O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Prefeito de Buenos Aires amarelou e não autorizou o casamento dos gays argentinos


Como já antes divulgado aqui neste blog, estava previsto para hoje o primeiro casamento de dois homossexuais na America Latina.

O casal, José Maria Di Bello e Alex Freyre, no dia marcado, 1º de dezembro, apareceu na conservatória do registo civil, de terno preto, prata e laços de fita vermelha, simbolizando a conscientização sobre a Aids e esperaram durante horas, cercados por simpatizantes e um imenso número de jornalistas, o cumprimento da decisão favorável dada por um juiz .

"É duro ter de passar este dia à espera de um direito que deveria ser nosso", disse Gilberto Freyre, como ele lutou para conter as lágrimas.

Em uma reviravolta dos acontecimentos, a decisão final ficou para o prefeito, Mauricio Macri, que inicialmente tinha dado luz verde ao casamento. Nessa confusão de casa não casa, o casal ficou aguardando até o último instante, quando os advogados saíram para anunciar a notícia: A cidade não permitiria o casamento até que o Supremo Tribunal se pronuncie sobre o caso.

Grupos de direitos dos homossexuais manifestou indignação com a decisão e disse que iria marchar até a prefeitura em protesto.
.
"Em um ato de desrespeito total, o governo municipal decidiu ignorar a decisão do juiz da cidade", disse Maria Rachid, presidente da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais. "Macri mentiu para nós."
.
É verdade, já que foi propalado aos quatro ventos que Macri havia anunciado que não iria recorrer da decisão do juiz que havia permitido a cerimónia, gerando esperanças entre os ativistas que a Argentina poderia ser o local do primeiro casamento gay do continente.
;
O casal havia escolhido o dia primeiro de dezembro para a celebração do casamento por ser o Dia Mundial da AIDS e serem eles portadores do HIV. A idéia era contribuir na redução da discriminação.

Apenas sete países do mundo permitem casamentos gay:

Canadá,

Espanha,

África do Sul,

Suécia,

Noruega,

Holanda e

Bélgica.


Nos E.U.A. os estados que permitem o casamento do mesmo sexo são Iowa, Massachusetts, Vermont, Connecticut e New Hampshire.
.
Na Alemanha se fala de casamento entre homossexuais e até divórcio, mas pelo que entendi a lei que os contemplam é de parceria. Fica a dúvida.

No Brasil, como todos sabem, nem lei que reconheça a união estável entre homossexuais existe.

Muitos na Argentina ainda se opõem ao casamento gay, em especial a Igreja Católica Romana.
Em meio à polêmica, o casal continua empenhado na causa. Pelo menos eles lá ainda podem ter esperança de se casarem. Sorte deles não serem brasileiros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin