O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Crimes de Homofobia x Falta de cidadania LGBT


Os crimes homofóbicos existem, e são muitos.

O Antropólogo e fundador do Grupo Gay Bahia, Luiz Mott, é conhecido nacional e internacionalmente pelo dedicado trabalho de projetar para a grande mídia o número de crimes de homicídios praticados em decorrência da orientação sexual em que as vítimas são LGBTs.

A primeira grande verdade é que o número indicado pelo Luiz Mott (exemplo de alguém que exerce a cidadania) está longe de representar a realidade, uma vez que o mesmo se baseia, em regra, em notícias que viraram matérias jornalísticas divulgadas pelo país. As que não foram publicadas, dificilmente faz parte da sua relação, e aquelas que chegam ao seu conhecimento, ele mesmo busca junto a militância local informações mais detalhadas, confirmando o dado exposto.

Portanto, a relação indicada pelo Luiz Mott de homicídios que LGBTs foram vítimas, em razão de sua orientação sexual, como ele mesmo sempre esclarece, é bem menor daquilo que expõe. Há neste imenso Brasil inúmeros gays, travestis, transexuais e bissexuais assassinados sem que tenha chegado tal notícia na mídia escrita.

O número de assassinatos homofóbicos assusta! Mas o número de crimes homofóbicos, caso fosse pesquisado, assustaria muito mais!

Entretanto o homicídio não é o único crime praticado, em face de LGBTs, motivado pela discriminação à orientação sexual do ofendido, apesar de ser o mais grave.

Deveria fazer parte da triste e chocante relação, apenas a título de exemplo, aqueles de ofensa a honra (calúnia, injúria e difamação), assim como os crimes sexuais, como o estupro e todas as espécies de lesões corporais, desde que tenham sido, evidentemente, “abonados” pelo criminoso no fato da vítima ser LGBT.

O número de ofensas morais dirigidas aos viados, sapatões, travecas e etc, justificado no ódio e desprezo de preconceituosos não é menos crime homofóbico que aquele crime de homicídio, a diferença repousa apenas na punibilidade imposta pelo Estado. Algumas vezes o ódio foi até maior.

Enquanto o Estado não impor o registro de tais ocorrências, nas delegacias de todo país, inexistirão dados fidedignos e permaneceremos apenas com aquela afirmativa, incontroversa, mas extremamente minimizada, que no Brasil é assassinado um homossexual a cada dois dias, como exemplo da homofobia.

Se de um lado, o Estado merece críticas por colocar debaixo do tapete este crime bárbaro, de outro, os LGBTs também devem fazer uma autocrítica honesta.

Em pleno carnaval ouvi uma amiga relatar um evento criminoso, bastante conhecido, que sofreu seu amigo gay. Ele foi vítima do velho e conhecido “boa noite cinderela”. Quatro sujeitos ingressaram em sua cobertura e fizeram a limpa, deixando a vítima em estado de lamentável com a utilização aleatória de medicamentos.

Todos somos passíveis a sermos vítimas de criminosos e não entra aqui qualquer julgamento sobre a eventual irresponsabilidade ou ingenuidade da vítima. Quando se está diante de um criminoso, experiente e altamente preparado para a aplicação de um golpe, as chances da vítima são reduzidas potencialmente. Evidente que se espera regras de comportamento acautelatórias de uma pessoa média, mas ninguém está livre de um criminoso expert.

Houve o roubo com a subtração de seus bens e violência física, a qual foi descoberta horas depois por amigos, que acionaram imediatamente a polícia.

A polícia fez sua parte. Foi ao local, pegou depoimentos e solicitou a entrega dos vídeos externos de uma empresa vizinha ao local, para identificar a quadrilha. Após os dados colhidos, identificação realizada, solicitou que a vítima fizesse o reconhecimento pelas fotos e ADIVINHE O QUE A VÍTIMA FEZ? Optou afirmar que não lembrava e não possuía certeza, se isentando de qualquer vínculo.

Esta atitude do gay vitimado é COVARDE e EGOISTA, e no meu ponto de vista, criminosa. Outras pessoas serão vítimas dessa quadrilha, até eventualmente com conseqüências fatais, sem que a polícia nada possa fazer, por conta desta falsa declaração.

Todo trabalho dos policiais foi para o lixo. O tempo gasto pelo poder público foi um grande desperdício. Não me causaria espanto, apesar de ser obrigação e não faculdade, que quando outro homossexual fosse realizar ocorrência de crime idêntico com os mesmos policiais, estes o tratasse com a falta de zelo necessário. Um erro não justifica outro, e nem merece aplauso, mas cá entre nós, deve dar um nó no estomago perder tempo com nada, especialmente numa cidade que precisa tanto deste tipo de serviço.

É comum ouvir de gays que não se sentem a vontade para se dirigir a uma delegacia e reclamarem do atendimento prestado, mas não foi a hipótese e ainda que fosse, se trataria de se fazer exigir o pleno exercício de cidadania, mas fica difícil quando não se é cidadão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza, foram bem mais crimes e assassinatos HOMOFÓBICOS.

Apenas para melhor ilustrar o descalabro HOMOFÓBICO BRASILEIRO, resolvi contar de OUTUBRO 2009 à JANEIRO 2010. Foi assustador.

Eu sozinho pesquisei. Fiquei revoltado com o que via.

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Prezado Anônimo,
Adoraria obter esses seus dados.
Como fez a pesquisa?
Obrigado e abs,

Anônimo disse...

Oi Carlos, parabéns pela postagem! Sou homosexual e soropositivo. Em minha própria familia nem todos me aceitam. Meu pai sempre me espancou muito quando criança e a causa não era a sexualidade, ele era e é agressivo mesmo. Agora que descobriu que sou homosexual e soropositivo esta prestando o favor de me fazer sentir um nada, outro dia veio um amigo da familia que ja fazia mais de 10 anos que eu não encontrava, cumprimentei-o e ele ja veio dizendo: "Amigo, você precisa assistir o bigbrother pra você ver que veado vira homem." nunca contei pra essa pessoa da minha sexualidade nem me comportei de forma que ele ficasse sabendo, ele estava acompanhado de meu pai, tenho certeza de que foi ele que denegriu minha imagem perante o amigo dele.. Outro dia ele estava dormindo e alguém me chamou aqui em casa, ele comentou pra minha irmã que alguem me procurou, ela disse que não era ela e ele fez o seguinte comentário: "Então deve ser algum parceiro dele" nunca trouxe ninguem na minha casa, no outro dia descobri que era minha outra irmã que veio me procurar, ela disse na frente dele! Complicado quando se tem na familia uma pessoa que comporta dessa maneira, sei que o que ele esta fazendo é o mínimo porque ja sou maior de idade e cuido da minha vida, mas ja sofri muito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin