O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Chico Xavier, o "S" de simpatizante LGBT



Esse blog critica tanto as religiões, por conta de seus posicionamentos em relação a homossexualidade que, em tempos de sucesso de bilheteria do filme Chico Xavier, me sinto no dever de trazer aqui o pensa Francisco de Paula Cândido Xavier, vulgarmente conhecido como Chico Xavier, através de seu depoimento sobre homossexualidade num programa chamado Pinga Fogo, ocorrido há quase quarenta anos atrás.

Não sigo a doutrina espírita. A qual, aliás, até onde sei, também faz parte do coro daqueles que condenam a homossexuliade.

Mas encontrei esse vídeo do Chico Xavier, no YOUTUBE, gravado em 1971, e me surpreendi.

Para não existir dúvida que as palavras são deles, coloco aqui o vídeo do programa.





CHICO XAVIER : "Temos tido alguns entendimentos com espíritos amigos, notadamente com Emmanuel a esse respeito. O homossexualismo, tanto quanto a bissexualidade ou bissexualismo, como assexualidade, são condições da alma humana. Não devem ser interpretados como fenômenos espantosos, como fenômenos atacáveis pelo ridículo da humanidade. Tanto quanto acontece com a maioria que desfruta de uma sexualidade dita normal, aqueles que são portadores de sentimentos de homossexualidade ou bissexualidade são dignos do nosso maior respeito e acreditamos que o comportamento sexual da humanidade sofrerá, no futuro, revisões muito grandes, porque nós vamos catalogar do ponto de vista da Ciência todos aqueles que podem cooperar na procriação e todos aqueles que estão numa condição de esterilidade. A criatura humana não é só chamada à fecundidade física, mas também à fecundidade espiritual. Quando geramos filhos, através da sexualidade dita normal, somos chamados... também à fecundidade espiritual, transmitindo aos nossos filhos os valores do espírito de que sejamos portadores.

Não nos referimos aqui aos problemas do desequilíbrio, nem aos problemas da chamada viciação nas relações humanas. Estamos nos referindo a condições da personalidade humana reencarnada, muitas vezes portadora de conflitos que dizem respeito seja à sua condição de alma em prova ou à sua condição de criatura em tarefa específica. De modo que o assunto merecerá muito estudo. Nós temos um problema em matéria de sexo na humanidade que precisaríamos considerar com bastante segurança e respeito recíproco. Vamos dizer: se as potências do homem na visão, na audição, nos recursos imensos do cérebro, nos recursos gustativos, nas mãos, na tactividade com que as mãos executam trabalhos manuais, nos pés, se todas essas potências foram dadas ao homem para a educação, para o rendimento no bem, isto é, potências consagradas ao bem e à luz, em nome de Deus, seria o sexo em suas várias manifestações sentenciado às trevas?"

Interessante notar que há quarenta anos atrás, quando ainda os homossexuais não estavam organizados e não se censurava o ISMO do bissexualismo e homossexualismo (o qual confere uma conotação patológica, de doença), Chico Xavier já demonstrava na entrevista um certo incomodo com o termo, preferindo corrigir para bissexualidade e homossexualidade, fazendo uma confrontação manifestamente crítica com aquilo que ele mesmo chamou de sexualidade "dita" normal.
/
Sua declaração é imperativa. Nem todos nascem para procriação e nem por isso são menos importantes. Ao final, menciona sobre as funções do corpo humano e sentencia que o que importa é o que cada um faz com o que possui, ainda que não seja o mesmo que o outro, portanto, aquilo que se é e não o que gostariam que fosse.

Como Chico Xavier se tratava de uma pessoa pública, com grande credibilidade e extrema espiritualidade, respeitada por muitos, mesmo que de religiões diversas e que está em grande evidência, decorrente do filme que traz no título seu nome, quis dividir com todos esse precioso achado.
/
Chico Xavier nasceu em 02 de abril de 1910, portanto, de uma geração rígida em seus valores e costumes. O que só faz valorizar ainda mais seu depoimento. Se vivo estivesse, teria completado recentemente 100 anos de idade. Assim sendo, fica aqui minha homenagem.

Está aí. Agora fiquei curioso de assistir o filme.

5 comentários:

Diego Lima disse...

Resumindo em uma só palavra... "Perfeito!"

Continue sempre com bons posts.

Até +

Anônimo disse...

Esta saiu do fundo do baú.

Choquei! Muito bom

Ana disse...

Chico sempre foi um homem alem do seu tempo, e viveu plenamente a maxima do Cristo "amar a todos igualmente"...um adendo sobre o espiritismo...nao ha nada na crenca espirita que inicite ao preconceito, muito pelo contrario, quem realmente vive os preceitos da doutrina deve agir de forma a aceitar as pessoas como elas sao, e entender que todos somos irmaos...mas como em todas as "religioes", sempre ha a influencia de pessoas que querem ditar regras, convencoes absurdas que nao fazem parte d'alma dos ensinamentos...Chico Xavier foi quem viveu o espiritismo em sua forma plena, portanto seria incoerente que ele fosse um homem preconceituoso.
PS: assista o filme sim!
Ana

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Diego, Anonimo e Ana,

Obrigado pelos comentários.

Ana, realmente me chamou atenção esta característica afirmada por você de ser o Chico uma pessoa além do seu tempo.

Assistirei o filme!

Sissy disse...

Carlos, só pra te dizer que o espiritismo não condena a homossexualidade de maneira nenhuma, pelo contrário, a doutrina esclarece, os espíritos não tem sexo,e podem alternar como homens ou mulheres nas reencarnações... Na realidade o espiritismo não condena nem vira as costas pra ninguém e a gente costuma responder pra quem diz que 'só morrendo' quando alguém comete alguma barbaridade, que melhor aqui embaixo do que la em cima, por que o espírito pode influenciar, pro mal, muito mais desencarnados do que encarnados por incrível que pareça! Chico foi um homem que fez muita diferença e ainda continua fazendo desde que a gente relembre suas palavras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin