O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 17 de abril de 2010

A eleição do novo Conselho Municipal SP de Atenção a Diversidade Sexual faz bonito e deve servir de exemplo para outras cidades

Irina Bacci acaba de anunciar que encerrou seu mandato de Presidente e que o Município de São Paulo elegeu novos representantes para o Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual.

Pela leitura que fiz de seu relato, algumas coisas me chamaram atenção. Eram 27 candidatos e 178 votantes, lotando o auditório da Prefeitura de São Paulo. Para quem milita sabe que esse número é muito expressivo, pois em qualquer manifestação não se consegue arregimentar voluntariamente mais de uma dúzia de gatos pingados de militantes, se isto, e olhe lá. Conscientização política pelos direitos LGBTs ou os colegas aprenderam os vícios politiqueiros incluindo amigos, vizinhos e até papagaio que se cadastraram em ongs locais de ultima hora? Não sei. Desconheço o processo eleitoral do Município de São Paulo. Torço que a razão seja a conscientização. Se for, a notícia merece muitos fogos de artifícios e serve de exemplo a ser seguido por todas as cidades que tenham política de direitos LGBT.
/
Deixo aqui o meu registro de admiração pela Irina Bacci, embora não a conheça pessoalmente, sempre admirei sua postura e manifestações, assim como dou as boas vindas e torço pelo Beto Sato, de quem igualmente já ouvi muito falar, sempre bem. Como sou do Rio de Janeiro não conheço a maioria, mas desejo boa sorte aos demais que compõem a novo Conselho e sugiro aos moradores de São Paulo que anotem estes nomes. É a eles que vocês, muito além dos 178 votantes, devem cobrar sua representação.
/
"A coordenadoria desenvolve ações sociais de inclusão e proteção à cidadania e contra a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e transexuais que vivem e convivem na cidade de São Paulo, defendendo os artigos 5° da Constituição Federal e o 3° da Declaração Universal de Direitos Humanos, segundo os quais todos são iguais perante a lei e toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal."

Para vocês da cidade de São Paulo, não deixem de anotar o endereço e telefone para exigirem seus direitos, reclamarem, darem sugestões e até, quem sabe, elogiarem:

R. Líbero Badaró, 119 - 6º andar - Telefone: 3113-9743 / 9748 / 9754

Os novos titulares são:

LESBICAS

Débora Pereira
Estudante de Serviço Social, Débora é militante há três anos. Atualmente é secretária do Coletivo de Feministas Lésbicas, ativista da ABL (Associação Brasileira de Lésbicas) e da ABLGBT e foi relatora do encontro de travestis da região sul


Hanna Korich
Hanna é sócia da primeira e única editora lésbica da América Latina, a Malagueta. Advogada, especialista em direito homoafetivo.


GAYS

Dário Ferreira
Formado no curso de Letras pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Memórias do cotidiano e saberes sujeitados. Participou do Conselho no período de 2008/09 como representante dos gays


Douglas Drumond
Drumond é presidente do Casarão Brasil, espaço dedicado a abrigar associações e organizações LGBT que desenvolvem projetos socias para a comunidade.



BISSEXUAIS
/
André Pomba
André é formado em Jornalismo, editor da revista Dynamite, DJ e produtor de eventos. Desde 2000, promove o evento Mix Music, que reúne público e artistas da cena GLS. Sua dedicação e envolvimento com a cultura e a diversidade sexual lhe rendeu diversos prêmios

Beto Sato
Sato é publicitário e jornalista, com especialização em Direitos Humanos e Gestão de Políticas Públicas na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Integra o Comitê Intersecretarial de Defesa da Diversidade Sexual, da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e foi conselheiro do Conselho de Atenção à Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo.


TRAVESTI
/
Miriam Queiroz
Presidente da Associação Correndo Atrás Miriam que auxilia o segmento LGBT na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e orienta sobre direitos das travestis e transexuais.


TRANSEXUAIS
/
Thaís Souza
Thaís é assistente social do CRD (Centro de Referência da Diversidade). Como ativista participa de grupos e atividades relacionadas à inclusão de transgêneros.


TRANSGENEROS
/
Dindry Buck
Formada em Publicidade e Propaganda, Dindry é jornalista, design, maquiadora e atriz. A drag sempre participa e promove atividades do segmento LGBT.


Os detalhes desta nova eleição veio pela mensagem de Irina Bacci, que ora reproduzo:

"As eleições para o novo mandato do conselho municipal de Atenção a Diversidade Sexual aconteceu nessa sexta-feira, dia 16/04, das 16 horas as 19h30, no auditório da Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo.

O processo eleitoral se iniciou as 16 horas em ponto com o auditório completamente lotado e terminou as 19h30m com o auditório repleto de pessoas ansiosas aguardando o resuiltado.

Votaram 178 pessoas (nem manifestações costumam ter tanta gente) e esse indicativo nos mostra que a mudança no processo eleitoral, com mais transparência, aberto e democrático possibilita a participação popular, amplia e aproxima o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, e principalmente, aproxima a militância, o ativismo, da base, literalmente nosso calcanhar de aquiles.

Importante dizer, que o processo eleitoral mudou, mas tão somente na esfera em que ocorriam as eleições e não na sua representatividade que se mantém a mesma desde 2005, ano de criação do conselho.

Com a mudança da instância de eleição, a forte presença da comunidade que em peso foi apoiar seus candidatos, percebemos que o conselho nesse último mandato, nao estava equivocado e sim, sensível, as necessidades e vontades de seus representantes, que se fizeram presentes, legitimando o processo.

Eram 27 candidatos e as/os eleitas/os foram:

Lésbicas:
Débora Pereira - Titular;
Hannah Korich - Titular;
Fátima Tassinari - Suplente.

Gays:
Dário Ferreira - Titular;
Douglas Drumond - Titular;
Cristiano Valério - Suplente.

Bissexuais
André Pomba - Titular;
Beto Sato - Titular;
Alessandro Soares - Suplente.

Travestis
Miriam Queiroz - Titular;
Demais vagas vacantes, pois as candidatas não obtiveram os 05 votos minímos, conforme artigo 20° do regimento eleitoral;

Transexuais
Taís Sousa - Titular;
Demais vagas
vacantes, pois as candidatas não obtiveram os 05 votos minímos, conforme artigo 20° do regimento eleitoral;

Transgêneros
Dindry Buck - Titular;
Demais vagas vacantes, pois as candidatas não obtiveram os 05 votos minímos, conforme artigo 20° do regimento eleitoral.

Encerro meu mandato como conselheira e presidente certa do avanço importante que conseguimos no conselho, que com certeza, terá uma atuação extremamente próxima de nossa base.

Irina Bacci
Presidente Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual"

fonte:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_parceria/coordenadorias/cads/conselho/index.php?p=16939

2 comentários:

Leco Vilela disse...

E o jeito é correr atrás!... Marcar presença... ainda mais agora que o poder da criminilização da homofobia está na mão do Senado! ...

RICARDO AGUIEIRAS disse...

Carlos,
Compartilho da mesma admiração sua pela Irina, que fez um muito competente trabalho no Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual. Conheço-a pessoalmente e é um prazer. Mas, infelizmente, tem sim, interesses outros por trás de alguns eleitos de agora, que eu outrora até admirava. Algumas pessoas que usam da militância não pensando no fim da homofobia ou em Direitos LGBT, mas em benefícios pessoais, empresariais e etc. Ou seja, história pra lá de conhecida... pessoas que se comprometem com projetos e , depois, sem mais recuam e negam apoio.
Abraços,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br
http://dividindoatubaina.wordpress.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin