O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


domingo, 18 de abril de 2010

O Programa Legendário da Rede Record aplicou um teste gay em família com resultado dramático!

/
Acabo de assistir no youtube a aplicação de um TESTE GAY EM FAMILIA criado por um programa de televisão -Legendários - apresentado pelo Marcos Mion, na Rede Record.

É um misto de sensacionalismo barato atrás de audiência encima de algo polêmico e desrespeitoso, mas ao mesmo tempo uma denúncia que reflete bem a realidade, tirando a máscara daqueles politicamente corretos ou expondo a cara daqueles que nem se preocupam em expor seu preconceito.

No meu ver, oscila entre o que há de mais desonesto em programas populares e a verdade nua e crua exposta sem pudor.

Contraditório? Não.

De um lado, trata-se de algo manipulado, com claro intuito apelativo, que chega a utilizar a agir com maldade junto aqueles que foram vítimas do ato forjado. Por outro, algumas reações são genuínas, entretanto, o telespectador não consegue detectar se a razão de todo drama e desespero ocorreu em razão do preconceito e discriminação aos homossexuais ou por descobrir que aquela pessoa que convivia com seus familiares se revelou um indíviduo falso e hipócrita que lhes enganou todo tempo.
/
Desonesto porque quis demonstrar o preconceito valendo-se de uma situação que, embora sugira, não reflete necessariamente a homofobia. Verdadeiro, porque (independente da situação forjada) não se distancia da realidade de muitas famílias de homossexuais.

O programa correu risco de ser denunciado pelo Conselho Tutelar de Proteção aos Menores, diante do sofrimento da jovem exposta e de responder por uma suposta tentativa de crime pelo pai do personagem. Dramático.

Se deste episódio familiar não se consegue apurar a verdade, o mesmo não ocorre com o que antecede, um tipo de entrevista na rua para uma suposta televisão gay. Nela vemos claramente o quanto ficam afetadas as pessoas convidadas a darem uma entrevista, demonstrando claramente ainda o forte preconceito a homossexualidade. Se imaginarmos que o tema fosse outro qualquer, moda, nazismo, luta, culinária, esporte, educação, sexualidade heterossexual, com certeza a reação daqueles que foram convidados a dar entrevista seria outra.

Desconsiderando a apelação utilizada pelo programa, uma coisa é certa. o preconceito foi exposto.

Assista e deixe sua opinião:




Foto por Daia Oliver/R7

4 comentários:

Anônimo disse...

Alex,
Surpresa! Estou hoje vasculhando o teu blog.
Achei o FIM DA PICADA este programinha retrógrado e de MAU GOSTO!
E de fato, ele conseguiu VALORIZAR o PRECONCEITO!
E a coragem de por esta porcaria no AR!
Choquei!
Beijo
Cristina Brasil

Anônimo disse...

Mas é a vida!!!

Minha mãe entrou em depressão e no dia que soube ligou num psiquiatra pedindo uma consulta de urgência, provavelmente ela queria a minha cura...
Definitivamente, não é fácil ser gay!

Anônimo disse...

Alexandre querido,

Anseio pelo dia em que as familias celebrem a diversidade de seus filhos e filhas!!

Beijos,

Cristina Martins

Carlos Alexandre Neves Lima disse...

Cristina Brasil,
Realmente um programa APELATIVO ao extremo...

Caro Anonimo, só os LGBTs sabem o como o preconceito da família é grande quando se trata de orientação sexual.

Cristina Martins, todos ansiamos, mas aqui no Brasil parece que vai demorar um pouco mais...

Bjs

CA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin