O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 18 de setembro de 2010

São João Del-Rei - Minas Gerais: A importância do Movimento LGBT no interior



Fui convidado a participar da Semana da Parada Gay de São João Del-Rei, em Minas Gerais, pelo Coordenador de sua Parada, Carlos Bem.

A cidade é repleta de adjetivos: histórica, turística e universitária. Não a conhecia. Muito charmosa, assim como são seus moradores.
/
É uma cidade sui generis. A designo como sendo do "interior" do estado de Minas Gerais (para não errar), com toda tradição que advém de uma pequena cidade, inclusive o fato da maioria se conhecer, entretanto, não dá para chamar de "interior" uma cidade que possui aeroporto, universidade federal, redes hoteleiras, uma diversidade de bancos e etc. Fica ao lado de Tiradentes, razão de uma certa "disputa".
/
O contraste cultural de uma cidade relativamente pequena ainda me chama atenção. Quando poderia imaginar que andaria pela manhã por suas ruas, e ao passar por pessoas mais idosas e absolutamente desconhecidas fosse ser cumprimentado com um bom dia?

O evento de São João Del-Rei daria inveja a qualquer associação de uma metrópole. Carlos Bem e seus companheiros de militância agem com elegância, profissionalismo e seriedade.

O evento ocorre junto com uma forte campanha para que os cidadãos façam testes gratuitos de HIV: “Eu já estou sabendo e você?” (foto acima). Trata-se de um trabalho de militância com responsabilidade, não usual. Já no aeroporto detectei a militância usando camisetas com a chamada. Quando questionado, o coordenador da Parada esclareceu que os testes são realizados em locais específicos, onde LGBTs estejam devidamente amparados. Não serão realizados durante a Parada, sem prejuízo de ser umas das principais publicidades durante toda a semana de eventos.

Fui testemunha ocular do início da relação promissora criada com a rencente Presidente da OAB de São João Del-Rei, Dra. Carla Freire de Abreu, pelo Movimento local. Fruto de um trabalho bem conduzido pelo seu coordenador.

A minha participação ocorreu para falar sobre a relação dos direitos negados aos casais LGBT, junto a uma bancada jurídica, formada pela Presidente da OAB local e um membro do Ministério Público da cidade, o qual parece que encima da hora informou que não poderia comparecer. Sua ausência me inspirou desconfiança, mas com certeza não representa a atenção e o papel que o Ministério Público, especialmente o Federal, genericamente, tem adotado em relação aos direitos LGBT.

Falar da ausência de direito é algo que pode ser enfadonho e espero que não tenha cansado aquelas aproximadas noventa pessoas que lá foram prestigiar o evento na Universidade Federal de São João Del-Rei. Minha enfática foi sobre a informação, no intuito de cada qual conscientemente decidir o que democraticamente deseja fazer com ela.

Estamos em época de eleições e o Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV), com o tema “Voto pela cidadania, vote contra a homofobia”, “tem a finalidade de politizar o movimento, bem como avançar na promoção de políticas públicas que garantam a dignidade da população LGBT”.

Cada vez mais me convenço da vital necessidade da informação. Embora ela nem sempre seja sedutora ou engraçada. Assim como o direito, muitas vezes a informação só é buscada quando dela necessitamos. O MGRV conta com o amadurecimento local e a curiosidade de seus jovens para atingir sua finalidade.

A Presidente da OAB, acompanhada da sua representante da Comissão de Direitos Humanos, demonstraram o quanto estão efetivamente envolvidas com as questões dos direitos das minorias e Carlos Bem, um jovem de apenas 25 anos (foto à direita), mostrou toda sua empatia, persuasão e o quanto sabe tirar proveito da situação para articular e obter maior êxito para a comunidade.

Tive oportunidade de conversar com algumas pessoas LGBT que não pertencem ao movimento local. Esta é a real 'prova dos nove' que vai além das aparências.

A importância do Movimento LGBT nas cidades menores se descortinou aos meus olhos, já que fui criado e sempre vivi numa região metropolitana. Nas cidades menores, todos são mais facilmente identificados e muitos dos LGBTs não conseguem 'ocultar' sua orientação sexual detectada pelos demais moradores induzidos, inclusive, pelas amizades que aqueles possuem. É fatal que pessoas que se identifiquem se agrupem. Daí ser crucial um movimento social local que lute pelo reconhecimento da dignidade da pessoa humana LGBT. Sei que pode existir, mas não notei qualquer conduta homofóbica na convivência dos LGBT e os universitários locais no breve período que lá estive.

O Grupo da Região das Vertentes me parece que está no caminho certo.
/
Infelizmente, em razão de outros compromissos, não pude permanecer em São João Del-Rei para assistir os demais eventos da Semana e participar da Parada, mas soube do sucesso que teve o encontro realizado com os jovens, assim como na cidade ouvi que muitos torcem para que não chova no próximo domingo, dia da Parada.

Fica aqui registrado os meus parabéns para Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV) e, particularmente, para os jovens que o integram, em especial seu coordenador, Carlos Bem. Amanhã acontece a Parada, mesmo antes de ocorrer já um sucesso!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin