O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ONU lança campanha “Igual a você” contra o estigma e o preconceito no Brasil

.
Igualdade de direitos e um chamamento à sociedade brasileira para o tema das discriminações que homens, mulheres e crianças vivem diariamente no Brasil. Esses são os objetivos da campanha “Igual a Você”, que foi lançado hoje (16/11) às 10h no Palácio do Itamaraty - Rio de Janeiro, pelas Nações Unidas e sociedade civil.
.
A idéia e o slogan são excelentes. "Igual a você" confronta ao preconceituoso heterossexual que se enxerga e se sente diferente do indivíduo LGBT, que este também possui amigos, família, projetos, trabalho e planos, crenças, fé, esperança, amor e tristeza, alegria, opinião, lembranças, sonhos, desejos, responsabilidades e direitos, e que igual a todos, deseja também RESPEITO.
.
Usa a linguagem primária, de fácil compreensão, dos direitos fundamentais da igualdade e dignidade da pessoa humana.
.

Os vídeos são maravilhosos e serão veiculados nas redes de televisão. No total são dez:

Usuário de Drogas
Transexuais e Travestis
Refugiados
Profissionais do sexo
População Negra
Pessoas vivendo com HIV
Lésbicas
Gays
Estudantes
Crianças vivendo com HIV

Abaixo mostramos alguns vídeos extraídos do YOUTUBE, com foco nos GAYS, Transexuais e Travestis, Lésbicas.

Embora todos os vídeos sejam admiráveis, faço uma crítica: no vídeo profissionais do sexo somente foi utilizada a figura feminina (prostitutas e travestis), o garoto de programa foi simplesmente ignorado, como se não existisse, em aparente discriminação. Falha a ser corrigida.


















"Assinatura da campanha

O preconceito se manifesta por meio de atitudes e práticas discriminatórias, tais como humilhações, agressões e acusações injustas pelo simples fato de as pessoas fazerem parte de um grupo social específico. É contra o estigma e o preconceito que as agências UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), UNESCO no Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), com apoio do UNIC Rio (Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil), somam-se, mais uma vez, ao esforço da sociedade civil pela igualdade de direitos: ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), AMNB (Associação Brasileira de Mulheres Negras Brasileiras), ANTRA (Articulação Nacional de Travestis, Transexuais e Transgêneros), Movimento Brasileiro de Pessoas Vivendo com HIV/Aids e Rede Brasileira de Prostitutas."

fonte: http://onu-brasil.org.br/agencias_unaids_videos.php e fotos extraídas da internet do site da fotosearch

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin