O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

APESAR DE TUDO, EU ACREDITO NO NATAL



Porque é Natal...

A família normalmente se reúne.

De repente a pergunta cretina de sempre ao jovem gay. Namorando? Tem saído com alguma garota?

Essas perguntas soam verdadeiras provocações, um ar de ameaça, tipo eu sei que você é viado e posso fazer de você a berlinda desta noite..

E não é incomum, um adolescente homossexual ainda no armário, mesmo querendo passar despercebido, descobrir que esta sendo o centro da conversa de um maldoso membro famíliar, seja ele um tio, tia, primo, avô.

É odioso quando nesses eventos o escolhem para jogar o canhão de luz, despertando a discussão sobre aquilo que deveria ser a 'sua' vida.

Nada mais desagradável. Tudo que o jovem gay deseja é estar invisível e que aquele encontro acabe o mais rápido possível.

Esse tipo de pessoa, que toda família possui, é inoportuna e como todo inoportuno que se preze, bebe além da conta e fica potencialmente inconveniente. Quando todos se reúnem à mesa para a refeição, e ao final, regada a bebidas, vira uma conversa familiar em que todos se sentem liberados para se meter na vida dos outros, a coisa vira desespero!

O jovem gay está a um passo de ter que se confrontar involuntariamente com todas as emoções que não desejava, um misto de pena dos pais, e de si mesmo, regado a medo, insegurança, falta de controle, ansiedade e sentimento de rejeição.

Alguém pode ser feliz assim?

Velhos tempos...

O tempo passa e o jovem homossexual se torna homem, independente e amadurecido, porque as pauladas da vida não permitem outro caminho. No lugar daquele parente desagradável surgem outros personagens, algumas vezes alguém do trabalho. Tenho para mim que a maioria dos homossexuais se vê obrigado a vencer tantos obstáculos que, para se garantir profissionalmente, acaba por superar os demais, se destacando e tornando-se imbatível e, por conta disto, todos preconceituosos acabam tendo que engoli-lo, por pura falta de opção.

Exceto... na festinha do trabalho, a dita confraternização de final do ano, quando novamente aparece um recalcado homofobico que não quer perder a piada, que por acaso é você. Óbvio que aqui a reação é outra e o gay já sabe se defender e revidar, mas convenhamos, não se trata de 'festinha de confraternização', mas mais um momento absolutamente desagradável.

Vencida também esta etapa, segue outra, a social.

E aí não tem jeito, o vilão da vez que o persegue são os políticos homofóbicos, que tentam de todas as formas, garantir a manutenção de um tratamento desigual, pregando que o mesmo é antinatural, fomentador de doenças e desgraças, e que nenhuma dignidade e respeito merece. Isto sempre com um discurso torto que o ama e quer lhe salvar… Essa praga é a pior de todas, pois eles detêm algum poder e o utilizam na luta para que toda a sociedade pense como eles e continue a discriminar os homossexuais. Não se limitam a pisar e diminuí-los, também negam todos os direitos e garantias, até o direito a vida, optando estarem do lado de agressores e assassinos de homossexuais, que matam dois a cada dia, impedindo, para tanto, a aprovação de projeto lei que criminaliza essa barbárie fundada no preconceito. Essas pessoas estão com suas mãos sujas de sangue de cada vítima homossexual assassinado.
.
Se um dia nós não a vencermos, elas serão vencidas no reino dos céus.
.
Mas como acredito em milagres, e porque, no final das contas, EU ACREDITO NO NATAL, quem sabe tudo não muda, como na música de Natal do então Padre Zezinho:
.
Porque hoje é natal
Porque Deus nos deu Jesus
Há uma luz no céu de cada qual
Porque hoje é natal

Cordeiro e lobo hão de beber
Das mesmas águas beberão
É bem assim que tem que ser
Pra um novo tempo acontecer

Seremos todos mais irmãos
Faremos tudo pela paz
Faremos muito, muito mais
Porque hoje é natal

.

Feliz Natal!
.
*Foto de Ferruccio Silvestro, agredido por homofóbicos após sair de uma boate em Niterói

Um comentário:

Maria Cristina Martins disse...

Meu netinho favorito:))

Feliz Natal, querido!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin