O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 20 de março de 2010

Premiação de Carlos Tufvesson, um homem que não recusa a luta!

.
.
O militante e estilista Carlos Tufvesson será um dos homenageados com a Medalha Tiradentes pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A medalha é a mais importante da ALERJ e é destinada a premiar pessoas que hajam prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro.
.
Segundo site do mixbrasil, Carlos Tufvesson se tornará o terceiro gay assumido a receber a Medalha Tiradentes concedida pela ALERJ. Somente duas outras personalidades gays já receberam a medalha: João Antonio Mascarenhas, fundador do MHB, e Raimundo Pereira, do Grupo Atobá.
.
A solenidade de entrega será realizada na próxima terça-feira, 23, às 18h30, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro.
.
Recentemente Carlos Tufvesson também foi agraciado com o troféu Xica Manicongo (que remete a história da escrava que foi a primeira travesti não-índia do Brasil), dedicado a personalidades e instituições que defendem direitos de travestis e transexuais.
.
O mérito da premiação é inquestionável.
.
O militante atualmente integra o Conselho dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro, inaugurado pelo governador do Rio, Sérgio Cabral e já fez parte do Comitê de Garantia de Direitos Humanos da Prefeitura do Rio, na gestão Cesar Maia. Atualmente ainda, faz parte do Conselho Político do Grupo Arco Iris do Rio de Janeiro.
.
Seus feitos são inúmeros e sua atuação fecunda. Desde sempre sua bandeira foi a luta para o reconhecimento de sua união com o arquiteto André Piva (a qual já conta com mais de quinze anos). Reconhecida e publicada enfaticamente pela sociedade e a mídia, mas ignorada pelo Estado, que se nega a reconhecer o direito do mencionado casal de celebrar oficialmente o casamento ou obter a declaração judicial da união estável. Para o Estado são duas pessoas solteiras, e a união tratada como uma mera sociedade comercial.
.
Tufvesson, na gestão do Prefeito Cesar Maia, teve participação direta para regulamentar a lei que proíbe os estabelecimentos cariocas de discriminarem clientes por conta da sua orientação sexual. Também através de sua oportuna intervenção junto ao Prefeito Cesar Maia e do Deputado Federal Rodrigo Maia obteve apoio imprescindível para a aprovação na Câmara de Deputados do Projeto de Lei (hoje conhecida como PLC 122) que criminaliza a homofobia.
.
Não bastasse tudo isto, idealizou uma campanha com empresas privadas para manter a subsistência da Sociedade Viva Cazuza, que cuida de crianças que vivem com o vírus HIV.
.
Também utiliza sua fama e reconhecimento público pela causa LGBT, e em pleno desfile do Fashion Week no RJ distribuiu panfletos para lembrar a comemoração de 40 anos de Stonewall, com a presença de inúmeras celebridades que foram lhe prestigiar, entre elas o Governador e o Prefeito do Rio de Janeiro. Já foi a inúmeros programas de televisão falar sobre direitos LGBTs, entre eles, destaca-se o programa da Ana Maria Braga e Happy Hour, no mesmo sentido, e de forma ainda mais abrangente, junto a todas as principais revistas nacionais, mantendo atualmente uma coluna no Jornal O Dia, sempre com foco no tema LGBT.
.
Recentemente deu uma entrevista para a Revista Júnior, transcrita aqui neste blog, com uma severa análise crítica acerca do Movimento LGBT nacional, mexendo com os bastidores do cenário em questão. Não faz pactos dentro do Movimento LGBT e nem político partidário. Sua militância se restringe a causa LGBT, independente de partido político. Sua presença no movimento é suportada no MLGBT pelos caciques e aduladores destes, que sempre que podem, tentam discriminá-lo, sob argumentos que vão desde elitista, burguês até desagregador. Carlos Tufvesson incomoda, porque luta avidamente, sem ‘rabo preso’ com ninguém, tem grande capacidade de comunicação e de formação de opinião, possuindo do mesmo modo um espírito critico e evidente inteligência. Mas a característica que, particularmente, mais gosto nele, nesta vidinha LGBT do quase nada, é o fato de ser um militante proativo, de RESULTADOS.
.
Também possui seu dedo, mãos e pés na ação de descumprimento de preceito constitucional (ADPF 132) ajuizada pelo Governador do Estado do Rio de janeiro, onde se pretende que o Supremo Tribunal Federal declare o direito dos casais LGBTS à união estável, em âmbito nacional. Foi dele o pedido direto ao Governador Sérgio Cabral que o atendeu prontamente.
.
Para que o leitor tenha idéia da importância do Carlos Tufvesson, nada aqui escrito foi necessário buscar na internet ou pesquisar no Google. Portanto, se falhas existirem serão, COM CERTEZA, o esquecimento de tantos outros feitos já realizados por ele.
.
O que dizer senão parabéns para esse homem que não recusa a luta!

4 comentários:

Unknown disse...

Já vi muito o Carlos na mídia, tanto pelo seu trabalho como estilista como na defesa dos direitos LGBT. Lendo a postagem percebi mais a sua importância para a causa. Mais sucesso prá ele.
Abraços.
Junior.

Unknown disse...

Já vi muito o Carlos na mídia, tanto pelo seu trabalho de estilista como na defesa dos direitos LGBT. Lendo a postagem percebi mais a sua importância para a causa. Mais sucesso prá ele.
Abraços.
Junior.

Aureliano disse...

Importante mencionar também o troféu Xica Manicongo que ele recebeu da Astra - Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro em reconhecimento por seu engajamento, defesa e respeito por esta parcela da população.

Anônimo disse...

Achei muito legal este post em homenagem ao Carlos Tufvesson!
Ele bem merece e deve mesmo ter sido emocionante.
Não fosse um compromisso de trabalho, teria ido prestigiá-lo!
Parabéns pela coragem e pela luta incansável á favor da causa!
Alexandre! Adorei o post! Como sempre muito bem escrito.
Beijo
Cristina Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin