Acabo de assistir no youtube a aplicação de um TESTE GAY EM FAMILIA criado por um programa de televisão -Legendários - apresentado pelo Marcos Mion, na Rede Record.
É um misto de sensacionalismo barato atrás de audiência encima de algo polêmico e desrespeitoso, mas ao mesmo tempo uma denúncia que reflete bem a realidade, tirando a máscara daqueles politicamente corretos ou expondo a cara daqueles que nem se preocupam em expor seu preconceito.
No meu ver, oscila entre o que há de mais desonesto em programas populares e a verdade nua e crua exposta sem pudor.
Contraditório? Não.
De um lado, trata-se de algo manipulado, com claro intuito apelativo, que chega a utilizar a agir com maldade junto aqueles que foram vítimas do ato forjado. Por outro, algumas reações são genuínas, entretanto, o telespectador não consegue detectar se a razão de todo drama e desespero ocorreu em razão do preconceito e discriminação aos homossexuais ou por descobrir que aquela pessoa que convivia com seus familiares se revelou um indíviduo falso e hipócrita que lhes enganou todo tempo.
/
Desonesto porque quis demonstrar o preconceito valendo-se de uma situação que, embora sugira, não reflete necessariamente a homofobia. Verdadeiro, porque (independente da situação forjada) não se distancia da realidade de muitas famílias de homossexuais.
O programa correu risco de ser denunciado pelo Conselho Tutelar de Proteção aos Menores, diante do sofrimento da jovem exposta e de responder por uma suposta tentativa de crime pelo pai do personagem. Dramático.
Se deste episódio familiar não se consegue apurar a verdade, o mesmo não ocorre com o que antecede, um tipo de entrevista na rua para uma suposta televisão gay. Nela vemos claramente o quanto ficam afetadas as pessoas convidadas a darem uma entrevista, demonstrando claramente ainda o forte preconceito a homossexualidade. Se imaginarmos que o tema fosse outro qualquer, moda, nazismo, luta, culinária, esporte, educação, sexualidade heterossexual, com certeza a reação daqueles que foram convidados a dar entrevista seria outra.
Desconsiderando a apelação utilizada pelo programa, uma coisa é certa. o preconceito foi exposto.
Assista e deixe sua opinião:
Foto por Daia Oliver/R7
4 comentários:
Alex,
Surpresa! Estou hoje vasculhando o teu blog.
Achei o FIM DA PICADA este programinha retrógrado e de MAU GOSTO!
E de fato, ele conseguiu VALORIZAR o PRECONCEITO!
E a coragem de por esta porcaria no AR!
Choquei!
Beijo
Cristina Brasil
Mas é a vida!!!
Minha mãe entrou em depressão e no dia que soube ligou num psiquiatra pedindo uma consulta de urgência, provavelmente ela queria a minha cura...
Definitivamente, não é fácil ser gay!
Alexandre querido,
Anseio pelo dia em que as familias celebrem a diversidade de seus filhos e filhas!!
Beijos,
Cristina Martins
Cristina Brasil,
Realmente um programa APELATIVO ao extremo...
Caro Anonimo, só os LGBTs sabem o como o preconceito da família é grande quando se trata de orientação sexual.
Cristina Martins, todos ansiamos, mas aqui no Brasil parece que vai demorar um pouco mais...
Bjs
CA
Postar um comentário