lei da possibilidade da adoção por casais do mesmo sexo. Já o PL. 4508/2008, do Deputado Federal alagoano Olavo Calheiros (PSDB-AL), propõe justamente o inverso: que seja incluído no Código Civil a proibição dessa forma de adoção.


Abraço

Jadilson Rodrigues

Ricardo Aguieiras disse...

Jadilson rodrigues,
eu peço desculpas, mas há anarquistas sérios, sim, bem como apartidários. Sonhar e pedir e lutar para que o Movimento LGBT seja totalmente apartidário não é nem nunca foi "ficar em cima do muro". Ao contrário, é exigir autonomia, só pela autonomia será possível o resgate de nossas autênticas discussões, sem desvirtuá-las como estão hoje, justamente e somente por causa do partidarismo.
Grandes militantes, que fizeram muito e ainda fazem, foram ou são apartidaristas, como, por exemplo, João Silvério Trevisan.
Eu me considero um anarquista, estudo o anarquismo e acho que todo o Poder corrompe. Assumo que até eu poderia ser corrompido se me achegasse ao Poder. Então, fico longe dele. E, ao contrário do que você fala, minha luta em defesa d@s idos@s LGBT tem sido um sucesso, dei entrevistas até para o Fantástico, visto por 70 milhões de espectadores, para grandes jornais de Sampa, jornais de Portugal, etc. etc. etc. Sabe quantas pessoas tem no meu grupo "Gays Idosos São Muito Gostosos"? Uma: Eu. Este ano, confesso, fiz uma grande bobagem: Aliei-me à Associação da Parada que patrocinou um trio elétrico para @s Idos@s LGBT's. Logo depois, infelizmente veio da parte deles as cobranças e eu descobri que também essa instituição está aparelhada pelo partidarismo , nesse caso o petista. Então, na próxima, volto com o meu bloco do eu sozinho; sozinho eu trouxe mais reflexões sobre o envelhecimento na população LGBT que todos os partidos juntos.
Anarquismo é utopia? É mas prefiro lutar por este sonho. E não estou sozinho nessa, até mesmo Michel Foucault, apesar de nunca ter-se declarado anarquista, contestou e denunciou as estruturas do poder. E, desde o Grupo Somos, em 1977/78, que participei venho testemunhando que toda a vez que um partido se aproxima de um grupo ,ong's LGBTs, instituições , entidades etc. rouba desse espaço a luta original para impor a sua. Essa "parceria" sempre foi um fracasso. Isso não é e nunca foi "ficar em cima do muro". Tenho a mais absoluta certeza que se eu levasse a minha questão do envelhecimento LGBT para dentro de algum partido, em pouco tempo lá ninguém estaria mais discutindo envelhecimento. Obrigado,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br
http://dividindoatubaina.wordpress.com/

Jadilson Rodrigues disse...

Carlos,

Mesmo com a promessa de Serra de VETAR o PLC 122 a Diversidade Tucana está mobilizando pessoas para participarem hoje (29/10) da "Caminhada José Serra Presidente".
Veja um dos e-mails que recebi dentre as centenas que enchem minha caixa de spam com propagandas do Serra:

"Amigos,

Acontecerá amanhã (29/10) uma grande caminhada de apoio à eleição de José Serra para presidente. O evento vai contar com inúmeras lideranças políticas de peso, artistas, intelectuais e muita... mas muuuuita gente!

Claro que não podia faltar a Diversidade! E você, sendo ou não do PSDB e sendo ou não da Diversidade, é nosso convidado para caminhar com o nosso grupo, participar dessa nossa alegria.

Os apoiadores de Serra à presidência estarão presentes numa caminhada pacífica a favor da democracia e do Brasil. A caminhada sairá do Largo São Francisco às 12 horas em direção à Praça do Patriarca e chegará na Praça da República, às 14 horas. Cada grupo se encontrará em um ponto do centro antes de se juntar à concentração.

A Diversidade, para participar da caminhada unida, se encontrará às 11:30, em frente a "Empadaria Brasil", localizada na Rua José Bonifácio, 254. Estaremos com camisetas e bandeiras, será fácil nos identificar. Mas é importante sermos pontuais, para rapidamente nos organizarmos e irmos na direção do Largo São Francisco!

Vamos juntos! Tragam seus amigos, familiares e colegas de trabalho! Nos vemos lá!"

Convite pelo Twitter da Diversidade Tucana

"Pessoal da Caminhada SERRA PRESIDENTE: A Diversidade fará a concentração às 11h30 em frente ao Empada Brasil (R. José Bonifácio, 254)."

http://twitter.com/DivTucana


Preciso urgente tomar o meu antiemético!

Um abraço!

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Papai Gay, Jadilson Rodrigues e Ricardo Aguieiras,

Os comentários de vocês é muito superior ao próprio texto que fiz.

Divergir em opiniões, com fundamentos, só ajuda que outros (como eu) partilhem do conhecimento e posições pessoais de vocês.

Jadilson, minha única ressalva aos seus comentários diz respeito a posição daqueles que divergem de um determinado partido político. Respeito muito o LGBT do PT, a Diversidade Tucana e o Movimento do Voto Nulo. Vejo em todos uma posição consciente e política, em consonância aos seus ideiais partidários.

E, em relação ao partidarismo no Movimento, particularmente, só admitiria se o partido houvesse assinado um compromisso formal com os direitos lgbt.

Abraços
Carlos Alexandre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin