O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Discriminação homofóbica gera condenação do apresentador de "Brasil Urgente" na BAND


O apresentador do programa da BAND, "Brasil Urgente", José Luiz Datena, é bastante conhecido pelo seu jeito sensacionalista, sempre visando atrair determinado público.

Na edição do dia 30 de abril do seu programa diário, o referido apresentador Datena disse frases como "Isso é um travecão safado" e "travecão botinudo do caramba" ao se referir uma travesti, após esta ter empurrado o câmera da emissora.

A Defensoria Pública de São Paulo fez a denúncia contra o apresentador por causa dos referidos comentários realizados durante a exibição de uma briga na rua protagonizado pela travesti e um rapaz.

Na época o apresentador falou que não pode ser acusado de homofóbico. "Eu me referi à agressão ao cinegrafista. Não é porque o cara é travesti que pode agredir outra pessoa. E me defenderei nos termos da lei", afirmou.

Segundo notícia do Portal Terra saiu a decisão e José Luiz Datena foi condenado no processo administrativo promovido pela Defensoria Pública por “discriminação homofóbica” pela Secretaria da Justiça de SP e receberá uma censura. Na verdade, a intenção da Defensoria era que o apresentador fosse condenado a pagar uma multa de R$ 246 mil.

Há informações que tanto a Defensoria quanto Datena irão recorrer.

Evidente que não assisto a este tipo de programa, mas ainda assim corri atrás das imagens com as agressões verbais do apresentador. Não encontrei. No Youtube resgatei apenas as cenas da briga e um comentário do apresentador José Luiz Datena que sugere ter sido dito – como desculpa - após a polêmica já criada com os ditos xingamentos.




Quem lê o título e assiste as cenas do video no youtube fica com a impressão que a travesti realmente se trata de uma pessoa agressiva.

O título é “Brasil Urgente - Travesti enfurecido agride homem no meio da rua 30/04/2010”. Só pelo título constatamos que quem concebeu tal título se colocou como sentenciante, profundo conhecer dos fatos que envolvia os dois protagonistas da briga e que toda a culpa era da travesti, dita "enfurecida", e que o “homem” teria sido a vítima “agredida”.

Esta briga foi registrada na delegacia de polícia e certamente a justiça, com a apreciação de todos os fatos – comprovados – por ambas as partes, decidirá (se já não decidiu) o que de direito.

A questão aqui é outra. Apesar de não conseguir as imagens com as falas do apresentador xingando publicamente a travesti, sabemos que isto efetivamente ocorreu, tanto é assim que foi aberto processo administrativo e este concluiu pela censura do apresentador.

Pelo que pude apurar este apresentador aparenta ser de baixíssimo nível e useiro e vezeiro de se manifestar de forma questionável. Existem outros processos contra ele, envolvendo ateus e até uma cia. aérea italiana.

O importante neste episódio é que o xingamento as travestis pelo apelativo apresentador Datena não ficou sem resposta.

É inaceitável que programas sensacionalistas ou “piadistas”, na ânsia de audiência, firam publicamente a honra dos LGBTs e nada ocorra.

Aqui foi possível o processo porque houve a provocação realizada a Defensoria Pública, que por sua vez, atuou junto a Secretaria da Justiça de SP, para que existisse tal censura.

Este episódio merece ser publicado para servir de exemplo que vale a pena exercer a cidadania.

2 comentários:

ronaldo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ONfPCxKdGT4&feature=player_embedded vc ja viu esse video

Anônimo disse...

Bom, minha intenção é mostra os fatos como realmente são idependente da polêmica que vai causar, mas sabemos que homossexualismo não deve ser oficializado pela mídia e muito menos pelo governo, as pessoas devem ser tratadas como homem e mulher perante a justiça e ter seus direitos garantidos, agora o homossexualismo não é uma nova versão do ser humano, portanto, não tem que ter direitos legais a não ser os que já existem para homem e mulher. Portanto tem que ser tratados também com respeito como todas as pessoas por igual, e não deve passar disso. Se meu comentario for aprovado beleza, se não for, tudo bem, aliás esse é um espaço público, porém não ofereçe imparcialidade, mas se for aprovado, comprimento vocês como um orgão sério e competente. Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin