O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 21 de novembro de 2009

Ainda Malcolm X e seu passado não ilibado

Após postar ontem o artigo me referindo ao Malcolm X como heroi negro e LGBT, fui questionado por um amigo, jornalista e gay, a quem respeito, se havia motivo para celebração, afinal Malcolm foi um revolucionário negro que adotou a religião muçulmana e, provavelmente, com homofobia latente e que, antes disso, passou boa parte do tempo explorando "bichas", "meninas" e se vangloriando disso.
.
Imagino que outras pessoas possam ter pensado o mesmo.

Embora fatos não se discutam, e meu amigo não tenha faltado com a verdade em seus argumentos, trata-se do ponto de vista de cada um. E, por isso, expliquei o meu, que transcrevo aqui para contribuir na reflexão e cada qual concluir como entender pertinente:

"João,

Entendo perfeitamente sua colocação, no que diz respeito as atitudes de Malcolm em relação aos homossexuais.

Eu mesmo, na primeira leitura vi Malcolm X como um filho da mãe, marginal, ladrão, prostituto vil, covarde, explorador de gays e, em seguida o entendi como um religioso e socialista fundamentalista, violento e ignorante, extremamente racista, com ódio dos brancos, e perigoso. Por fim, um viado enrustido que foi convertido pela religião... Tudo de ruim mesmo!

Por conseguinte, me perguntei como uma pessoa assim poderia ser celebrada pelo movimento negro americano e considerada uma das principais figuras que contribuíram para o seu movimento, assim como um dos maiores e conhecidos líderes na luta por direitos civis dos negros lá nos EUA. Enfim, qual a importância deste homem?

Malcolm X sofreu todos os preconceitos possíveis, mãe de pele clara casada com seu pai negro, o qual foi assassinado pelos maiores discriminadores existentes na época, mãe internada no hospício, órfão, aprendeu tudo literalmente NAS RUAS, entre iguais, percebeu que para ele, negro, todos os seus sonhos estavam fadados ao fracasso e virou literalmente marginal. Ao ser preso, estudou e usou toda sua revolta e vivência para, de uma forma ou de outra, se levantar contra a opressão. E assim o fez. Neste processo histórico, social e de luta por direitos, acho EU que ele foi uma figura IMPRESCINDÍVEL para TODOS os negros! Ele tinha consciência daquilo que falava, porque sentiu na pele e, principalmente sabia o que desejava alcançar. Ele dedicou sua vida ao movimento social para que todos negros obtivessem direitos. TODOS os negros.

Isto, por si só, já é motivo suficiente para que todos os negros tenham orgulho dele. Todos os negros que sofreram na pele o preconceito, em consequencia, ainda mais mulheres e homossexuais negros, os quais agregavam uma carga maior de discriminação.

Os exemplos de nossos heróis são pelos motivos exclusivamente bons. De perto ninguém é perfeito. Não sou historiador, mas já li não sei onde que o nosso celebrado Zumbi dos Palmares, guerreiro lutador contra a escravatura, possuía escravos (negros que se negavam a lutar). Exemplos assim não faltam.

Quantas pessoas celebres hoje na história sabemos que eram homossexuais e que nunca assumiram, assim como Malcolm X? De qualquer forma, mesmo assim fazemos questão de lembrar a todos que eram gays. A motivação é afirmativa e de valoração.

Da mesma forma como Malcolm X roubava antes de lutar por direitos, e isto não retira seu mérito posterior, tenho que lembrar que após sacanear os homossexuais, ele possuiu uma relação afetiva de dez anos com um homossexual. Ninguém com uma relação homossexual que perdurou dez anos é, aparentemente, homofóbico (como é retratado na biografia de Malcolm).

Adoraria apontar um (a) outro (a) importante negro (a) homossexual ou bissexual que tivesse atuado no movimento negro, com passado ilibado, assim como, por exemplo, o OBAMA. Mas Malcolm me parece já ter sido muito importante, se não para alguns de nós, para a maioria dos negros, e era bissexual, portanto, o registro."

Malcolm X era extremista sim, mas ele mexeu com as estruturas justamente porque assistia uma grande omissão do Estado, enquanto negros como ele continuavam sendo massacrados. Assim como hoje um homossexual é assassinado a cada tres dias, além de surras e perseguições, e não conseguimos obter uma lei dos heteros que tente ajudar a impedir esse crime motivado pelo ódio. No período de Malcolm os negros americanos também sofriam na pele todo tipo de agressão.
.
É irônico assistir no vídeo abaixo Malcolm X lembrando a todos o direito à reação pela legítima defesa, assim como fez Luiz Mott em Congresso LGBT, recentemente, em palestra que comentava sobre os vergonhosos números de homicídios motivados pela orientação sexual ocorridos em nosso país. A reação de muitos LGBTs presentes foi de assombro e repúdio as colocações do Mott, mas se o Estado não faz sua parte a sociedade deve procurar alguma forma de se defender. O presente repete o passado, aqui no Brasil de forma inorganizada e de maneira mais pacífica, mas as falas de Malcolm X não devem ser ignoradas.
.
NENHUMA LEI HÁ ATÉ HOJE, ADVINDA DO CONGRESSO NACIONAL, EM FAVOR DOS LGBTs. Enquanto isto nossos inimigos só fazem nos detratar aos quatro ventos, sem vergonha, sem pudor, sem medo, como se a Constituição deles não fosse a mesma que a nossa. Somos pessoas consideradas 'de quinta' e eles nos comprovam isto cada vez que nos decepcionamos com que assistimos nos Poderes Legislativo e Executivo. NADA justifica a omissão do Estado. Até quando o Movimento LGBT permanecerá parado, tirando fotos em gabinetes, sem nada conseguir, de concreto, em favor dos direitos civis do LGBTs?
.
Falta alguma coisa. Falta um Malcolm X brasileiro.
.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin