O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


quinta-feira, 11 de março de 2010

Bial só falta desenhar para que o povo entenda!


A arte de se comunicar reside exatamente no poder de síntese, objetividade e clareza.

As vezes pessoas menos afortunadas como eu, se contorciona inteiro nesta tentativa.

Bial, sem dificuldades, faz com maestria.

No programa do BBB10 o discurso final de Bial para apresentar o resultado do paredão entre Dicésar, Eliéser e Dourado foi um momento de grande beleza e sensibilidade do comunicador.

O texto foi auto-explicativo, didático, claríssimo e ao final, supreendedor e impactante.

Sem informar que se referia o estudo comportamental de um grupo de chimpanzés, Bial revelou escancaradamente para o público o que ocorre naquele grupo do big brother brasil.

Marcelo Dourado também. Hoje, em seu microblog, escreveu:

"Dia de hj e a vitoria ontm dedico a meus senseis fernando, belarmino,cid,royler,nigue,meus pais, e a todos q ajudaram o chinpanze a ficar aki"

Depois deste esclarecimento, só o Bial desenhando para aqueles que ainda não conseguiram entender que chimpanzé é, daquele texto, cada um deles.

Vamos ao discurso do Bial:


"Hoje eu quero falar não para o eliminado, não para os emparedados, quero falar com todos vcs da casa. Quero falar com todo mundo.Essa casa que sobrevoa o Brasil como uma nave, como eu costumo dizer, e que é mais que uma arena, um palco, por vezes é quase um ringue, e que atrai hipnoticamente milhões de pessoas muito parecidas com vocês.

Essa semelhança agrade e incomoda ao mesmo tempo. Porque?

Por que como todo espelho, mais cedo ou mais tarde não responde o que a gente quer. Manja? 'Espelho, espelho meu...

'Veja só isso...Cérebros são socialmente bem sucedidos quando vencem os músculos.

É difícil administrar coalizões porque os indivíduos competem pelos melhores aliados e qualquer aliado de hoje pode ser um rival amanhã. Os indivíduos devem reavaliar constantemente a disposição, o estado de espírito e as estratégias uns dos outros e alterar seu próprio comportamento de acordo com isso.

Os indivíduos podem também ser enganosos, escondendo deliberadamente seus sentimentos com expressões faciais mascaradoras ou gritando para fingir que foram atacados quando seu motivo real é arregimentar partidários. O resultado é um melodrama de afetos em perene transformação, alianças e hostilidades, e uma constante pressão para levar a melhor sobre os outros.

Bom, esse texto como vocês já devem ter deduzido analisa o comportamento de um grupo de... chimpanzés.

É do exceletne livro "Pegando fogo porque cozinhar nos tornou humanos", publicado no Brasil pela editora Zaar.

Moçada, o jogo vai começar agora..."


Eu gostei particularmente da parte que menciona que "Os indivíduos podem também ser enganosos, escondendo deliberadamente seus sentimentos com expressões faciais mascaradoras ou gritando para fingir que foram atacados quando seu motivo real é arregimentar partidários."

Quem finge ser atacado quando o motivo real é arregimentar partidários? Quem esconde os reais sentimentos? Quem disfarça expressões faciais mascaradas? Quem se diz perseguido desde o início do BBB10? Quem diz não ser homofobico, somente possui orgulho hetero? Quem que quando vai para o paredão se volta gritando para quem lhe indicou, como se tivesse sido atacado, justificando que não se trata da indicação, mas algo diverso? Quem tenta o tempo todo levar a melhor sobre todos os outros?

Como disse, só faltou desenhar...

Agora, observe bem a câmera junto aos brothes e a reação de cada um deles ao discurso do Bial. Tente perceber se alguém estava sentindo que aquele texto era a ele destinado.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin