O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"Amanhã, ou nos casamos ou protestamos", afirma Alex Freyre.


Matéria de Amauri Arrais, que reproduzo do G1:


Após suspensão, 1º casal gay autorizado a casar na Argentina convoca protesto
Decisão de juíza suspendeu casamento previsto para esta terça (1°).

"Amanhã, ou nos casamos ou protestamos", afirma Alex Freyre.

Amauri Arrais
Do G1, em São Paulo


Após uma juíza civil ter suspendido nesta segunda-feira (30) o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na Argentina, que estava prevista para esta terça-feira (1º), o casal diz que irá recorrer e convocou, por e-mail, um protesto no Registro Civil, onde estava previsto o casamento.


“Temos uma sentença firme e irrevogável. O que conseguiram foi apenas adiar. Se necessário, iremos ao Conselho da Magistratura. Amanhã, às 14 horas, no Registro Civil, ou nos casamos ou protestamos”, disse, por e-mail ao G1, Alex Freyre.


Alex Freyre, de 39 anos, e José María Di Bello, de 41, conseguiram autorização da Justiça argentina para se casar (Foto: Reuters)
Mais cedo, por telefone, Freyre, 39, havia falado dos preparativos para a oficialização da união com José Maria di Bello, 41, naquele que seria o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo na América Latina.


Ativistas ligados ao movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), eles haviam escolhido a data, Dia Mundial de Luta contra a Aids, porque ambos são soropositivos. “Quando a juíza falou que sim, decidimos que seria no dia 1º de dezembro para passar a mensagem que não somente os gays têm valor, mas que os soropositivos também podem buscar ser felizes, ter uma melhor qualidade de vida”, contou Freyre.



saiba mais

Justiça suspende primeiro casamento gay da Argentina Primeiro casamento gay gera ações judiciais na Argentina, dizem ativistas 'Estamos orgulhosos e nervosos', dizem gays autorizados a se casar na Argentina Justiça autoriza realização do primeiro casamento gay da Argentina


-------------------------------------------------

A decisão anterior, da juíza de primeira instância Gabriela Seijas, declarava inconstitucionais dois artigos do Código Civil que estabelecem que para o matrimônio "é necessário o consentimento de duas pessoas de sexos distintos.



O texto ordenava ao Registro Civil que realizasse o casamento dos argentinos, abrindo um precedente que pode fazer do país católico o primeiro da América Latina a permitir o casamento de casais do mesmo sexo.


A decisão também reativou a discussão sobre um projeto de casamento homosexual que estava parado na Câmara dos Deputados argentina e gerou um movimento em todo o país de casais que tentam obter resoluções judiciais iguais. Segundo Freyre, equipes jurídicas da Federação LGBT vão orientar e dar apoio aos pedidos dos casais.

“Para nós, é muito importante sobretudo ter a possibilidade de divulgar que é possível. Não é aceitável para nós que nossas famílias sejam juridicamente discriminadas”, disse Freyre ao G1.


‘Gay friendly’

Apesar da “onda positiva” que poderia ser gerada pelo casamento, Freyre reconheceu que ainda há muito a avançar na América Latina, que considera uma região “machista” e “homofóbica”.


“O machismo é o pai de todo preconceito, inclusive a homofobia. E nossa região é muito machista. Quando falam que o Rio, Buenos Aires, São Paulo ou Bogotá são cidades gay friendly isso é mentira. Claro que há algumas áreas melhores, mas se você vai a um estádio de futebol com seu namorado e dá um beijo, você sabe que corre o risco de ser agredido, que vai ter uma experiencia ruim. Os crimes de ódio contra os homossexuais ainda são muito frequentes”, disse.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin