O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Você lembra da promessa do Lula no dia de sua posse?


Quando Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito para cumprir seu segundo mandato de mais quatro anos, o PLC 122 (que criminaliza a homofobia) havia passado pela Câmara de Deputados e já tramitava no Senado Federal desde o ano anterior. Na ocasião de seu discurso de posse, Lula prometeu aos LGBTs combater de forma decidida e permanente a discriminação de gênero e orientação sexual.

Promessa do Lula:

este país combaterá de maneira decidida e permanente todas as formas de discriminação de gênero, raça, orientação sexual e faixa etária

Passou todo ano de 2007...

Passou todo ano de 2008...

Passou todo ano de 2009...

Estamos no final do mandato e do ano de 2010.

O projeto de lei que criminaliza a homofobia sequer foi votado, apesar de possuir uma maioria de base governista no Senado.

Lula sairá sem cumprir o que prometeu e deixa como legado um número de assassinatos motivados pela homofobia, absurdamente, ainda maior que antes.

Além de não cumprir sua formal promessa de posse, o Presidente Lula está por trás dos novos compromissos da presidente eleita, Dilma Rousseff, que rifou para os evangélicos aquele mesmo projeto de lei que tentaria combater, de forma decidida e permanente, a homofobia .

Dilma Rousseff comprou e assinou em baixo o discurso dos fundamentalistas homofóbicos:


“...não pretendo promover nenhuma iniciativa que afronte a família;

Com relação ao PLC 122, caso aprovado no Senado, onde tramita atualmente, será sancionado em meu futuro governo nos artigos que não violem a liberdade de crença, culto e expressão

A promessa hoje é outra e para outros. Agora sob novo prisma!

No primeiro discurso como presidente eleita, Dilma não esqueceu de mencionar enfaticamente acerca dos direitos dos religiosos e da mulher e também fez questão de destacar sua defesa àqueles que considera necessitados, aos idosos, aos jovens, aos desempregados e deficientes físicos. Não há mais menção do presidente eleito pelo PT a discriminação pelo gênero e orientação sexual. Alguém acredita que foi por acaso?

Incrível. Expressas promessas favoráveis aos LGBTs que não foram cumpridas pelo Lula, realizadas no primeiro dia de seu novo mandato, mas também jamais efetivamente cobradas por este movimento dito organizado. Mas se Lula me decepcionou, Dilma me assusta. Isto porque o cenário conseguiu piorar e bastante: agora promessas da Dilma contra os LGBTs em favor dos evangélicos.

Lula sairá e deixará gravada na minha mente esta promessa: “este país combaterá de maneira decidida e permanente todas as formas de discriminação de gênero, raça, orientação sexual e faixa etária.”

O máximo que fez foi deixar um dia marcado na agenda, o dia contra a homofobia, mas sem deixar de também fixar o dia do evangélico.

No momento, depois de assistir ontem o primeiro discurso de Dilma Rousseff como presidente eleita, prometendo especialmente zelar pelos desejos dos religiosos e tendo ao seu lado o Senador Magno Malta, confesso que tenho que dar a mão a palmatória. Promessa boa é promessa do Malta, que no dia 04 de fevereiro deste mesmo ano, prometeu e está cumprindo:

O PLC 122 irá morrer nesta casa

A promessa dele vale mais que aquela do Presidente Lula.

E o movimento organizado?! Ah, sim, comemora a vitória de Dilma, o dinheiro para novas conferências e projetos.

O que me assusta é esta falta de reação. O máximo que vejo é comemoração.

Comemorar o quê?

Dilma ganhou e Serra perdeu. Que diferença isto faz para meus direitos LGBTs?

Parabéns, Dilma. Dane-se, Serra. E nós???

Um comentário:

Ricardo Aguieiras disse...

Carlos, oi!
Falar o que, se você já disse tudo e mais um pouco? Perfeito!
De minha parte, acredito mesmo que chegou a hora de afastar-me da militância que aí está e que nunca me valorizou em absolutamente nada, ao contrário.... passei por um monte de ong's e instituições e só vi partidarismos e ódio, de ambos os lados, Serra ou Dilma, partidaristas fundamentalistas tanto do PT como do PSDB. Continuarei escrevendo minhas peças, meus contos e no meu cotidiano combatendo a homofobia onde for necessário. Mas, hoje, com raríssimas e honrosas exceções , o MLGTB é um movimento vendido e sem opções para nenhuma discussão inovadora dentro dele. Para nós, LGBT's e conquista de direitos , não existe diferença alguma entre Dilma e Serra, ou seja, nada virá de quem está no Poder ou perto dele. Sou ateu, mas acho que as Igrejas Inclusivas estão fazendo um bom trabalho, infelizmente sozinhas, por que também não são valorizadas pela militância, apesar de serem o único contraponto que temos, atualmente, ao fundamentalismo.
Beijão,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br
http://dividindoatubaina.wordpress.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin