O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vaticano desiste de apontar o dedo para os homossexuais, em relação a pedofilia.


No site do Uol traz hoje matéria da Cidade do Vaticano, pela EFE, repetindo o mesmo procedimento ocorrido em anterior declaração que comparava as críticas a igreja (pela pedofilia) a perseguição aos judeus. Em menos de um mês, novamente, o Vaticano desqualifica outra declaração, agora do Cardeal Tarcisio Bertone, que dolosamente relacionou a pedofilia a homossexualidade.

O estrago já foi feito pelo Cardeal Tarcisio Bertone. A repercussão que teve sua irresponsável declaração já alcançou estratosferas, alimentando a discriminação e o preconceito aos homossexuais, mais uma vez.

De qualquer forma, não esperava que a conduta do Vaticano em relação aos judeus se repetiria para os homossexuais. Afinal, a perseguição da Igreja aos homossexuais persiste até hoje e ela não esconde isto de ninguém. Entretanto, o fato do Vaticano contestar a imbecil declaração de Bertone, não retira mais esta ofensa sofrida por toda a comunidade LGBT.

Abaixo transcrevo inteiro teor contido no site do uol:

Vaticano contesta declarações de Bertone sobre homossexualidade

O Vaticano contestou hoje as polêmicas declarações do cardeal Tarcisio Bertone no Chile, nas quais relacionou a pedofilia a homossexualidade, e afirmou que não considera de sua competência fazer afirmações de caráter psicológico ou médico sobre estes assuntos.

O cardeal Bertone, secretário de Estado vaticano, descartou uma relação entre a pedofilia e o celibato sacerdotal e afirmou que os casos são relacionados à homossexualidade.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, disse que as declarações de Bertone se referiam ao problema dos abusos por parte dos sacerdotes na Igreja "e não à população em geral".

"As autoridades eclesiásticas não consideram de sua competência fazer afirmações gerais de caráter psicológico ou médico, para as quais se remetem naturalmente os estudos de especialistas e às pesquisas dirigem", afirmou Lombardi.

Com essas palavras, segundo os analistas, a Santa Sé "se distância" da afirmação por seu "número dois".

Lombardi acrescentou que os únicos dados que dispõem as autoridades eclesiásticas sobre o tema dos abusos sexuais de menores por parte de sacerdotes são os facilitados recentemente pelo "promotor" da Congregação para a Doutrina da Fé, encarregada destes casos, Charles Scicluna.

As declarações de Bertone geraram uma forte polêmica e colocaram em pé-de-guerra as ONGs de defesa dos homossexuais, entre estas a italiano Arcigay, que denunciou "o cinismo, a falta de escrúpulos e a crueldade" da hierarquia do Vaticano ao vincular a homossexualidade à pedofilia, quando escondeu delitos sexuais perpetrados por parte de religiosos sobre menores.


fonte:

Um comentário:

Julio Marinho disse...

Me preocupa o próximo passo da igreja, afinal feras acuadas mordem tudo o que vêem pela frente. Me espenta também a idéia de ineditismo sobre a pedofilia dos padres católicos, fica parecendo que é coisa atual, quando todos sabemos que no passado já foi bem pior. Aliás, não se pode deixar de dizer que nem somente meninos sofreram e sofrem abusos por parte dos padres.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin