O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Rio de Janeiro, cidade maravilhosa




Não são os cariocas que dizem, mas O MUNDO!

O Rio de Janeiro possui a maior floresta urbana do mundo – Floresta da Tijuca-, e deve ser a cidade brasileira que possui maior quantidade de parques e reservas ambientais do país, segundo André Delacerda. Na sua maioria, estes parque e reservas são remanescentes da Mata Atlântica, que é considerada a floresta com maior biodiversidade por metro quadrado do planeta, muito superior a Floresta Amazônica. É uma sorte termos toda essa riqueza de ecossistemas, que se estendem também a vegetação de restinga. Uma curiosidade é que os grandes parques ecológicos do Rio, e que possuem grandes extensões de floresta estão na Zona Oeste da cidade. A cidade ainda possui a maior floresta urbana replantada do planeta e a maior floresta urbana remanescente. Isso tudo nos traz uma qualidade de vida, que muitas cidades tomadas pelo concreto não possuem.




Rio de Janeiro tem o maior réveillon do Brasil! O samba e a bossa nova nasceram no Rio de Janeiro e ainda são os ritmos que melhor traduzem o espírito da cidade. Os desfiles das escolas de samba fizeram com que o ritmo fosse conhecido mundialmente. Aliás, é onde também reproduz um dos maiores eventos mundiais, o carnaval.



Em 2007, o Cristo Redentor assumiu seu lugar na nova lista de Maravilhas do Mundo ao lado de seis outras obras: a Grande Muralha da China; a cidade helenística de Petra, na Jordânia; a cidade inca de Machu Picchu, no Peru; a pirâmide de Chichen Itzá, no México; o Coliseu, antiga arena de combates em Roma; e o túmulo do Taj Mahal, na Índia. O anúncio foi feito em Lisboa, durante cerimônia oficial no estádio da Luz. A votação global foi feita no site www.new7wonders.com e os resultados foram anunciados durante um evento em Lisboa.




Entre os concorrentes que não ganharam estão a Torre Eiffel (França), as estátuas da ilha de Páscoa e a Acrópole (Atenas).



Em Maio de 2009, saiu no Portal Fator Brasil que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira integrante do índice que mede 50 destinos ao redor do mundo

Também Buenos Aires e Cidade do México são as outras cidades da América Latina a compor o índice que são avaliadas pela força de suas marcas no mundo.



Uma versão mais abrangente do índice que mensura as marcas de diversas cidades no mundo (City Brands Index) será possível agora graças a uma parceria da GfK dos Estados Unidos com o renomado escritor e consultor do governo americano Simon Anholt. Resultados estão previstos para o segundo semestre de 2009.




Realizado em 20 países, com mais de dez mil entrevistados, o estudo mede a percepção de consumidores em todo o mundo a respeito de 50 cidades com o objetivo de compreender melhor a marca, ressaltando quais aspectos caracterizam cada localidade. As cidades representadas são de grandes países desenvolvidos e em desenvolvimento que desempenham papéis importantes e diversificados no fluxo de negócios, cultura e turismo.



Há três anos o City Brands Index (CBI) monitora atitudes globais para ajudar governos, organizações e empresas a compreender, avaliar e construir uma forte imagem e reputação de cidades. A edição de 2009 do estudo traz novos recursos, incluindo um comparativo das cidades a partir dos critérios avaliados e mapas globais que indicam visualmente as percepções positivas e negativas de uma cidade em cada país



Em setembro de 2009, o Rio de Janeiro foi eleito como a cidade mais feliz do mundo, segundo ranking da 'Forbes'. Essa Pesquisa ouviu dez mil pessoas em mais de 20 países.Cidade venceu Sydney, Barcelona, Amsterdã e Melbourne.A relação das cidades mais felizes do mundo, divulgada pela "Forbes", foi elaborada em função dos dados de uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa de mercado GfK Custom Research North America e pelo consultor Simon Anholt, que reuniu as respostas de dez mil pessoas em mais de 20 países.




O segundo lugar da lista é de Sydney, na Austrália, país da quinta colocada, Melbourne. A terceira colocada é a cidade espanhola de Barcelona, seguida pela capital holandesa, Amsterdã. Madri, São Francisco (Estados Unidos), Roma, Paris e Buenos Aires completam a lista das cidades mais felizes do planeta para a "Forbes".



O Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016, tornando-se a primeira cidade da América do Sul para organizá-los. Eram 4 candidatas, Madrid foi esmagada na final pelo Rio de Janeiro. Anteriormente, tinham sido eliminados os outros dois candidatos: Chicago, sendo a primeira eliminada primeiro, e Tóquio, a segunda.





MELHOR DESTINO GAY DO MUNDO TAMBÉM É O RIO DE JANEIRO!



A eleição aconteceu em Boston, nos Estados Unidos, durante a 10ª Conferência Internacional de Turismo LGBT, e foi promovida pelo canal americano Logo, da MTV, que é voltado para o público LGBT.



O Rio competiu com Barcelona, Buenos Aires, Londres, Montreal e Sidney. Com isso a imagem do Rio no exterior volta a se fortificar e o Rio ganhará investimentos internacionais, turismo e o posto que a cidade faz jus.



Para nós homossexuais e brasileiros, especialmente cariocas, desejosos de conquistar direitos, essa notícia não poderia ser melhor.



Os atuais governos do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro já são manifestamente favoráveis as causas lgbts. Querendo ou não, para a política nacional, não estamos mais sozinhos! Direitos e deveres cada vez mais se impõem. Na política nada é de graça. O toma lá dá cá parece ser a mola propulsora, sendo assim, essa força externa se soma aos anseios da população lgbt nacional e isto é muito bom.



O guerreiro Carlos Tufvesson fez alguns comentários que merecem ser reproduzidos, afinal, ajudam entender o que faz esta cidade especial:



“Como militante LGBT carioca, eu poderia ir além e dizer que esse resultado se deve também ao trabalho de nossa militância local. O Rio de Janeiro foi pioneiro na lei 2.475/1996, que não permite discriminação em estabelecimentos comerciais. Vários municípios seguiram o exemplo, e hoje temos uma lei similar em âmbito estadual.



A cidade foi também pioneira no pensionamento de servidores públicos municipais gays (recentemente, também estaduais); pioneira em projetos como o DAMA, de capacitação profissional e recolocação no mercado de travestis, transexuais e transgêneros; e possui um Conselho LGBT municipal, além do estadual - mas nosso grande cartão postal é e sempre será a beleza natural de nossa cidade, infelizmente não muito cuidada por nós, cariocas, e seu charmoso lifestyle. Andar pelo calçadão de Ipanema num domingo e assistir ao pôr do sol na praia é uma experiência única!


Além disso, na minha modesta opinião, tendo já visitado não poucos, mas também não muitos lugares no mundo, é a cidade com maior profusão de homens sexies pelas ruas. Dá gosto ver o homem carioca com sua ginga na praia e "seu doce balanço a caminho do mar’...”


Para falar em luta por direitos humanos e a cidade do Rio de Janeiro, não há como deixar de mencionar Carlos Tufvesson e transcrever sua opinião.


Os prováveis ganhos para todos nós talvez sejam paupáveis. No site do Governo Federal, assim que saiu a notícia do Rio sendo vencedor de melhor destino LGBT em tal eleição mundial, imediatamente, fez as seguintes observações:



"Segundo a Associação Internacional de Gays e Lésbicas (IGLTA, na sigla em inglês), o turismo LGBT é um dos segmentos que mais crescem atualmente no mundo. Dados da entidade mostram que esse mercado representa por ano US$ 54 bilhões nos Estado Unidos, US$ 9,4 bilhões no Canadá e 600 milhões de libras na Grã-Bretanha.


No Brasil, esse público vem ganhando cada vez mais espaço. Em maio deste ano, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) e outras 17 entidades governamentais e sociais, lançou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais
."


Portanto, nem que seja pelo interesse de entrada de divisas, essa notícia de melhor local de destino gay ajudará que as autoridades brasileiras passem a dar uma maior atenção aos interesses e direitos lgbts.

*Foto: “Carinho entre iguais na Ipanema dos anos 70” de Alair Gomes / Divulgação / Guia Rio Diferente.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin