O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 16 de janeiro de 2010

SOS HAITI

















Estou arrasado com cada notícias que chega sobre o HAITI nos jornais. A miséria e desgraça no HAITI são DEVASTADORES E INOMINÁVEIS. As imagens acima falam por si só.
.
É impossível não se sensibilizar pelo povo do Haiti.
.
Aquele monte de cadáveres empilhados, o desespero por água e comida, falta de médicos, hospitais e medicação, tudo cercado por destruição. Não rara vezes virei o rosto para não ver a cena mostrada na tv. Vai além dos limites de qualquer ser humano. Mas não há como fechar os olhos para a realidade. Ela está lá e clama pela reação de cada um de nós. Alguma coisa precisa ser feita.
.
Cada um faz o que pode e dá o que é possível. Mas não feche o seu coração para aqueles que não possuem absolutamente nada neste momento. Se cada um se isentar de ajudar o próximo com a desculpa que outros farão, muitos que precisam não serão ajudados. Então, confie e faça sua parte.
,
Sei que aqui no Brasil, depois de escândalos com bandidos que colocam dinheiro na cueca, meia, paletó e de outros que desviam dinheiro e ajudas enviadas para socorrer outras desgraças não nos faz acreditar que seja possível ajudar. Eu mesmo tenho receio, por isso procurei na internet algo parecido com confiável. Fiz a busca do site da cruz vermelha internacional, nacional e acabei me deparando com a CNBB (Conferência Nacional de Bispos Brasileiros).
,
Bem, se hoje mesmo teria mil razões para falar da podridão da CNBB pelas absurdas declarações homofóbicas nas suas criticas ao programa nacional de direito humanos, superarei minha raiva e me aliarei ao CNBB pelo Haiti. Sei que a igreja católica faz parte do universo do Haiti e, apesar do histórico da igreja, acredito piamente que o dinheiro solicitado para o SOS HAITI será realmente encaminhado para o povo que necessita. O problema da Igreja Católica são seus dogmas hipócritas e contraditórios com seus atos, mas acredito piamente na mesma quando diz respeito a fazer essa espécie de organização para caridade.

Por isso transcrevo o que consta no site do CNBB
.
"O resultado da campanha brasileira SOS HAITI se integra a campanha mundial promovida pela Caritas Internacionalis em resposta ao chamado do papa Bento XVI para a solidariedade da Igreja ao povo haitiano.

As doações em dinheiro podem ser depositadas nas contas bancárias abertas exclusivamente para a campanha e serão destinadas às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano.

“Tanto mais urgente se apresenta agora o desafio da solidariedade, para um país que já vivia em condições de extrema precariedade. O apelo precisa ser respondido, sobretudo pelo Brasil, em vista de duas vinculações especiais que neste episódio ligam nosso país com o Haiti, primeiro é a presença do contingente do Exército brasileiro, segundo é o falecimento da doutora Zilda Arns”, foi o que expressou, em artigo enviado a CNBB, dom Demétrio Valentine, bispo de Jales (SP), a respeito da urgência em ajudar o povo haitiano.

As contas para depósito são: Banco Bradesco, Agência: 0606 Conta Corrente: 70.000-2; Caixa Econômica Federal OP: 003, Agência: 1041 Conta Corrente: 1132-1; ou Banco do Brasil, Agência: 3475-4 Conta Corrente: 23.969-0

Mais informações acesse o site da Cáritas Brasileira, www.caritas.org.br ou ligue (61) 3214-5400.

Solidariedade em BH

A arquidiocese de Belo Horizonte, à frente o arcebispo Metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, sensibilizada com o sofrimento do povo do Haiti, concentra esforços e investimentos em uma campanha de solidariedade que será realizada por suas instituições: Vicariato de Ação Social e Política (que tem entre as suas atividades sociais a Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa) e as paróquias.

A campanha é uma iniciativa que será realizada ao longo de todo este ano. Todos podem contribuir com qualquer quantia financeira.

Banco do Brasil Agência: 3494-0 Conta Corrente: 24847-9

Em nome do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política

Outras informações pela Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte: (31) 3269-3138 / 3109 / 3189, pelo site www.arquidiocesebh.org.br e pelo Vicariato para Ação Social e Política: (31) 3422-7033 / 6122 / 4430 e 3428 8046"


* imagens do site http://blogs.tampabay.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin