O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 3 de julho de 2010

Enquanto isto, na Argentina... casamento homossexual será votado pelo Senado em 14/07, com decisão favorável do Supremo Tribunal já pronta na gaveta


Carlos Tufvesson encaminhou um e-mail da Central de Notícias Gays para listas de discussões acerca do Casamento Homossexual que será votado em 14 de julho na Argentina, chamando atenção para algo bastante interessante: nunca recebeu um e-mail destes na versão tupininquim.

O teor da notícia diz:

A torcida das lideranças LGBTs da Argentina, em época de Copa do Mundo, está dividida entre a seleção do país e uma votação histórica sobre direitos arco-íris.

Está prevista, para 14 de julho, a apreciação do casamento entre Homossexuais pelo Senado. Um dos lemas da ação política das ONGs LGBTs é “Quero igualdade, quero respeito. Quero meu direito ao casamento!”.

O clima está bem agitado. Há debates organizados pelo Senado Federal em várias cidades do país. Ativistas têm pedido para LGBTs irem a essas reuniões e chegarem cedo porque religiosos têm se organizado para encher sozinhos os lugares.

Uma das armas do movimento pró-casamento é uma campanha com artistas conhecidos na Argentina
”.
Assisti no youtube a campanha que os famosos artistas argentinos fizeram. Muito bem realizada a campanha, chama atençao a quantidade de figuras públicas que participam. Assista, é bem bacana:



Carlos Tufvesson tem toda razão. Nunca assisti nada igual por aqui. Nem mesmo, com raríssimas exceções, homossexuais pleiteando o direito ou debate sobre casamento.

A única coisa que se vê em comum tanto na Argentina como no Brasil, além do futebol, é a religião intervindo de forma enlouquecida contra os direitos LGBTs.

A Igreja Católica está apelando para as criancinhas. É que iniciou uma campanha para reunir adeptos nas escolas contra a aprovação do projeto do casamento gay na Argentina desencadeando uma polêmica com o Governo, que descreveu a iniciativa como "perigosa".
/
E como sempre a religião tentando intervir na questão de direito. Segundo chefe da comissão, Justo Carbajales, do diário La Nación: "Nós trabalhamos com a Igreja Evangélica e organizações judaicas e muçulmanas e tivemos uma grande resposta. No total, estima-se que já ultrapassa meio milhão de assinaturas de pessoas que se opõem ao casamento gay"
/
Predomina a fração PJ (peronista), que controla 34 dos 72 assentos no Senado, sugerindo que a reforma seja aprovada em 14 de Julho, entretanto, alguns parlamentares aliados ao governo manifestaram sua oposição à iniciativa, a qual divide os principais partidos políticos do país.
/
A exposição "Ciência em favor do casamento para casais do mesmo sexo" foi realizada no Salão Eva Perón no Senado.
/
Na conferência participaram figuras de destaque em universidades nacionais e as associações profissionais de psiquiatria, psicologia, pediatria, medicina, filosofia, antropologia, sociologia e direito.
/
A reunião foi aberta pelo presidente da Comissão da Cultura e da Educação da câmara, Rubén Giustiniani, para quem, "sem dúvida, a aprovação da lei do casamento para casais do mesmo sexo constitui um avanço substancial em matéria de direitos humanos e da cidadania, inclusão e reconhecimento."
/
Maria Rachid, presidente da FALGBT disse que "eventos foram realizados, bem como referências culturais e líderes de diferentes religiões, este evento continua a manifestar o amplo consenso social em favor da Lei da Igualdade, que é instalado entre todos os argentinos e argentinas".

O respaldo científico que tem a Argentina para a modificação do Código Civil, permitindo o casamento de pessoas do mesmo sexo, foi exibido no Congresso Nacional pela Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros ( FALGBT ).

Juízes do Supremo Tribunal da Argentina já teriam escrito uma decisão favorável ao pedido de acesso aos direitos de casamento para casais do mesmo sexo, segundo informou o jornal “Tiempo Argentino” e divulgado pela Rádio Continental, evidentemente, ambos argentinos. Segundo informaram eles, a Suprema Corte Argentina pretendia declarar inconstitucionais os artigos do Código Civil que hoje impedem o casamento civil de duas pessoas do mesmo sexo. Essa questão diz respeito a recurso existente impugnando o casamento de Maria e Claudia Castro Rachid, apresentado em 2007. No entanto, a suprema corte resolveu esperar que a questão seja definida no Congresso antes de emitir sua decisão.

Esse ponto mostra que, de uma forma ou de outra, pelo legislativo ou judiciário, casais de gays ou lésbicas, em breve, serão capazes de realizar o casamento na Argentina.

Com o final da Copa do Mundo para os Argentinos o foco deve mudar do futebol para a política. A vitória de goleada da Alemanha sobre a Argentina encerra este capítulo de Diego Maradona e deve chamar atenção para outro, casamento de homossexuais.
/
Não há como deixar de falar, coincidência ou não, tanto a Holanda como a Alemanha possuem leis que aprovam o casamento de homossexuais. Portanto, na busca de identificações com os vitoriosos, para os LGBTs não houve derrota. Venceram as melhores seleções e países que respeitam os direitos LGBTs. Serve de recado, sob este enfoque, que Deus não é brasileiro ou argentino. Protege mesmo é quem respeita e reconhece o direito do próximo!
/
Aos irmãos sul-americanos argentinos nossa torcida e também nossa admiração. Estão infinitamente mais a frente que nós brasileiros. Lutam pelo casamento homossexual, com real apoio do Governo e muita organização da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros.
/
Aqui suplicamos ainda pela união estável homoafetiva e, para nossa desgraça, além de termos uma Frente Parlamentar Evangélica (numa minoria que prevalece sobre a maioria dos parlamentares), os candidatos a Presidência da República, Marina Silva, Dilma Roussef e José Serra aceitam no máximo a discussão da união civil e tiveram o topete de falar a imensa asneira, apenas para negar nossos direitos, que casamento é sacramento religioso, em ofensa frontal ao casamento civil previsto no ordenamento jurídico brasileiro.
/
Atraso é pouco!
/
Fonte:

2 comentários:

Papai Gay disse...

Adorei a analogia ao "Deus é Brasileiro..." Deus está me parecendo mais para colorido que nunca... rs

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Oi Papai Gay,
Saudades de seus comentários...
Imagine que só hoje vi este!
Você tem toda razão. E agora até Argentina deve ter a predileção de Deus!

abs,
CA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin