O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A música como instrumento de homofobia religiosa


Não fiquem confusos, mas mencionarei um debate diferente que envolve música evangélica e é protagonizado entre pastores evangélicos homossexuais e evangélico fundamentalista homofóbico que se diz "cantor".

Hoje houve a participação dos Reverendos Márcio Retamero (RJ) e Cristiano Valério, da Igreja da Comunidade Metropolitana (SP) - foto acima -, no Programa do Ratinho.

A pauta do programa é a "música evangélica" Adão e Ivo, considerada homofóbica. Na ocasião, os pastores (que são homossexuais assumidos) debateram com Emanuel de Albertin, o cantor (evangélico e heterossexual) que é processado pelo casal de pastores (gays) Marcos Gladstone e Fabio Inácio, da Igreja Cristã Contemporânea.

“À princípio eu me recusei de estar lá no Programa do Ratinho, mas ponderei e aceitei, depois de ler o presidente da ABGLT, Toni Reis, e o nosso decano, Dr. Luiz Mott, que são favoráveis às participações nestes programas populares. Eles têm razão. Não podemos deixar que ninguém fale por nós, seja lá onde for”, disse o Rev. Márcio.

E conclui: “o meu propósito de vida a partir de agora é: nenhum hipócrita gritará mais alto que eu”.

Confesso que já havia ouvido falar sobre a denúncia dos pastores Marcos Gladstone e Fabio Inácio, da Igreja Cristã Contemporânea, mas não sabia dos detalhes e nem havia relacionado a tal vídeo do youtube, o qual já havia assistido mostrando Garotinho dançando.

Este sujeito, Emanuel de Albertin, parece ser um caçador de moedas que tem por meta se dar bem a qualquer custo, mesmo que se valendo da religião e daquilo que diz chamar de música.

Para se defender afirmou no programa que a letra não era sua e que não foi o responsável pela publicação da música no Youtube, apesar de já ter criado outra música do gênero e feito questão de apresentá-la, de qualquer maneira, no referido programa do Ratinho.

Ridículo. Emanuel de Albertin, na sua santa ignorância, acabou confessando publicamente que cantou a tal música homofóbica e que gravou para alguns amigos, apesar de não saber como a mesma foi parar no youtube. Ora, se ele gravou e repassou de presentes para amigos já é o suficiente para que o caracterize como o responsável pela sua difusão.

A letra é uma pérola da criatividade musical:
Quando o senhor criou o céu e a terra ele tambem criou o reino animal, de toda especie que existe nesse mundo para que fosse fecundo o senhor o casal, somente o homem era quem vivia sozinho sem amor e sem carinho sendo formado do pó, mas o senhor resolveu mudar o tom, dizendo assim não é bom que o homem viva só.

Do próprio homem ele tirou uma costela fez uma mulher tao bela e foi uma maravilha e ordenou Crescei e multiplicai e o homem tornou-se pai houve a primeira familia, mas o diabo o inimigo de Deus pra desfazer os planos seus, querendo manchar seu nome, desde o dia da cidade de sodoma, resolveu mudar a soma, casando homem com homem..

Refrao:

A cada dia Multiplica a Iniquidade sinceramente isso me deixa pensativo se Deus tivesse Feito Homem Pra casar Com outro Não seria ADAO E EVA, tinha Feito ADAO E IVO.
Emanuel só não confirmou o ato como, ao apresentar nova canção, na qual contém trecho no qual se afirma que "Deus criou Adão e Eva e o Diabo, Eva “i” Adão", parodiando “viadão”, mostrou que sua intenção sempre foi aquela inicial mesmo, fazer chacota e desrespeitar homossexuais. O fato de alguém utilizá-la para discriminar não altera a realidade de ter sido exatamente a intenção da música, desde seu nascituro.

Logo, esclareça-se, a homofobia não foi praticada apenas na chacota do vídeo de casamento dos pastores homossexuais, mas especialmente na letra da música e sua divulgação.

Na verdade, observando o debate, constata-se que a discussão é muito mais jurídica que religiosa, entretanto, o próprio cantor, se valendo de argumentos religiosos e utilizando a música contra a religião de outra pessoa (o que possui proteção legal contra a discriminação no código penal) levou a briga para outro lado, revelando o quanto alguns evangélicos discriminam e são cruéis não só com os homossexuais, mas também com outras religiões que possuam dogmas diferentes e aceitem a homossexualidade.

A desculpa que “se ama o pecador, mas não o pecado” (considerando pecado conforme a livre interpretação dos mesmos), caiu por terra. Ficou evidente ser frase vazia.

Não gosto de programas populares que criam, propositalmente, situações apelativas, mas considero importante que surjam debates onde possuam pessoas preparadas para desconstruir publicamente a imagem equivocada pregadas pelos fundamentalistas homofóbicos junto a população que assista este tipo de programação.



3 comentários:

Anônimo disse...

Sempre que a moralidade se baseia na teologia, sempre que o correto se torna dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.
— Ludwig Feuerbach

Querido Alexandre, acho que não preciso falar muito mais...
Beijos,
Cristina-Campinas

Ricardo Aguieiras disse...

Carlos Alexandre, oi!
Eu sou ateu, mas não maniqueista, por isso reconheço o brilhantismo do Reverendo Márcio Retamero e do Reverendo Cristiano e até vou, às vezes, na Igreja da Comunidade Metropolitana, só para vê-los e ouví-los. além da inteligência rara, são acolhedores e humanos, valores que o resto da militância LGBT esqueceu faz tempo, corrída pelos partidarismos e pela dicotômica e ultrapassada visão de "esquerda" ou de "direita", que não deixa de ser fundamentalismo, também.
Confesso que fui contra a ida ao programa do Ratinho, fiquei imaginando o quanto desagradável e dolorido é para os dois ter que enfrentar esse "discurso" podre, absurdo, homofóbico e fascista desse "cantor" mentiroso. Depois, como sou ateu, não carrego em mim esse valor cristão que é o "perdão", não sei se nós, LGBT's preconceitualizados sempre, devemos mesmo perdoar e esquecer o que nos fizeram no passado, deixo isso para os dois, que são reverendos. Há sete anos atrás, Ratinho e sua equipe invadiram a Igreja Inclusiva Nova Esperança, aqui em Sampa, e filmaram disfarçados, um culto identificando inclusive fiéis que lá estavam, sem pedir nenhuma permissão, escondidos. O blogueiro Marcos Freitas, umas das vítimas - estava no culto com seu namorado - entrou com ação na Justiça e já ganhou em Primeira Instância, mas o SBT está recorrendo alegando, novamente, a muito usada "Liberdade de Informação" e "Liberdade de Expressão", mas nunca entendida. A ABGLT alega que "O Ratinho mudou", mas eu não acredito, vi em meu passado dezenas de manifestações homofóbicas cruéis no programa dele e ninguém muda em tão pouco tempo. O que ele deve ter percebido é que convinha maneirar ou poderia ser mais processado e penalizado. Mas isso não é "mudar".
Outra coisa que me incomoda na ABGLT e em toda organização "de esquerda" é esse papo de que "devemos ocupar todos os espaços"...tenho lá as minhas dúvidas se temos mesmo que fazer isso. Prefiro respeitar os espaços e nunca, "ocupá-los".
No entanto, dou minha mão à palmatória e devo reconhecer que, no caso, o resultado foi positivo. Mas só o foi devido ao grande talento dos dois, do Retamero e do Cristiano, adoráveis e coerentes, também.
Agora, outro ponto, esse au acho ainda mais político, gravemente político:
- A militância LGBT, aniquilada pelo partidarismo, não enxerga nem valoriza o admirável trabalho das Igrejas inclusivas, tivessem valorizado, apoiado e divulgado quem sabe se hoje não teríamos tantos evangélicos nos massacrando, seria um forte contraponto. Não me lembro, posso estar enganado, de ter lido nenhum texto ou artigo de algum / alguma lider LGBT valorizando as Igrejas Inclusivas e o seu trabalho. "SE Igreja não é partido, pra que apoiar???" Ou seja, @s partidaristas nem sabem mais quem são aliados e quem são inimigos, tristemente.
Parabéns aos dois, amo eles!
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br
http://dividindoatubaina.wordpress.com/

Papai Gay disse...

Que programa podre, que platéia imbecil, que Ratinho idiota, que cantor medíocre. Nem sei o que falar dessa MERDA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin