O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Descobertos anticorpos capazes de neutralizar 90% das variedades de HIV

A estrutura do anticorpo VRC01, em verde e azul, ligando-se ao HIV, em cinza e vermelho. Divulgação

"Cientistas descobriram dois anticorpos capazes de impedir, em condições de laboratório, que mais de 90% das cepas conhecidas do vírus causador da aids, o HIV, invadam células humanas. Os pesquisadores também foram capazes de demonstrar como um desses anticorpos obtém o efeito.


O trabalho, descrito na edição desta semana da revista Science, pode inspirar o desenvolvimento de vacinas contra a aids. Os anticorpos também poderiam ser desenvolvidos como uma forma de tratamento da doença, acreditam os autores da descoberta, cientistas ligados ao governo dos Estados Unidos.

"Estou mais otimista sobre uma vacina de aids neste momento do que provavelmente já estive nos últimos dez anos", disse o principal autor do estudo, Gary Nabel.

O médico Anthony S. Fauci, diretor do NIAD, órgão do governo americano dedicado ao estudo de alergias e doenças infecciosas, refere-se à descoberta dos anticorpos e à determinação do método de ação de um deles como "avanços excitantes". "Além disso, a técnica usada para descobrir esses anticorpos representa uma nova estratégia que pode ser aplicada na criação de vacinas para muitas outras doenças", afirma, em nota.

Os anticorpos descobertos, chamados VRC01 e VRC02, foram encontrados no sangue de um paciente infectado com o HIV e que não desenvolveu a doença.

A detecção foi feita com base numa nova técnica, que utiliza uma proteína modificada do HIV para localizar anticorpos específicos para a parte do vírus que se liga à célula infectada.

Os cientistas determinaram que o VRC01 e o VRC02 neutralizam mais cepas do HIV, e com maior eficiência, que anticorpos para o vírus testados anteriormente.

Descobrir anticorpos capazes de neutralizar cepas do HIV originárias de qualquer parte do mundo tem sido um desafio, porque o vírus muda continuamente a estrutura de proteínas em sua superfície. Isso dificulta o reconhecimento do invasor pelo sistema imunológico. E, como consequência dessas mudanças, um número enorme de versões do vírus existe no mundo.

Mesmo assim, cientistas identificaram algumas poucas áreas na superfície do HIV que se mantêm praticamente constantes em todas as versões. Uma dessas áreas, localizada nos "espinhos" usados pelo HIV para se ligar a células do sistema imunológico e infectá-las, é chamada de local de ligação CD4.

Os anticorpos VRC01 e VRC02 bloqueiam a infecção pelo HIV ligando-se a esse local, evitando que o vírus consiga usar o "espinho" para se agarrar às células imunológicas.

A aids infecta cerca de 33 milhões de pessoas no globo, de acordo com a agência da ONU para a doença, a Unaids. Já matou 25 milhões desde que a pandemia teve início, nos anos 80, e não há atualmente uma vacina ou cura, embora seja possível controlar a infecção com drogas.
(com Reuters)"
/
Fonte:

3 comentários:

Associação da Parada de Goiás disse...

Olá!

Eu, Euripedes Silvério, presidente da Associação da Parada de Goiás (APOGLBT-GO), solicito a gentileza de divulgar em seu blog o evento, conforme informações abaixo.

O flyer do evento (imagem) pode ser obtido no link:
http://2.bp.blogspot.com/_5DOWjpZLh6Q/TC3OZ6P7_NI/AAAAAAAAAAc/X0dIy_RxrBA/s1600/Panfleto+Parada+2010.jpg

Grato .

________________


XIV Parada LGBT de Goiânia
Dia: 05 de setembro 2010
A partir das 12:00 horas
Bosque Botafogo

Tema: “Nosso voto, nossa força. Por um Brasil sem homofobia”.

Atividades:
II Semana LGBT no SUS – de 30/08 a 03/09 – Postos de Saúde
Drag Cultura 2010 - 04/09 às 20:00 horas no Bosque Botafogo

Outras atividades como tarde cultural, oficinas, shows artísticos e seminários, com a participação de convidados de outros estados, ainda estão sendo discutidos e serão divulgados oportunamente.

Realização: Fórum de Transexuais de Goiás
Comissão Organizadora (ONGs): AFROLGBT, ALEGO (Associação de Lésbicas de Goiás), APOGLBT-GO (Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás), ASTRAL-GO (Associação de Travestis do Estado de Goiás), Grupo Colcha de Retalhos (UFG), Flor de Lis (Trindade), Igreja I.R.I.S (Igreja Renovada Inclusiva para a Salvação) e Nação Maria Retalho.

Informações podem ser obtidas com a Presidente do Fórum de Transexuais, Beth Fernandes, pelo fone (62) 8419-2523.

Outros canais de comunicação:
E-mail: paradagoias@hotmail.com
Blog: www.paradagoias.blogspot.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0 (ou pesquise “parada goias”)
Twitter: @paradagoias

Leco Vilela disse...

então ele enibe o crescimento bloqueando o aumento da CD4 ou minimalizando, isso eu não entendi...

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Leco,também partilho da sua dúvida. A única coisa que conclui é que foi dado um sopro de esperança para que no futuro surja uma vacina e que novas drogas interfiram para aqueles que necessitam uma melhor qualidade de vida.
Beijos
CA



Euripedes Silvério,
Pode contar comigo, apenas solicito que envie um e-mail para minha caixa postal carlosalexlima@uol.com.br quando estiver mais próximo da realização da Parada de vocês.
Abraço
Carlos Alexandre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin