O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um dia de verdadeiro orgulho e boas notícias



Fui convidado pelo Carlos Tufvesson para o lançamento da campanha “A Moda na Luta contra o HIV” que promoveu nesta terça-feira no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, na qual as principais grifes de moda do quadrilátero de Ipanema se unem pelo mesmo ideal, colaborar com as crianças e adolescentes da Sociedade Viva Cazuza.

Esta campanha irá até o dia primeiro de dezembro e este ano serão vendidas por estas lojas chinelos e necessaire customizados e a renda obtida será revertida para a Sociedade Viva Cazuza.

Uma coisa é escrever estas frias palavras, outra totalmente diferente é entrar em contato pessoal com as crianças, adolescentes e a benfeitora Lucinha Araujo. A beleza e importância do evento passa a ter pulso, vida e emoção.

Lucinha Araujo é muito mais que a mãe do nosso Cazuza. É a mãe, por opção, de todas aquelas crianças e adolescentes e de uma causa, além de ser de uma elegância, simplicidade e simpatia ímpar.

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deu um verdadeiro show de integridade política, humanidade e respeito aos homossexuais.

Em seu breve discurso, em tom descontraído, reconheceu a importância da campanha organizada pelo Tufvesson, garantiu a manutenção da Sociedade Viva Cazuza (deixando Lucinha Araújo verdadeiramente surpreendida e em êxtase) e respeitosamente rendeu homenagens ao seu adversário político o ex-prefeito Cesar Maia, quem já havia firmado pacto de contribuir com a Sociedade Viva Cazuza no mandato anterior.

O Prefeito criticou, de maneira contundente, a forma como as campanhas do segundo turno das últimas eleições trataram questões envolvendo direitos homossexuais e anunciou, publicamente, que a partir de janeiro criará Coordenadoria Especial de Assuntos da Diversidade Sexual em sua administração para questões e direitos LGBTs, do qual Carlos Tufvesson será o principal responsável.

Eduardo Paes
, talvez por ser pai e prefeito, longe de câmeras, flash e a maioria dos convidados, demonstrou um carinho e respeito, que não presenciei de nenhum dos convidados presentes, no trato com aquelas crianças e adolescentes, um tanto acanhadas naquele espaço. Gostei do que vi.

Soube pelo Cláudio Nascimento, Superintendente da SUPERDIR do Governo do Estado RJ, também presente ao evento, que inúmeros dados serão brevemente anunciados que contribuirão bastante a mapear a homofobia no Estado do Rio de Janeiro e que vários estados brasileiros seguirão o exemplo do Rio, introduzindo no registro de ocorrência policial a anotação de crime praticado justificado pela homofobia. Afirmou ainda outros informes que também surgirão no momento oportuno. Penso que se houvesse mas comunicação entre os agentes do Estado e a sociedade LGBT, apesar de nós cidadãos continuarmos nossa tarefa de cobrança, passaríamos a reconhecer de forma mais justa os trabalhos realizados. Gostei muito daquilo que ouvi do Superintendente.

Além de tudo foi uma noite extremamente agradável e gratificante. Estavam presentes e participaram da roda de conversa alguns outros militantes LGBTs que particularmente admiro, a juventude gay, bem representada pelo Judson Maciel e seu companheiro Pedro, o jornalista Eduardo Peret e o Professor de Direito e ex-candidato a Deputado Federal pelo PV, Sérgio Camargo, entre outros.

Fiquei muito orgulhoso de Carlos Tufvesson que havia chegado de viagem do exterior, não havia sequer dormido e estava ali, lutando e criando possibilidades para conquista de direitos para aquelas crianças e adolescentes e também todos nós, cidadãos LGBTs cariocas. Ele não fala, faz.

E, por fim, saber que os quatro adolescentes que agrediram várias pessoas na Avenida Paulista motivados pela homofobia tiveram a internação provisória na Fundação Casa decretada pela 1ª Vara da Infância e Juventude de São Paulo, nesta terça-feira (23), a pedido da promotora da Infância e Juventude Ana Laura Lunardelli, me fez crer que a justiça existe e é para todos.

Foto: Beth Santos/IG

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi blz? viu essa coisa: http://cenag.uol.com.br/noticias_ler.php?id=NDA5NQ==

Temos políticos assim...

Ah! Fale da punição dos covardes da Paulista. Abraços

Fernando

Judson disse...

Meu Estimado Carlos Alexandre,

Obrigado pela lembrança. Realmente uma noite muito agradável.
Fiquei muito lisonjeado em poder participar desta campanha tão maravilhosa e necessária, idealizada por nosso Carlos Tufvesson, que beneficia inúmeras pessoas e serve de incentivo para tantas outras país afora.
Vida longa a campanha 'A Moda na Luta Contra o HIV'.

Continuamos firmes e fortes, juntos na luta! Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin