O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

BBB 10: “É O QUE TEM PRA HOJE!”


Assim diria Dicesar ou Dimmy Kieer e da mesma forma me referirei a ele e os demais LGBTs, o "Grupo Colorido" da casa do BBB 10, composto também pelo Serginho e Angélica.

Aliás, nenhum deles sabe que LGBT é a sigla do Movimento LGBT, no Brasil e, em regra, fora dele.

Foi um espanto ver que, depois de um silêncio constrangedor, precisou a simpatizante Elenita (foto ao lado) responder que o termo “GLS” teria sido substituído pela sigla “GLBT”, colocando o G na frente, como de fato era a antiga ordem das letras !!!

Dicesar que como drag queen frequenta Paradas Gays pelo país, a princípio realizados para lutar por direitos e não apenas dar pinta, ainda agravou o equívoco, afirmando que agora seria "GLBTT", com um "T" a mais, ao invés de LGBT.

A pergunta foi feita aos três homossexuais: uma jornalista, um antenado cibernético e uma drag que não sabiam sequer a sigla do movimento que luta pelos direitos deles, então o que dizer dos heterossexuais que não sofrem na pele a ausência de reconhecimento de direitos?!

É-o-que-tem-para-hoje!

Reconheço a propriedade da indignação do apresentador que questionou para onde foi o “S” de simpatizantes do antigo termo GLS, ao ouvir a resposta da Elenita. Afinal, foram dois heterossexuais que dialogaram, em rede nacional, sobre o movimento que lutava pelos direitos de todos os LGBTs. De fato, há simpatizantes que levantam mais bandeiras pelos direitos LGBTs que os próprios lgbts.

Estar em evidência, seja por qual for a motivação, significa assumir responsabilidades. O papel que os três assumiram no programa como o grupo dos “coloridos”, querendo ou não, vai para além de um simples jogo.

Hoje, Dicesar me decepcionou ainda mais.

Dicesar, Sérgio e Angélica resolveram conversar sobre a liberdade de casais homossexuais demonstrarem afeto em público e a pérola do Dicesar não poderia ser mais discriminadora. Segundo ele não seria correto um casal gay se beijar num shopping :

"Tem avó, tem família, eles vão ver você e vão falar 'que falta de vergonha na cara'. Não é assim que você quebra preconceito".


"É tudo igual para mim", discorda Sérgio. Ele acaba se levantando e deixando o maquiador sozinho. Antes, Dicesar solta a frase: "Vai, vai arrumar um namorado e queimar teu filme no shopping".


Angélica chega na varanda e Dicesar quer saber a opinião da jornalista, homossexual assumida. "Andar de mão dada, sim, beijando não, é desnecessário. Hetero quando fica de agarração também é feio ", comenta a moça. "Não ficaria porque pode passar a minha mãe, podem passar as minhas sobrinhas", reforça Dicesar.

"Mas meu sonho é andar numa boa no shopping, na praia", confessa Angélica.

Vamos combinar: que conversinha mais fiada essa!

Dicesar não parece acreditar no direito a igualdade! Casais heterossexuais se beijam normalmente, mas pare ele se um casal homossexual fizer isto é falta de vergonha na cara, pois ele não gostaria que sua mãe e sobrinhas presenciassem essa manifestação de afeto por gays.

Então tá, para ele os héteros podem rir ao assisti-lo andando de sapatos femininos de salto alto vermelhos pela casa, mas não podem ver um casal gay demonstrando afeto, tanto quanto um casal hetero. Donde se conclui que para Dicesar gays só servem para serem caricatas e servirem de anedotas. Que pena que pense assim.

Angélica ficou encima do muro e foi contraditória. De um lado, acha feio e desnecessário o beijo em público (para ela isto é, pasme, “agarramento”), mas sonha “andar numa boa” num shopping e praia. Então tá!

Serginho foi coerente com seu próprio perfil. É o que é naturalmente na TV e na vida, e entende ser natural um casal gay se beijar em público.

Não há dúvida que todos somos e pensamos diferentes e, por princípio, devemos a lidar com as diferenças e aprender a respeitar. Mas é uma decepção constatar o legado que Dicesar, um homossexual vivido, 44 anos, drag queen, que convive com homossexuais e participa das Paradas Gays, está deixando, em rede nacional, para causa LGBT.
.
Dimmy tirou a maquiagem e mostrou a cara de Dicesar. Como ele diz: “E O QUE TEM PRA HOJE”!

6 comentários:

Discípulo disse...

Já ouvi sobre os dois Ts. (travestis e transsexuais, eu acho). Quanto à visão do Dicesar: acho própria do povo da geração dele. Muitos pensam assim. Basta lembrar das pérolas do finado Clodovil. Sei lá... Prefiro entender a declaração do cara como o resultado da cultura de uma época. Um abraço. Cris

Unknown disse...

Clodovil tinha 72 anos quando morreu e Dicesar tem só 44 anos.
Não é idade, é mentalidade.
Adorei o texto.

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Uonomi, sem dúvida já existiu a aplicação dos dois "T"s. Entretanto, o termo atual utilizado é LGBT. A alteração do termo GLBT em favor de LGBT foi aprovada na 1ª Conferência Nacional GLBT realizada em Brasília desde 2008. Minha crítica pessoal ao Dicesar se dá pelo fato dele estar nos palanques das Paradas Gays do país, o obriga a saber aquilo que se está discursando, assim como a Angélica, pois um jornalista tem obrigação de saber como se referir a um movimento, especialmente se o jornalista é homossexual.
Quanto a demonstração de afeto em público há uma grande distância entre aquele que diz que não demonstraria o afeto em público por razões pessoais e aquele que CONDENA os demais que assim procedem. No caso, essas afirmações vindo de uma drag, portanto, uma pessoa que se apresenta em público para LGBTs, me pareceu forte demais. Decepcionei! rs
Obrigado Nathalia!
Abraços

Gueelhermina Velvet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas disse...

Concordo plenamente com Dicezar, hoje a realidade é totalmente oposta do que o escritor do blog quer passar. Ainda acredito que teremos um tempo onde o preconceito cairá, mas hoje não seria muito legal homosexuais se agarrarem em lugai públicos. Não mesmo. Temos q esperar, a nossa hora vai chegar.

Flávio Guilherme disse...

Meda!!! Gente fiquei um pouco perplexo e indignado com alguns comnetários de vcs nesse post... Primeiro pq apesar de concordar que gente se pegando em público eu acho feio seja quem for, até o ex-casal beleza : Brad Pitt e Angeline Jolie... O que não aguentei ler foi: TEMOS QUE ESPERAR A NOSSA HORA CHEGAR!!!
Amigo, um pouco de história e política pra vc... Nunca ouviu uma canção que dizia: 'QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"
Foi símbolo de um período em que os direitos e liberdades era roubados de todos, violados mesmo... Já imaginou se todos esses estudantes, artistas´, cidadãoes tivessem ficado "esperando a nossa hora chegar"????
Amiguinho ( sem querer mesmo ser rude), já dizia o maravilhoso Macaco Simão: Quem fica parado é poste!
Lutar pelos direitos gays é mais que desfilar pelas paradas mundo afora, ou rebolar o esqueleto em boates gays (verdadeiros guetos,pra mim)... É mostrar nossa cara (identidade sexual) na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê!!!
Venha para a luz Caroline!!!! Abraços!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin